O poder do discernimento

   
O poder do discernimento

DISCERNIMENTO, ESCOLHA, RELACIONAMENTO COM DEUS, SABEDORIA
“Discernimento” vem do latim “Discernere”, que quer dizer: separar, dividir, reconhecer. 

Essa palavra na Bíblia é colocada como a inteligência de saber distinguir as coisas, como saber reconhecer a voz de Deus, separar o caminho bom do mau, dividir o que se deve ou não fazer com sabedoria. 

Uma vida bem resolvida
Ter essa sabedoria em nossas vidas é o que determina se teremos uma vida bem-sucedida, pois nossas escolhas e planejamentos serão pensados com prudência e sensatez.

Conseguimos esse discernimento através de um relacionamento com Deus. Pois é dEle que vem toda a sabedoria, como vemos em Jeremias 10:12: “Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus“.

O melhor conselheiro
Quanto mais próximo de Deus estamos, mais percebemos a voz dEle nos guiando. Não existe guia melhor e maior do que o próprio Criador! E Ele está disponível para você a qualquer momento.

Deus com toda sua sabedoria e entendimento se propõe diariamente a dividi-los conosco, a ensinar-nos como um bom mestre. Ele deseja para cada um de nós uma caminhada livre de armadilhas, na qual andemos com equilíbrio e cautela. 

Estabeleça um alvo
Um dos antônimos de “Discernimento” é “Despropósito”, ou seja, algo sem um objetivo, sem um destino ou finalidade. Deus quer uma vida completa para você, uma vida para a qual Ele já estabeleceu um plano e quer apresentar para você a medida com que você O busca e O ouve. Deixe bem estabelecidos seus propósitos e intenções, fundamente-os em Cristo e na Palavra. O sucesso disso tudo é consequência. 


Virando a página para escrever uma nova história



Virando a página para escrever uma nova
 história
Hebreus 12.1-3
Introdução: Jesus sofreu na cruz porque sabia que era apenas uma fase e depois colocaria um ponto final no pecado e sofrimento para uma nova história da humanidade antes e depois de Cristo.



Como mudar a minha história?

1- Coloque um ponto final
Hebreus 12.1 “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta.”
Existem que precisam ser finalizadas para não ficar repetindo como uma “novela” de tristeza e sofrimento.

2- Vire a página do passado
Hebreus 12.2 “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus.”
A página do passado precisa ser virada para uma nova fase de bênção. Para isso Jesus deve ser o Autor e Consumador de seus sonhos.

3- Escreva uma nova história
Hebreus 12.3 “Portanto, pensem naquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.”
A vida é cheia de oportunidades, basta crer e confiar esperando no Senhor. Olhe para o futuro com fé e esperança de um novo tempo com ajuda de Deus.

Conclusão
Deixe Jesus escrever uma nova história em sua vida!

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Louvor X Adoração

   

Louvor X Adoração
MAIO 19, 2022
ADORAÇÃO, AMOR, LOUVOR
Esses dias eu estava lendo sobre exaltação e me surgiu uma vontade de buscar mais sobre qual a diferença entre Louvor e Adoração. Aliás, existe distinção?

Na gramática…
Procurando no dicionário encontrei esses dois significados:

Louvor

Ato de enaltecer e glorificar algo. Exaltar a ação de alguém ou de uma divindade.

Podemos ver isso como o ato de falar, de elogiar, de colocar pra fora aquilo que você sente ou pensa sobre algo ou alguém. Diz respeito a anunciar algo.

Um texto de exemplo na bíblia:
Salmos 9:1-2: “Eu te louvarei, Senhor, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo.
Adoração

Prestar culto a um ser superior, a uma divindade. Expressão de afeto, de carinho, de homenagem ou submissão. Amor excessivo.

Aqui não necessariamente envolve palavras, mas tem a ver com a ação, com o fazer e expressar. Diz respeito a reconhecer a grandiosidade de algo e agir em reverência a isso.

Um texto de exemplo na bíblia:
Salmos 95:6: “Ó, vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor que nos criou”
Uma mistura dos dois
Eles não são contrários, eles são complementares um ao outro. É o sentir no íntimo e através disso louvar em palavras e adorar em ação.

Que sejamos sempre adoradores que louvam. Que nossa fé tenha ação e que através disso seja anunciado o nome de Cristo.



Profetize Vida

   
Profetize Vida!
MAIO 16, 2022
DEVOCIONAIS, PROFETIZA, VIDA
Em Ezequiel 37, nos é relatada uma curiosa história: o Senhor levou o profeta a um vale de ossos secos. E então no versículo 3 é narrado um curto diálogo.

