Não despreze seu “nada”SETEMBRO 29, 2022

   

Não despreze seu “nada”
SETEMBRO 29, 2022
BIBLIA, BÍBLIA JFA, CRESCIMENTO, DEUS, GERAR
Sinto que muitas vezes a gente acaba deixando um pouco de lado o texto de Gênesis 1. Talvez por nós enxergarmos esse texto apenas como uma “Check-list” do que foi feito.

Ouvi uma palavra esses dias que me marcou muito e quero te convidar a enxergar de forma mais profunda os primeiros versos da bíblia assim como os meus olhos se abriram também.

Algo é criado para algo ser formado
O verso 1 do capítulo 1 diz: “No princípio criou Deus o céu e a terra”. Um pouco depois, no verso 7 do versículo 2, vemos o seguinte trecho: “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra”.

Percebeu alguma diferença entre os dois trechos? No primeiro é usado o termo “Criou“ e depois o termo “Formou“. E não é por acaso.

Não se pode criar nada daquilo que já existe. Quando algo já existe, apenas damos uma forma diferente àquela matéria. Uma cadeira, por exemplo, não é criada, ela é formada através da madeira, que já existe. A terra foi criada, pois não existia nenhuma matéria anterior para que ela se formasse.

Não existia o cargo de governador antes de José, apenas existia o Faraó. Deus preparou um lugar para José, um lugar criado onde nada existia.

Haja potencial!
Nós não devemos desprezar o “nada”, porque é lá onde Deus cria. Mas também não menospreze algo que já existe, pois foi do pó em que pisamos que Deus formou o homem.

Sobre isso, existe um outro detalhe diferente em um dos primeiros textos também. Ao criar a terra o Senhor diz “Haja luz“, no verso 2. Mas no verso 11, Ele fala: “Produza a terra erva verde“.

No verso 11 Ele não formou nem criou, nem ordenou o surgimento, mas mandou a terra produzir. Nesse momento nós podemos entender algo muito profundo que mudou minha visão sobre muitas coisas.

Ele não disse “Haja vegetação” pois Ele já havia derramado sobre a terra um potencial de produção. Ele não vai fazer surgir em sua vida algo que Ele já te deu. Ele não vai fazer surgir a capacidade para produzir e formar que você já recebeu.

Não foque na falta
Não é porque a terra estava sem forma e vazia, como diz no verso 1, que não existia um potencial para que ela fosse criada.

A condição de vazio ou falta em nós não é definitiva. Deus sempre vai usar o que tem em nós para suprir e multiplicar, não o que falta. Por isso, na passagem de Marcos 6:38, Ele perguntou quantos pães e peixes os discípulos já tinham, não quantos faltavam para alimentar a multidão.

Deus sempre potencializa o que já foi colocado dentro de nós. Quando somos gratos pelo que temos, Ele traz aquilo que falta. O que a viúva chamou de pouco, o Senhor chamou de começo. Quem olhasse para a terra naquela época, jamais encontraria potencial para existir nela uma criação tão complexa.

Você não é pedra, é chão!
Deus não formou o homem de pedras preciosas pois elas não possuem poder de produzir, elas por si só já são o produto final. Ele te formou do pó da terra pois a terra possui um potencial de produção. Ele não está preocupado com seu conforto em ser uma pedra linda e brilhante, Ele quer que você seja um solo fértil, algo que tenha em si o potencial de crescimento.

Quem te vê agora pode não imaginar o poder que você tem dentro de você através d’Ele para alcançar lugares altos. Potencial é uma energia não gasta. A matéria prima do milagre que você está esperando, pode estar dentro de você, esperando apenas para ser formada. Você tem um potencial, aprenda em Deus como colocá-lo para fora!


Oração: de volta ao Primeiro AmorSETEMBRO 27, 2022

   

Oração: de volta ao Primeiro Amor
SETEMBRO 27, 2022
AMOR, AMOR DE DEUS, DEVOCIONAIS, ORAÇÃO, PRIMEIRO AMOR
Existe um termo muito utilizado para definir aquelas pessoas que acabaram de começar a trilhar seu caminho na fé: “Primeiro Amor”.

O uso desse termo deve-se ao fato de que essas pessoas estão extremamente animadas e eufóricas com tudo isso, em um nível gigantesco de paixão por Jesus.

Falamos tanto dessas pessoas e dizemos coisas como: “nossa, é tão lindo quando estamos no primeiro amor”. Mas esquecemos que nossa vida com Deus não deveria mudar após certo tempo.

