Série: Identidade] Será que eu tenho um chamado?

   

[Série: Identidade] Será que eu tenho um chamado?
JULHO 21, 2022
BIBLIA, BÍBLIA JFA, CHAMADO, CORAGEM EM DEUS, ENTREGA, IDENTIDADE, MINISTÉRIO, SEGUIR A JESUS, TALENTOS
Outro ponto em nossa vida, que compõe a nossa identidade, é o nosso chamado.

Mas afinal, o que é isso? Como eu descubro meu chamado? Será que já estou fazendo algo na área do meu chamado?

São perguntas que eu mesma já me fiz diversas vezes, por curiosidade ou por medo de errar. Mas quero falar mais sobre esse assunto com vocês hoje, em nosso penúltimo texto dessa série.

Todos temos um chamado
De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé. Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.

Romanos 12:6-8
Deus tem um plano para nós desde antes de nascermos. Ele deixou uma missão específica para cada pessoa nesse mundo e nos convida para agir em determinada área. Nosso maior e mais importante chamado sempre será adorá-lo acima de tudo, mas existe um caminho vocacional que podemos decidir seguir. Geralmente longe desses chamados nos sentimos vazios, sentimos como se algo tivesse faltando e que, onde estamos, não é o nosso lugar.

E é nesse momento em que ficamos perdidos, tentando tomar caminhos que não são para nós, que não são nosso lar. Só o nosso Criador e Pai pode nos falar qual é esse chamado, que faz parte da nossa identidade e do que somos. Descobrimos apenas quando buscamos n’Ele a resposta e aceitamos de todo o coração seguir o sonho d’Ele para nós.

Um dom ou um talento?
O problema é que às vezes temos mais de um dom e queremos escolher qual deles é o nosso chamado, mas não é assim que funciona. Sim, pode ser que Ele vai te chame onde você já tem um dom desenvolvido, algo pelo qual você já vive desde sempre, mas para algumas pessoas pode ser em uma área que elas ainda não experimentaram.

Em uma das palavras ministradas pela Zoe Lilly, ela disse que os dons dela sempre foram na cozinha e na pintura, desde criança. Mas conforme ela foi crescendo, descobriu que seu chamado era cantar. Na época ela dizia que achava estar errado, pois não sabia cantar nem tinha um dom nessa área. Mas Deus a capacitou, a chamou para isso e, após uma busca incessante, a música se tornou o talento dela. Hoje ela é conhecida como uma das maiores ministras de louvor no Brasil. É convidada para ministrar em diversas igrejas, além de ser líder do ministério de adoração em sua igreja local, a Zion Church.


 
Deus a usou onde ela menos esperava e a vida dela é canal de bênçãos na vida de muitas pessoas através disso.

Capacitando os escolhidos…
Se Deus te chamou, Ele vai te capacitar. A Bíblia diz em 1 Samuel que, entre os irmãos, Davi era o menor, mais franzino e fraco, desacreditado pelos irmãos e pelo próprio pai. Deus não esperou que ele crescesse alguns centímetros, criasse músculos e passasse por um tempo de treinamento para que fosse escolhido. Ele foi chamado da forma como estava e escolhido da maneira como era.

Não se preocupe, Deus não te coloca em um caminho onde você não consiga andar. Davi virou um Rei, e a palavra de Deus traz muitas vezes a imagem dele como um homem segundo o coração de Deus, pois ele foi capacitado pelo Criador. Ele não nasceu Rei, mas ele nasceu com uma promessa.


 
Busque por essa resposta se você ainda não a tem. Esteja sensível para receber essa palavra do Pai e atento ao chamado d’Ele para você, mesmo que pareça não ser aquilo, confie, entregue e siga a voz d’Ele.





Oração: Transforme os coraçõesJULHO 19, 2022

   
Oração: Transforme os corações
JULHO 19, 2022
BIBLIA, CORAÇÃO, DEVOCIONAIS, ESPÍRITO SANTO, FÉ, TRANSFORMAÇÃO
“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.”

Ezequiel 36:26-27
Temos vivido tempos em que os corações têm se endurecido. Recentemente estive na sala de intercessão antes de um culto e um irmão começou a orar dizendo “Perdoe os ‘nãos’ que o Senhor irá ouvir hoje”.

Na hora me lembrei da passagem que coloquei aqui, e gostaria de junto com você orar a respeito disso, para que os corações endurecidos se tornem de carne.


 
Lembrando que você não precisa repetir a oração exatamente como vou deixá-la aqui, até porque cada um de nós tem uma forma específica de se comunicar com o Senhor. Mas se quiser me acompanhar, será um prazer. Sinta-se à vontade para falar do seu jeito.

Oração
“Senhor meu Deus e Pai, nós Te agradecemos por mais esse dia de vida e pela oportunidade de estarmos em Tua presença.

Tantas pessoas têm dito “não” para o Senhor, tem O desprezado. Clamamos por um toque especial do Espírito Santo, que é aquele que convence do pecado, da justiça e do juízo.


 
Espírito Santo, vem. Transforme o coração de pedra em um coração de carne. Venha com o Teu fogo e derreta os corações congelados. Transforme as nossas vidas e das pessoas ao nosso redor. Que aqueles que ainda não te conhecem possam sentir a Tua presença nesse momento.