Ele me perguntou: “Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? ” Eu respondi: “Ó Soberano Senhor, só tu o sabes”.

Ezequiel 37:3
A resposta de Ezequiel, foi basicamente um “seja feita a Tua vontade”, e foi isso que aconteceu. Na sequência o Senhor ordenou que o profeta profetizasse vida sobre os ossos.

Não havia esperança ali, mas ainda assim, o profeta começou a profetizar vida sobre aquele vale, e a situação relatada nos versículos de 7 a 10 aconteceu.

E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso. Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles. A seguir ele me disse: “Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ “. Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!

Ezequiel 37:7-10
Nossas vidas e o vale de ossos secos
Muitas vezes somos como aqueles ossos. Nossa vida espiritual chega ao ponto de estar seca. Não temos prazer em ler a Palavra, não temos tempo para o Senhor, a oração não faz parte de nossas vidas, aquilo que é eterno não toca nossos corações, os pecados do corpo e da mente são praticados sem nenhum rebuliço em nosso interior e sermos santos como Jesus já não é mais nosso maior desejo. Essas e tantas outras coisas podem ser sinais de que nossa vida espiritual está se tornando um vale de ossos secos.

Se você se identificou com alguma dessas coisas, é momento de se arrepender, voltar sua face para o Senhor. O Pai está de braços abertos, esperando que Sua noiva se arrependa e se volte totalmente a Ele.


 
Por isso, nesse dia, eu te convido a, assim como Ezequiel fez, profetizar vida sobre o vale de ossos secos. Declare vida e clame pelo Doador da Vida, vamos orar juntos.

Lembrando que você não precisa repetir a oração exatamente como vou deixá-la aqui, até porque cada um de nós tem uma forma específica de se comunicar com o Senhor. Mas se quiser me acompanhar, será um prazer. Sinta-se à vontade para falar do seu jeito.

Oração
“Senhor meu Deus e Pai, Te agradecemos por Teu amor, bondade e cuidado conosco, por mais um fôlego de vida que o Senhor nos deu.

Espírito Santo, venha consumir nossos corações e reavivar nosso espírito. Traga a vida que um dia se foi. Traga-nos de volta ao amor por Te buscar e à alegria em Te servir. 


 
Nesse dia, profetizamos vida sobre nossos corações e sobre o vale de ossos secos que pode existir em nosso interior. Derrame da Tua cura e do Nos torne fortes novamente assim como o exército que reviveu em Ezequiel 37.

Nos ajude Pai! Clamamos por ajuda para reavivar o nosso espírito novamente. Tome conta de nossos corações.


 
É no nome precioso de Jesus que oramos e profetizamos.
Amém”

Graça e paz,
Ana.


O Cristão como Cedro-do-Líbano

   

O Cristão como Cedro-do-Líbano
MAIO 11, 2022
CRESCIMENTO, FUNDAMENTO, PALAVRA DE DEUS
O Cedro-do-Líbano é uma árvore comum em regiões montanhosas e de clima mediterrâneo. Essa árvore cresce devagar, mas alcança uma grande altura, sendo considerada uma das maiores árvores, podendo chegar a 40 metros.

Uma curiosidade sobre essa árvore é que, nos primeiros 3 anos de vida, a raiz dela chega a quase 2 metros de profundidade, mesmo que sua altura esteja em cerca de 5cm nessa época. Somente quando sua raiz está bem fundamentada e segura, a árvore começa a crescer em altura. E é esse ponto que eu quero trazer hoje.

Não se preocupe com o externo
Esta árvore não precisa mostrar a todos no primeiro momento como ela ficará grande. Esse período é dedicado para o seu firmamento, para que ela fique forte na base. A raiz bem fundamentada é o que impede que ela cresça frágil, só assim ela chegará à altura final com segurança e força.

Em Salmos 92:12, encontramos a seguinte passagem: “O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano”


 
Cristo deseja que cresçamos como ela, nos firmando na Palavra dEle, focando no interior e em fortalecer nosso coração para, a partir disso, nosso crescimento ficar visível sem que ele se derreta com o tempo.

Foque na raiz
Às vezes achamos que não estamos crescendo, que estamos andando em círculos sem chegar a lugar nenhum. Isso porque talvez estejamos focando nos frutos visíveis, na altura que os olhos podem ver, e nos esquecemos de como nossas raízes estão sendo fortalecidas nesse período de árvore baixa.