Acontece que quanto mais “tempo de cristão” nós temos, mais vamos limitando nossa paixão por Jesus. Perdemos a animação de “querer pregar até para poste” e vamos nos limitando a viver apenas naquele pequeno espaço que encontramos de amar a Jesus, mas não fazer absolutamente tudo por Ele.

Temos que voltar ao primeiro amor, clamar para que o Pai nos ajude a estarmos extremamente apaixonados por Ele novamente.

Lembrando que você não precisa repetir a oração exatamente como vou deixá-la aqui, até porque cada um de nós tem uma forma específica de se comunicar com o Senhor. Mas se quiser me acompanhar, será um prazer. Sinta-se à vontade para falar do seu jeito.

Oração
“Senhor meu Deus e Pai, nós Te agradecemos por mais esse fôlego de vida que o Senhor nos deu.

Pai, temos saudade da forma como sentíamos a Tua doce presença, a forma como era demonstrado o nosso amor por Ti, a forma como simplesmente gritaríamos para que o mundo inteiro ouvisse sobre o quanto te amamos.

Mas, Senhor, o tempo passou e infelizmente caímos na rotina contigo também. Perdoe-nos por permitir que isso acontecesse e nos ajude a voltar a viver intensamente contigo todos os dias.

Santo Espírito, clamamos para que venha falar conosco e manifestar a vontade do Pai em nosso viver da mesma forma que antes. Nosso clamor é para que voltemos ao Primeiro Amor, as primeiras obras e a amar a Ti intensamente de novo.

É o que oramos a Ti, em nome de Jesus,
Amém!”

Deus te abençoe,
Ana.


Emoção X Sentimento

   

Emoção X Sentimento
SETEMBRO 22, 2022
BIBLIA, ESCOLHA, ETERNIDADE, SENTIMENTO
Estamos chegando ao fim do mês de Setembro, mas isso não quer dizer que devemos baixar a guarda em relação às nossas emoções e ao nosso estado psicológico. Você merece cuidado.

Diante desse assunto, quero fazer uma pergunta…Você sabe qual a diferença entre emoção e sentimento?

A insegurança em sentir
“Se devo me orgulhar, que seja nas coisas que mostram a minha fraqueza”

2 Coríntios 11:30
No senso comum emoções e sentimentos são sinônimos, mas segundo alguns cientistas, emoções são respostas comportamentais automáticas e inconscientes, já os sentimentos são caracterizados por serem experiências conscientes que somam todas essas respostas inconscientes. Ou seja, é como se o sentimento só existisse por conta de várias emoções juntas. 

Trouxe essa explicação para que você não se sinta mais culpado(a). Quando sentimos, nós achamos que somos culpados por aquilo. Algumas pessoas podem até considerar que isso é falta de Deus. Mas estamos em um corpo humano, e ele pode passar por muitas aflições no mundo, e isso não é sua culpa. Sentimentos só se tornam nossa culpa quando não agimos contra eles e permitimos que eles nos governem.

Não ouça o que é transitório
Em Efésios 4:26, Deus diz: “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha”

Percebe que o próprio Deus não te invalida nem te culpa pelo que você sente? Ele apenas instrui que, por mais que você sinta (e tudo bem sentir), você não deve dar ao sentimento o poder de governar sua vida. E isso serve para todos os sentimentos, bons ou ruins.

Esse governo do qual eu falo é quando deixamos ser guiados por nossas reações imediatas em relação às circunstâncias. Esse poder em nossas vidas precisa estar nas mãos de Deus, não daquilo que nós sentimos, pois nossos sentimentos conseguem apenas responder aquilo que é imediato, enquanto que o que vem do Pai é Eterno.

“Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”

2 Coríntios 4:18
Guiados para a Eternidade
“Envia a tua luz e a tua verdade; elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte, ao lugar onde habitas. Então irei ao altar de Deus, a Deus, a fonte da minha plena alegria. Com a harpa te louvarei, ó Deus, meu Deus!”

Salmos 43:3,4
Já tomou alguma decisão quando estava muito feliz? Geralmente nesses momentos acabamos aceitando situações que depois não são tão boas para nós. Talvez pela euforia momentânea.

Ou então, já decidiu algo quando estava muito triste? Essa é a hora em que somos pessimistas e podemos perder coisas que seriam incríveis para nós por um medo ou desânimo que depois passa.

