homens do senhor


limpa o meu coração


Onde está na Bíblia: Não cai uma folha da árvore se Deus não deixar?

Onde está na Bíblia: Não cai uma folha da árvore se Deus não deixar?

Apesar de muito usado no meio cristão, este ditado não está Bíblia. "Não cai uma folha da árvore se Deus não deixar", "não cai uma folha da árvore se não for permissão de Deus" e "nem uma folha cai se Deus não permitir " são as principais variações do ditado.

Mesmo não sendo um versículo bíblico, este ditado contém princípios bíblicos. Deus é soberano e tem o controle de tudo. Ele é onisciente, onipresente e onipotente. Nada acontece sem a permissão e o conhecimento de Deus.

De onde surgiu a ideia que este ditado está na Bíblia?

Curiosamente esse ditado se encontra literalmente num trecho do Alcorão: “Ele possui as chaves do incognoscível, coisa que ninguém, além dele, possui; Ele sabe o que há na terra e no mar; e não cai uma folha (da árvore) sem que Ele disso tenha ciência; não há um só grão, no seio da terra, ou nada verde, ou seco, que não esteja registrado no Livro lúcido” (6ª Surata versículo 59).

Podemos associar esse ditado a ideias parecidas de alguns versículos, o que pode dar a impressão que o ditado "não caí uma folha da árvore" possa fazer parte da Bíblia. Veja alguns versículos que dão essa impressão:

  • Gênesis 1:11 - Então disse Deus: "Cubra-se a terra de vegetação: plantas que deem sementes e árvores cujos frutos produzam sementes de acor­do com as suas espé­cies". E assim foi.
  • Eclesiastes 3:1-2 - Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu: Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
  • Lucas 12:7 - Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!
  • Lucas 21:18 - Contudo, nenhum fio de cabelo da cabeça de vocês se perderá.
  • Provérbios 15:3] - Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons.
  • Hebreus 4:13 - Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
  • Ezequiel 17:24 - Todas as árvores do campo saberão que eu, o Senhor, faço cair a árvore alta e faço crescer bem alto a árvore baixa. Eu resseco a árvore verde e faço florescer a árvore seca. "Eu, o Senhor, falei, e o farei".
  • Mateus 21:19 - Vendo uma figueira à beira do caminho, aproximou-se dela, mas nada encontrou, a não ser folhas. Então lhe disse: "Nunca mais dê frutos!" Imediatamente a árvore secou.
  • Jonas 3:6-7 - Então o Senhor Deus fez crescer uma planta sobre Jonas, para dar sombra à sua cabeça e livrá-lo do calor, o que deu grande alegria a Jonas. Mas na madrugada do dia seguinte, Deus mandou uma lagarta atacar a planta e ela secou-se.

Veja: Como estudar a Bíblia?

Apesar de não ser um versículo bíblico, o termo "não cai uma folha da árvore sem a permissão de Deus" é resultado da reflexão bíblica sobre o controle de Deus em todas as coisas. E não há nada demasiadamente difícil para o Senhor (Jeremias 32:27). Seus olhos observam toda a terra (Jó 28:24)

UM REINO DE JUSTIÇA E RETIDÃO


Exemplo de resiliência

Para a física, o conceito de resiliência diz respeito à capacidade que um material tem de suportar grandes impactos, absorvendo a energia aplicada e voltando à sua forma original.

Nas pessoas, a resiliência representa a capacidade de se adaptar ou até mesmo evoluir após momentos de adversidade. Para a psicologia, ser resiliente é ter a capacidade de dar a volta por cima, lidando e superando adversidades e transformando experiências negativas em aprendizado.

Todas as pessoas já passaram por traumas, perdas, rupturas, transformações e desafios. Se você é capaz de se recuperar desses momentos, aprendendo com cada experiência, pode se considerar uma pessoa resiliente. Além disso, o resiliente não entra em desespero diante dos imprevistos e adversidades, mantendo o equilíbrio para enfrentar cada situação.

Exemplo de resiliência
Existem muitos exemplos de pessoas que transformaram verdadeiras tragédias em oportunidade de crescimento. Um deles é Nelson Mandela, um dos mais importantes líderes da história mundial, conhecido principalmente por sua luta por um mundo melhor.

Nascido em 1918, na África do Sul, Mandela criou a Liga Juvenil do Congresso Nacional Africano (CNA), partido pelo qual se tornaria presidente do país. Em um regime político que considerava o negro uma raça inferior e, portanto, sem direitos, Mandela lançou o manifesto ”Um Homem, Um Voto”, no qual mostravam que 2 milhões de brancos dominavam 8 milhões de negros.

Mandela, junto com o CNA, adotou o princípio de não violência como norteador de sua luta. Porém, em 21 de março de 1960, durante um protesto pacífico contra a Lei do Passe (que obrigava os negros a carregarem uma caderneta informando os lugares que poderiam frequentar), a polícia abriu fogo contra as 5 mil pessoas que participavam do ato.

Mais de 60 pessoas morreram e mais 200 ficaram feridas. A partir deste dia — hoje conhecido como Dia Internacional contra a Discriminação Racial —, Mandela entendeu que não seria possível mudar a grave situação do país apenas por vias pacíficas, passando a buscar treinamento militar.