Busque profundas raízes em Cristo e você dará frutos no momento certo, fortalecido na palavra dEle!

Não desista!
Você está crescendo, você está aprendendo e sendo moldado, suas raízes estão sendo firmadas nEle. Continue, Deus está te preparando no secreto para uma raiz forte que te fará chegar aos céus. Confie no processo.

“Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja confiança é o Senhor. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto” – Jeremias 17:7-8


tome a sua Cruz e siga-me

Mateus 10:38 E quem não toma a sua cruz e não segue após mim não é digno de mim.
 
A paz do senhor Jesus Cristo a todos que, dispensaram uns minutinhos do seu precioso tempo para meditar comigo neste versículo, peço-te quando for possível também medite em todo o capítulo de Mateus 10, mas por hora vamos meditar apenas no versículo 10. Este versículo sempre me acompanhou desde que aprendi o mesmo, mas nunca tinha parado, para meditar com mais atenção no mesmo. Todas as vezes que falamos de Cruz, nos vem a mente, palavras como; sofrimento, dor, condenação, porque é oque a mesma representa, ou melhor, representava, ( Gálatas 3:13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
 ) porque desde que Jesus passou por ela, a mesma nunca mais teve o mesmo significado. Pois, para todos salvos em Cristo Jesus, a cruz representa, salvação, libertação,  a cruz é sinónimo de amor ágape.
Foi na cruz que CRISTO pagou a nossa dívida, foi na cruz que Cristo nós redimiu através do seu sangue, Cristo fez-se maldição, para nos abençoar, a maior prova de amor, e compromisso para com as suas ovelhas, o verdadeiro pastor revelou-se para aqueles que não acreditavam no seu ministério e deidade Divina. A Cruz hoje para nós simboliza responsabilidade, é por isso que todas as vezes meus amados que vocês pensarem  em desistir olhe para Cruz, dificuldade sempre teremos, não é porque você caiu ou pecou, que você é um derrotado. Isso  só serviu para revelar os propósitos de Deus. Você estava à tentar, derrota não é cair. Derrota é permanecer caído, A sua queda só mostra que você precisa continuar a tentar, a mesma só mostra que você precisa de Jesus nesta caminhada, noites traiçoeiras e dias maus, sempre surgirão mas lembre-se; você é luz, você é preciso para Deus, não foi em vão que Deus ofereceu o seu bem mais precioso por você, acredite, assuma a sua responsabilidade, tome a sua Cruz e siga. Deus é contigo!
Diácono Luiz Claudio Gomes.
Deus lhe abençoe e guarde-te.

Que amor é esse?

   

Que amor é esse?
MAIO 4, 2022
AMOR DE DEUS, DEVOCIONAIS
Existem pessoas que sonham com uma super declaração de amor, afinal, esse é um sentimento que constantemente acomete nossos corações, não apenas em questões românticas, mas no geral.

Acontece que muitas vezes não pensamos que já recebemos a maior declaração de amor que poderíamos receber.

O amor incompreensível
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

João 3:16
Como o verso diz, Ele nos amou de TAL maneira, ou seja, não foi de qualquer forma. E ainda assim, muitas vezes dizemos frases como: “ninguém me ama”.

O Sacrifício de Jesus foi tão forte, tão doloroso. Tudo o que Ele sofreu, cada gota de sangue derramada, foi por mim e por você. Mesmo sabendo disso, por diversas vezes não nos rendemos diante de Deus quando nos lembramos de Seu sacrifício. Nos acostumamos e falamos como se fosse apenas um pequeno fato.


 
Nesse dia, vamos orar para que o Pai nos traga para perto e torne o nosso coração de pedra em um coração aquecido pelo amor d’Ele.

Lembrando que você não precisa repetir a oração exatamente como vou deixá-la aqui, até porque cada um de nós tem uma forma específica de se comunicar com o Senhor. Mas se quiser me acompanhar, será um prazer. Sinta-se à vontade para falar do seu jeito.

Oração
“Senhor, meu Deus e Pai, Te agradecemos por mais um dia em que o Senhor nos deu o fôlego de vida. Agradecemos por Teu infinito amor e misericórdia.

Humanamente é impossível compreendermos o tanto que o Senhor nos ama. Por isso, Santo Espírito, Te convidamos para habitar em nossos corações. Traga ao nosso entendimento a compreensão real do quão intenso foi o Teu sacrifício e do tamanho do amor demonstrado através da obra de Jesus. Que nenhum dos Teus filhos tenha dúvida a respeito do Teu amor, cuidado e bondade.