Pai, não queremos Te rejeitar nem Te ignorar em nossos dias. Se existe alguém lendo essa oração que precise de um encontro contigo, que o Senhor possa visitar com a Tua presença de forma especial, abraçando e acolhendo. Que hoje o coração que se fechou por tanto tempo possa Te sentir de forma intensa e real.

Que nesse dia haja transformação de vidas.

Eu oro a Ti, em nome de Jesus,
Amém.”

Graça e paz,
Ana.


Os talentosO que você tem feito com o que Deus te deu?

   
Os talentos
O que você tem feito com o que Deus te deu?

Eu gostaria de começar te fazendo uma pergunta: o que você tem feito com os talentos que o Senhor te deu?

Talvez nesse momento você esteja pensando que Ele não te deu talento algum, que você não possui dons nem nada do tipo.

Por muito tempo eu olhava para mim mesma e pensava: “Por que o Senhor me deu esse talento? Como eu posso servi-Lo com isso?” Mas recentemente Deus me ensinou que Ele usa TODOS os dons e talentos que Ele nos dá em favor de Sua obra. Da nossa parte, basta permitirmos.

Os talentos não são só artísticos
Muitas vezes realmente achamos que não possuímos um talento da parte do Senhor, apenas porque não sabemos cantar, dançar, ou tocar algum instrumento. Na maioria das vezes achamos que nossas aptidões sempre precisam estar atreladas ao lado artístico, mas nem sempre é assim. Particularmente, já tentei de tudo. Fiz aulas de canto, piano, dancei, atuei, mas nada disso era de fato o que Deus tinha planejado para mim.

Às vezes estamos tão focados naquilo que achamos, que não olhamos para a realidade e vamos aos poucos enterrando nossos verdadeiros talentos. Muitas vezes temos habilidades especiais em amar, falar, pregar, orar, escrever, servir, entre outras.

A parábola dos talentos
No livro de Mateus capítulo 25, versículos 14-30, a bíblia nos conta que um senhor foi viajar e, antes de partir, chamou seus servos e a um entregou 5 talentos, ao outro 2 e ao outro 1, cada um de acordo com sua capacidade.

Enquanto os dois primeiros foram negociar seus talentos e os multiplicaram, o que havia recebido apenas 1, enterrou o dinheiro de seu senhor.


Quando retornou, o senhor foi contar os talentos que havia entregue. O que recebeu 5, agora possuía 10. O que recebeu 2, possuía 4. Enquanto o que recebeu 1 entregou-o ao seu senhor, atemorizado.

“Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.”

Mateus 25:26-30
Conclusão
Apesar de termos tantas dúvidas sobre esse assunto e muitas vezes não tentarmos desenvolver os talentos que o Senhor nos deu, Ele nos convida hoje, a desenterrarmos preciosidades que recebemos d’Ele e estão guardadas há muito tempo.

Esses presentes que Deus nos deu são muito valiosos e Ele quer usá-los para que, através de nossas vidas, a Glória d’Ele resplandeça.

Deus te abençoe,
Ana.


Você precisa gerar frutos

   

Você precisa gerar frutos

BIBLIA, CRESCIMENTO, DEVOCIONAIS, GERAR
Como cristãos, a maior missão que Jesus nos deixou é bem clara:

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação do mundo. Amém.“

Mateus 28:19-20
Como somos chamados de Noiva de Cristo, nós devemos GERAR filhos espirituais para o Reino de Deus, gerar frutos.

O Noivo
Certa vez, ouvi um pregador falar a seguinte frase: “O Senhor diz que Ele não está estéril, mas que a noiva não tem entrado no quarto”. Sinceramente, essa frase foi algo extremamente marcante em minha caminhada.

Muitas vezes paramos de gerar e achamos que o Senhor parou de nos dar os frutos, mas isso apenas acontece porque nós não estamos nos relacionando com o Noivo.


 
Temos vivido relações tão superficiais, em nosso dia a dia, que achamos que isso será suficiente para o Senhor, mas não é. Nós temos que nos relacionar diariamente com Ele. Como teremos intimidade com alguém que não conversamos? Ou sequer conhecemos? Nosso relacionamento com o Pai tem que se basear nessa busca de orar e meditar na Palavra dEle.

Os ramos
“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Como o ramo não pode produzir fruto de si mesmo se não permanecer na videira, assim vocês não podem dar fruto se não permanecerem em mim. — Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim vocês não podem fazer nada.”

João 15:4-5
Somos os ramos. Como produziremos os frutos se não estamos n’Ele?

O próprio Jesus fala no versículo 5: “…sem mim vocês não podem fazer nada.” Ele não precisa de nós, apesar de precisarmos desesperadamente d’Ele. Nada do que faremos sozinhos, irá se comparar ao que faremos com Ele. Então, por que insistimos em ser como ramos infrutíferos? Ou até mesmo como ramos que não estão mais ligados à Videira?

O que você tem gerado?
Para concluir, deixo a pergunta: o que você tem gerado? Será que em seus dias você tem se preocupado em gerar filhos espirituais e frutos para o Reino? Você tem entrado no quarto, fechado a porta e falado com Ele? Tem tido um tempo de qualidade com Deus?

Esse é o momento de você se questionar e refletir sobre isso, sobre quais frutos você tem gerado. Que nesse dia essa reflexão realmente mude alguma coisa em seu modo de se relacionar com o Pai.

Deus te abençoe,

Ana.