Por conta de sua luta, Mandela foi condenado à prisão perpétua em 1964. Passou 27 anos preso e, durante a reclusão, percebeu que seria importante aprender o africâner — a língua dos brancos. Mesmo na cadeia, tornou-se internacionalmente conhecido como símbolo da luta contra o regime segregacionista.

Com o aumento da pressão internacional, após muita negociação, Mandela foi solto em fevereiro de 1990. Apesar de terem tirado 27 anos de contato com sua família e com seu país, os discursos de Mandela ao sair da prisão eram mais conciliadores e menos inflamados.

A mudança foi fundamental para a refundação do país, que o elegeu presidente em 1993. Sua política foi marcada principalmente pela ausência de domínio dos brancos sobre negros, instalando uma democracia multirracial.

Mandela ensinou o dom da resiliência a seu povo, e seu governo buscou reconciliar oprimidos e opressores. Ao longo de seus 95 anos de vida, Mandela foi um verdadeiro “herói de carne e osso”. O dia de seu nascimento, 18 de julho, foi declarado o Dia Internacional Nelson Mandela, que tem o objetivo de valorizar a luta pela liberdade, justiça e democracia.

Imagem: © Depositphotos.com / simonalvinge

Perdoa-me, Senhor!












Perdoa-me, Senhor!

Hoje gostaria de trazer mais uma oração! Oração para pedirmos perdão ao Senhor por nossos pecados e nossas falhas.

Lembrando que você não precisa repetir essa oração exatamente como vou deixá-la aqui, até porque cada um de nós tem uma forma específica de se comunicar com o Senhor. Então se quiser me acompanhar, será um prazer, mas sinta-se à vontade para falar do seu jeito.

“Pai, obrigado por mais um dia de vida e obrigado por tudo que o Senhor tem feito por mim! Obrigado, pois mesmo sem merecer, a Tua graça se renovou sobre mim mais uma vez.

Venho aqui hoje para abrir meu coração e pedir perdão ao Senhor! Sei que tenho falhado e não tenho feito a Tua vontade. Sei que o Senhor me dá diversas oportunidades de escapar da tentação, mas eu continuo a cair e continuo a buscar coisas erradas em lugares errados. Não quero mais pecar contra Ti.

Me perdoe por não dar o meu melhor, não resistir. Além disso, peço perdão pelas vezes que tentei baratear a Tua graça, tentando justificar meu pecado. Eu deveria receber, entender e aceitar o milagre de Jesus na cruz. Passar a agir como alguém que não é mais escravo nem órfão.

Satanás tem tentado me tirar dos Teus caminhos e, muitas vezes, eu abro mão da Tua vontade para realizar a minha. Mas sei que o Senhor não quer isso para minha vida, muito pelo contrário. Sei que o Senhor quer que eu me santifique e que eu busque Te agradar todos os dias.

Confesso que tem sido difícil, por isso peço para que o Senhor me acompanhe e me proteja, me dê forças, pois sozinho eu não consigo.”

Oração de um mero servo do Senhor.



Espero que essa oração possa tirar um peso de seu coração e que, através dela, você possa entender que o Senhor nos perdoa quando nos arrependemos verdadeiramente.

Graça e Paz!


Um coração sincero!


Blog









Um coração sincero!

Gostaria de trazer uma breve e simples mensagem, para analisarmos nossos corações!

Será que temos feito as coisas de coração para o Senhor? Será que caímos na rotina e oramos, lemos a Bíblia por obrigação? Adoramos ao Senhor em espírito e em verdade?

Vamos conversar sobre?

A conformidade da rotina.

É certo que todo temos uma rotina e que, independentemente de quão corrida ela seja, precisamos ter tempo para nossa vida espiritual. Um tempo para oração, leitura da Palavra e adoração é extremamente necessário.

Porém, muitas vezes caímos na rotina e passamos a fazer as coisas por uma simples obrigação e não pensamos no real motivo de estarmos fazendo aquilo. Infelizmente, muitas vezes isso acontece em nossa vida espiritual.

Passamos a orar simplesmente por orar, para cumprir tabela. Ler a Bíblia para cumprir tabela. Isso está certo? Com toda a certeza absoluta desse mundo, não está nem um pouco certo! O Senhor nos quer por inteiros, quer que façamos as coisas com nosso entendimento.

O que o Senhor busca?

“Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada e tendo os nossos corpos lavados com água pura.”

Hebreus 10:22



A Bíblia nos mostra, através de diversas passagens, que devemos buscar ao Senhor de todo o nosso coração e com toda a nossa força e entendimento. Dessa forma, podemos concluir que não é certo orarmos, lermos a Bíblia, jejuarmos, pregarmos ou louvarmos da boca para fora.

“Mas a hora está chegando, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai, em espírito e em verdade; pois são esses que o Pai procura para seus adoradores.”

João 4:23



O Senhor não busca pessoas que o louvem da boca para fora, mas sim aqueles que honram Seu nome em todas as situações. Aqueles que buscam a face do Senhor de todo o seu coração, pois afinal de contas esta deve ser a coisa mais importante de nossas vidas.

Não podemos nos conformar com a rotina. Precisamos pensar no que estamos fazendo e no porquê de estarmos fazendo para que tudo seja feito de forma verdadeira. Caso contrário, não faz sentido buscarmos ao Senhor.

Analise o seu coração e perceba se você tem adorado, buscado e honrado a Ele com sinceridade.

Graça e Paz.