 
Te agradecemos porque sabemos que jamais seríamos merecedores de tanta graça e de tanto amor.


 
Nos ajude Pai, a demonstrarmos também o amor que temos por Ti.

Oramos no nome Santo de Jesus,
Amém.”

Graça e paz,
Ana.


Estudo de João 8:9 – Comentado e Explicado



Estudo de João 8:9 – Comentado e Explicado

A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele.
João 8:9

Comentário de Albert Barnes
Começando no mais velho – Como consciente de mais pecados e, portanto, desejoso de deixar o Senhor Jesus. A palavra “mais velho” aqui provavelmente não se refere à idade, mas a se beneficiar – daqueles que tinham maior reputação e mais baixos. Essa consciência do crime mostrou que o estado da moral pública era extremamente corrupto e justificou a declaração de Jesus de que era uma geração adúltera e perversa, Mateus 16: 4 .

Sozinho – Jesus só ficou com a mulher, etc.

No meio – Seus acusadores saíram e deixaram Jesus e a mulher; mas não é provável que o povo os tenha deixado; e, como isso acontecia no templo em uma ocasião pública, eles ainda estavam sem dúvida cercados por muitos. Isso é evidente pelo fato de que Jesus imediatamente João 8:12 dirigiu um discurso às pessoas presentes.

Os planos de Deus (Samuel messias)


 

Bem sei eu, que tudo podes

Nenhum dos Teus planos podem se frustrar

A vontade é Tua, e a minha vida em Tuas mãos está

E nenhum dos Teus planos podem se frustrar


Oh, oh

E nenhum dos Teus planos podem se frustrar


Não se frustrarão, não se frustrarão

Os planos de Deus ninguém impedirá

Pode o vento soprar, a Terra pode se abalar

Mas os planos de Deus ninguém impedirá


Bem sei eu, que tudo podes

E Nenhum dos Teus planos podem se frustrar

A vontade é Tua e minha vida em Tuas mãos está

E nenhum dos Teus planos podem se frustrar


Oh, oh

E nenhum dos Teus planos podem se frustrar


Não se frustrarão, não se frustrarão

Os planos de Deus ninguém impedirá

Pode o vento soprar, a Terra pode se abalar

Mas os planos de Deus ninguém impedirá


Ninguém pode te ajudar

Ninguém pode te levantar

Mas se Deus tem um plano contigo

Ninguém impedirá


Quando passares pelas águas

Eu estarei contigo, filho

Quando passares pelo fogo

Ele não te queimará


Pois Eu estou contigo Filho

Eu estou contigo Filho

Eu estou contigo Filho

Eu estou contigo Filho


E o se o teu barco parecer que vai naufragar

Está balançando pra lá e pra cá

Está causando medo em teu coração

Está causando dúvidas: Cadê Jesus?


Mas olha só quem vem aí

Andando sobre as águas

Parece que é Jesus

Andando sobre as águas


Está dando uma ordem para o vento

Sou Eu o dono do tempo

Sou Eu o dono daqui

Sou Eu o dono do mar


Sou Eu, sou Eu

Sou Eu, sou Eu

Sou Eu, sou Eu


Oh, oh

Ninguém pode te ajudar

Ninguém pode te levantar

Mas se Deus tem um plano contigo

Ninguém impedirá

A dádiva da maternidade

   

A dádiva da maternidade
MAIO 5, 2022
AMOR, CORAGEM EM DEUS, FÉ, MILAGRES, ORAÇÃO, TESTEMUNHO
Estamos na semana das mães e eu não poderia vir aqui com um assunto diferente.

Quero homenageá-las e lembrar o valor do papel delas. Lembrar que quando um filho nasce, com ele nasce uma mãe e sua força.

Uma mãe forte
Hoje quero falar sobre Joquebede. Na época o Rei do Egito, com o desejo de impedir o crescimento de Israel, ordenou que todos os meninos que nascessem das Hebréias fossem mortos ou jogados aos crocodilos no Rio Nilo.

Joquebede deu à luz a Moisés que, pela lei do governo, deveria ser entregue nas mãos dos soldados para ser sacrificado. Mas Joquebede foi uma mulher de fé. Ela fez um cesto, colocou o bebê dentro e deixou-o à beira do rio, na esperança de que o Senhor o guiasse para um lugar seguro. 


 
A atitude dessa mãe poderia levá-la à morte, por desobediência às ordens do Faraó. Mas Joquebede confiou, entregou tudo a Deus e os céus a ouviram!