Deixar que nossas emoções nos governem e decidam por nós, nunca será uma boa escolha. Deus é o único guia que você precisa, Ele é o único Ser que tem o poder de governar sua vida da melhor forma. Mas Ele não vai segurar o peso de algo que você não lançou aos pés d’Ele. 

Gire a maçaneta!
“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo”

Apocalipse 3:20
Ele já morreu para te trazer alívio, mas você aceita esse sacrifício de amor? É como se a morte de Cristo fosse a chave da porta entre você e Deus. A porta estava trancada, Jesus destrancou, mas girar a maçaneta e entrar nessa sala da presença de Deus é com você.

Passe pela porta. Você já é salvo e não precisa se preocupar, pode lançar tudo aos pés d’Ele e confiar de olhos fechados. Não se sinta sozinho!

#026 • PAPO PODCAST
Conheça em nosso podcast Paulo Feniman, presidente da MIAF, organização missionária que apoiamos como Bíblia JFA. Conheça nosso projeto em parceria!


FacebookWhatsAppCompartilhar
 Facebook Twitter Tumblr Pinterest Google+ LinkedIn E-Mail


Guia do Cristão Completo curso

 


Nesse Curso bíblico online você irá aprender tudo que você precisa saber para ser uma grande mulher de Deus ou um grande homem de Deus. 


Você terá uma transformação de vida através deste treinamento. 


Separamos os principais temas em formato vídeo aulas, para te mostrar de forma clara e objetiva. Quem é Deus e qual é a vontade dele você a sua vida.


Depois desse treinamento você não será a mesma pessoa. Você saberá que existem um Deus que tem o melhor para você e vontade dele é boa perfeita a agradável.


Seja muito bem vindo.


-Conhecendo a bíblia de Gênesis à Apocalipse.

-Quem é Deus? Seu poder e atributos. 

-Quem é Jesus? E qual é o motivo dele ter vindo ao mundo?

- Quem é o Espírito Santo de Deus? E como ele atua em nossas vidas. 

- Como ser salvo e ir para o céu? O que devo fazer para passar a eternidade com Deus?

-Porque devo ser batizado? Devo ser batizado quando criança ou já adulto?

-Ensinamento bíblico para a família. Como ter uma família abençoada através da palavra de Deus.

- Ensinando os filhos de acordo com a vontade de Deus.

- Como ser um Homem segundo a vontade do Senhor.

-Casamento Cristão. Como ter um casamento abençoado através dos padrões bíblicos.

-Sabe Como ser um Jovem que anda de acordo com a vontade do Senhor?

-Você sabe como é o Céu?

-Sabe o que a bíblia diz sobre o inferno?

-Qual é o significado da páscoa?

-O que é Idolatria?

- O que é o pecado? Quais os tipos e como evitar.

- O que são dons Espirituais? 

-Sabe o que são frutos do Espírito?

-Você sabe porque devemos liberar o perdão?

-Módulo oração: Como orar e quais são os tipos de oração.

-Será que preciso freqüentar uma igreja?

-Como quebrar maldição hereditária que passa de pais para filhos.

-O que a bíblia diz sobre os fins dos tempos e a volta de Jesus?

-Sabe como pregar a palavra de Deus?

-O que será que a bíblia diz sobre prosperidade financeira.

-Separamos todas essas respostas e muito mais eu um único lugar.


Guia do Cristão Completo.

click aqui para página de compras


Você tem em si a cultura da adoração?

  

Você tem em si a cultura da adoração?
SETEMBRO 15, 2022
ADORAÇÃO, ÁGUA DA VIDA, CUIDADO, TRANSBORDAR
“Devemos criar uma cultura de adoração”.

Hoje quero falar sobre essa frase. Não sei se vocês também, mas eu já ouvi muito. Quero compartilhar a minha visão sobre ela. 

Cultura de cuidar
Primeiro vamos entender os significados de cultura. Existem diversos, como cultivo, desenvolvimento, relacionamento, expressões…

O que mais ouvimos falar é o da cultura como sendo a arte material ou imaterial que existe em uma sociedade. Cultura é aquilo que molda quem somos e diz respeito ao lugar de onde viemos. São as características de um povo. 

Os romanos trouxeram um outro significado, ainda mais profundo, à essa palavra. Um significado considerado nas discussões até hoje: Cuidado. Cultura, para eles, era plenamente o ato de cuidar. Cuidar de uma plantação, de uma dança, de uma pintura, de uma construção…No assunto de hoje: CUIDAR DA ADORAÇÃO.

