O texto hoje é em especial para os homens e eu gostaria de perguntar: será que temos exercido corretamente a função de homens de Deus? Ou será que temos desrespeitado e não cuidado das pessoas ao nosso redor?
É muito importante falarmos sobre esse tema, pois muitos de nós homens, não entendemos o que é ser um homem de Deus e acabamos por agir da maneira que achamos que é melhor.
Vamos conversar sobre?
OBS: Os princípios servem para todos os cristãos e, caso você for mulher, também pode compartilhar esse texto com seu pai, marido, filhos, familiares e amigos!
Um homem ama!
“Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor.”
1 Coríntios 16: 13-14
Uma coisa que acho interessante sobre essa passagem é a forma como Paulo fala sobre o amor. Ele não nos diz apenas para amarmos uns aos outros, mas nos diz para fazermos tudo com amor.
Mas qual a diferença? O princípio, em si, é o mesmo, mas a grande diferença é o verbo “fazer”. Muitas vezes podemos achar que o amor é apenas um sentimento e que não há necessidade de mais nada além dele. Porém, é extremamente importante entendermos que o amor vem acompanhado de ações.
Se amamos a Cristo, agimos como tal. Da mesma forma deve funcionar com as pessoas ao nosso redor. O Senhor nos disse para “amarmos aos outros como amamos a nós mesmos”, certo? Portanto, devemos realizar todas as coisas com amor. Certo, mas por que estamos falando isso especificamente sobre os homens?
Noé cuidou de sua família, Abraão ensinou seus filhos no caminho do Senhor, Paulo por mais que parecesse ser um homem rígido, demonstrava um amor racional gigantesco pelos irmãos que cuidava. Que exemplo maior de firmeza e amor do que Jesus? Precisamos discernir o momento de sermos firmes com quem precisa e de sermos carinhosos e cuidadosos também.
Um homem respeita!
“Tratem a todos com o devido respeito: amem os irmãos, temam a Deus e honrem o rei.”
1 Pedro 2:17
Não podemos falar sobre amor e deixarmos de falar sobre respeito. São duas coisas que andam extremamente conectadas. O respeito não existirá se o amor não estiver presente.
Mas qual o motivo de estarmos falando sobre isso? Gostaria que pensasse comigo quantos casos você já não viu, dentro de igrejas, de homens desrespeitando suas esposas, seus filhos e seus irmãos em Cristo? Infelizmente é algo muito comum vermos homens que se dizem servos de Deus, desrespeitando e maltratando suas esposas.
Se Jesus aparecesse em sua frente, jovem adolescente, você o trataria da mesma forma que você trata sua mãe? Ou então se Jesus aparecesse em sua frente, homem casado, você o trataria da mesma forma que trata a sua esposa? O respeito é algo extremamente importante em nossas vidas. Porém, não adianta querermos ser respeitosos e respeitados, se não amarmos às pessoas.
Um homem protege e cuida!
“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo. E sejam agradecidos.”
Colossenses 3: 12-15
É interessante como todas as coisas se ligam e todas estão entrelaçadas. Da mesma forma, jamais iremos cuidar de alguém ou proteger alguém, se não tivermos amor e respeito por essa pessoa.
Esses dias ví um post no instagram muito interessante. Conta sobre um menino de aproximadamente 5 ou 6 anos de idade, que defendeu sua irmã mais nova de um cachorro e foi extremamente ferido. Quando temos amor por alguém, não pensamos duas vezes antes de proteger aquela pessoa de algum ataque ou de qualquer coisa ruim.
Resplandeça Cristo, homem