O restante da história vocês já devem saber, certo? Através do rio o cestinho chegou ao palácio. A filha do rei encontrou o bebê no cesto e sentiu pena dele. Então a irmã de Moisés perguntou se a princesa gostaria que ela chamasse uma mulher hebreia para amamentá-lo. Desta forma, Joquebede foi chamada para cuidar de seu próprio filho e amamentá-lo, sendo paga pela filha do rei para isso.

Tenha a fé de Joquebede
Deus salvou Moisés por causa da confiança e rendição completa de Joquebede, dando ainda o prazer à mãe de cuidar de seu próprio filho na segurança de uma realeza.

“Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas” – Colossenses 3:2


 
A Bíblia diz em vários trechos como Ele responde nossas orações e como seus ouvidos estão voltados àqueles que clamam. A prece dessa mãe foi ouvida e o Senhor honrou sua fé.

Mesmo que o mundo te diga que algo é impossível e que é melhor apenas desistir, tenha a fé de Joquebede e foque no alto, não nas limitações terrenas. Submeta tudo à Soberania e ao cuidado de Deus.


 
A oração de um justo pode muito em seus efeitos, e a oração de uma mãe com certeza alcança o coração de Deus. Ele ouve o clamor de cada mãe por seus filhos e por sua família.

Um abraço especial às mamães (inclusive a minha). Deus abençoe vocês e a dádiva da maternidade. Vocês são presentes para nós!


A vingança pertence ao senhor

 


Romanos 12:19 Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

Deuteronômio 32:35 Minha é a vingança e a recompensa, ao tempo em que resvalar o seu pé; porque o dia da sua ruína está próximo, e as coisas que lhes hão de suceder se apressam a chegar.
 
Salmos 94:1 Ó Senhor Deus, a quem a vingança pertence, ó Deus, a quem a vingança pertence, mostra-te resplandecente!
 
A paz do senhor Jesus Cristo a todos, que Deus abençoe a todos nós, convido-te a meditar comigo.

Separei três versículos bíblicos que falasse a respeito (da /ou /de) vingança, desde criança que ouço as pessoas falarem: "eu não levo desaforo para casa", "pago um boi para não entrar numa briga, mas também pago uma boiada para não sair", e por incrível que pareça alguns pais, ensinam essas filosofias a seus filhos, e ensinar isso aos nossos filhos é como ensina,-los a fazerem justiças com as próprias mãos. É notório a todos que não se apaga fogo com fogo, violência, só gera maís violência, atualmente, uns defendem o armamento pessoal da população enquanto outros defendem o desarmamento. Quem está com a razão?
Somos capazes de tomar essas decisões?
Temos condições psicológicas e emocional, para no momento de um desentendimento não puxar a arma para o nosso semelhante? Numa cidade aonde todos andam com os nervos a flor da pele, cada um com o seu motivo pessoal, para explodir a qualquer momento. EU pergunto-te, caro leitor; aonde fica o sexto mandamento bíblico dado por Deus a Moisés no monte Sinai?
Êxodo 20:13 Não matarás. (EM algumas traduções está como o quinto mandamento na ordem dos dez)
 
("Não matarás", também noutros textos, é o "Sexto Mandamento da Lei de Javé Deus", na ordem original talmúdica, como ela foi dada a Moisés no Monte Sinai,)

Ninguém tem o poder de tirar a vida de ninguém, e mesmo que as nossas vinganças pessoais não seja tirar a vida de ninguém, ainda assim a orientação bíblica é; a vingança pertence ao senhor, e talvez vc me pergunte: não posso vingar-me? 
 - Poder pode só não deve.

(1 Coríntios 6:12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.)

Nós seres humanos, não podemos nos vingar dos nossos semelhantes, com a desculpa de fazer justiça, porque não somos justos somos pescadores somos maus (Genesis 8:21).
Pode o injusto fazer justiça? Não!
O único justo se encontra no céu, ele é soberano acima de tudo, e digno de toda honra e de toda a glória. 
Precisamos entender que Deus é justiça, e no tempo certo Deus fará justiça, porque Deus é fiel. Não desanime não olhe para o passado não concentre as suas energias no passado, porque o mesmo não pode fazer nada por você, porque já passou, o único que pode fazer por Você está no presente e se chama Jeová, o seu socorro vem do alto então siga em frente sem olhar para trás,  você encontrará forças para prosseguir na caminhada (Salmos 121).
Deus lhe abençoe.
Que este texto fale ao seu coração assim como  tem falado ao meu. 
Diácono Luiz Claudio Gomes