Desde quando o Senhor separou Seu povo, como descrito a partir do capítulo 25 do livro de Êxodo, Ele deu instruções detalhadas a respeito do local e de como as ofertas de adoração deveriam ser prestadas. Havia todo um zêlo, ritual e cuidado em relação a isso. Hoje a partir de Cristo, nós edificamos um novo templo espiritual e passamos todos a ser sacerdotes. Podemos em todo o tempo permanecer em constante adoração. Não existe mais a necessidade de um ritual de purificação para entregarmos nossas ofertas, porém o zêlo e o cuidado pela adoração passa a ser de todos nós.

Cultura de compartilhar
“Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio. Ensina o justo e ele aumentará em entendimento. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência”

Provérbios 9:9,10
A adoração envolve profundo respeito e reconhece o valor daquilo ao qual adora. Cuidar dessa reverência para que ela seja constante e completa, é um trabalho muitas vezes difícil diante do mundo em que vivemos, mas cá entre nós… não nos faltam motivos para fazê-lo, e mais do que praticar, passar também para outras pessoas.

Quando pensamos na cultura de um povo, sabemos que ela foi baseada em algo mais antigo, que veio de nossos bisavós e outros antepassados. A cultura da adoração também precisa ser assim, devemos tratar como um costume importante em nossas vidas e compartilhá-la com outras pessoas ao nosso redor para que também possam cultivá-la.

Afinal, mais do que ser algo de nossos antepassados, a adoração é algo que diz respeito a toda a eternidade. Desde o princípio os anjos adoravam, a criação em tudo reconhecia a grandeza de Seu Criador e quando habitarmos com Cristo continuaremos adorando. Por isso, estude sobre adoração, viva a adoração e ensine as pessoas próximas de você.

Cultura de ser agente de transformação
“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. Não sejais vagarosos no cuidado. Sede fervorosos no espírito…”

Romanos 12:10,11
A cultura em si pode ser retida só para você, baseada em seu modo de viver e nas coisas que você está habituado a fazer. Mas, o modo como fazemos muitas vezes vem do costume no qual fomos criados e ensinados.

Muito do nosso desenvolvimento hoje anda colado com as culturas que se formaram entre as pessoas ao decorrer dos anos, que foram passadas de geração em geração visando um cuidado e uma proximidade com os descendentes.

O fato de você não reter algo apenas para si mesmo, mostra um zelo com os outros ao seu redor. Mostrar como Deus muda sua vida e como levar consigo uma cultura de adoração transforma vidas, famílias e sonhos, é cuidar de nossos irmãos.

Cultura de transbordar
“A água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

João 4:14
Oro para que você viva o melhor de Deus e que sua vida seja lavada com essa presença. Mas também oro para que tudo que você vive de bom, transborde, atingindo outras pessoas.

Fale sobre o que Ele já fez e tem feito em sua vida, seja testemunha. Todos precisam ouvir sobre Deus. Nós nunca sabemos quem está verdadeiramente esperando por uma palavra. Por isso, sempre vale a pena falar! Além disso, quando levamos uma vida de adoração, podemos ser mais sensíveis ao Espírito Santo para que Ele para que sejamos usados em amor.

Já pensou que começar essa cultura de adoração onde você vive pode nascer de você? Já pensou que Deus pode usar você para curar pessoas? Já parou para entender que pode ser através da sua voz, que o cuidado de Deus alcançará outras pessoas?

Um outro significado de cultura é ação. Levante, faça, fale, adore, testemunhe. Aja!!!

 

Oração por Descanso

Oração por Descanso
SETEMBRO 13, 2022
DESCANSO, DEVOCIONAIS, ORAÇÃO
Quantas vezes você não fechou seus olhos de forma apertada, respirando profundamente e clamando pelo Pai? Talvez porque já não aguentava mais ou talvez porque já estava a um passo de desistir.

O Senhor diz lá em Mateus 11:28: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês”.

O Senhor quer te dar descanso, mas o primeiro passo é o seu: achegue-se a Ele, confie no Pai. Vamos orar por esse descanso e entregarmos a Deus tudo o que precisamos.

Lembrando que você não precisa repetir a oração exatamente como vou deixá-la aqui, até porque cada um de nós tem uma forma específica de se comunicar com o Senhor. Mas se quiser me acompanhar, será um prazer. Sinta-se à vontade para falar do seu jeito.

Oração
“Senhor meu Deus e Pai, Te agradecemos por mais esse fôlego de vida que nos concedeu hoje.

Pai, neste dia, queremos Te entregar toda preocupação, cansaço, tristeza e angústia que tem tomado os nossos corações. Pedimos que tomes conta dessas coisas, sobre as quais não temos poder algum.

Espírito Santo, venha com a Tua paz, e tome os nossos corações, trazendo a calma e o descanso que só Tu podes dar. Acalme e traga alívio para nossas almas. Encha-nos da Tua sabedoria que vem do alto.

Cuide de todos os detalhes, inclusive daqueles que muitas vezes nem sabemos se vai dar certo. Mas confiamos que o Senhor sabe. Entregamos a Ti todas as nossas preocupações e ansiedades.

Oramos no nome Santo de Jesus,
Amém.”

Graça e Paz,
Ana.


Sentimentos me diminuem?

Prioridade de um Filho

Prioridade de um Filho
SETEMBRO 6, 2022
DEVOCIONAIS, PATERNIDADE, PRIORIDADE
O livro de João capítulo 1, versículo 12 nos diz que aqueles que creram e O receberam, possuem o direito de serem chamados Filhos de Deus.

Quando penso em meus pais, eu tenho o costume de dar total prioridade a eles, pois muitas vezes na correria do dia a dia não conseguimos ficar muito tempo juntos. Mas quando temos aquele final de semana ou feriado livre, eu os coloco à frente de todo compromisso, pois eles são minha prioridade.

Durante essa semana o Senhor me levou a refletir sobre isso. Somos filhos de Deus. Essa é a nossa identidade que foi designada pelo próprio Pai.

Mas qual tem sido a prioridade que temos dado para Ele?

Eu e o Pai
Certa vez, vi a seguinte reflexão: imagine que Deus está ao seu lado fisicamente, todos os dias, desde o momento de acordar até o de dormir. Seu dia vai passando e Ele está ali fazendo tudo com você e em TODO momento. Ele tenta conversar sobre algo, sobre como vocês deveriam fazer alguma coisa ou está ali apenas querendo falar sobre assuntos aleatórios do dia a dia. Contudo, toda vez que Ele tenta falar, você O ignora completamente.

Eu imagino o quanto deve doer ser ignorado dessa forma e confesso que me doeu mais ainda quando percebi que é basicamente isso que fazemos todos os dias. Ignoramos Sua Presença e Suas tentativas de falar conosco. Nós não temos dado a prioridade devida à Sua voz.

Deus é um Pai que quer passar tempo com Seus filhos, que sempre estão ocupados demais com seus trabalhos, estudos, para que passem um tempo de qualidade com Ele.

Concluindo…
Nesse dia, te convido a refletir comigo: qual tem sido a sua prioridade? O Senhor é quem você coloca a frente de tudo? Ou você continua colocando sua vida social, trabalhos e estudo à frente d’Ele?

Deus sente a sua falta, sente falta da sua voz conversando com Ele. Por isso, pare um momento, feche seus olhos e fale com Ele. Conte sobre seu dia ou sobre qualquer coisa que você preferir. Apenas torne isso uma rotina e a prioridade de seus dias.

Deus te abençoe,
Ana.


Temer a morte é pecado?


Temer a morte é pecado?
SETEMBRO 1, 2022
CORAGEM EM DEUS, ESCOLHA, ETERNIDADE, MEDO, SEGUIR A JESUS
Eu já ouvi algumas pessoas falando que se você tem certeza da sua salvação, é errado temer a morte. É importante sabermos que o medo é um sentimento natural, ele aparece sempre que algo ameaça nosso presente ou futuro. O cuidado de nós mesmos para com a nossa vida, pode fazer despertar essa sensação.

Vivendo o agora
Recentemente perdemos um grande jornalista brasileiro, o famoso Jô Soares. Em uma das entrevistas que ele fez há alguns anos, ele falou a seguinte frase:

“Eu não tenho medo de morrer, eu tenho pena”.

A vida possui tantas possibilidades, somos tão acostumados a pensar no amanhã e programar até o ano que ainda nem começou. Nós somos feitos de “agoras”, mas esses “agoras” sempre levam ao amanhã, e imaginar esse ciclo terminando em algum momento, muitas vezes pode nos desesperar.

Criados para o “sempre”
“Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade”

Eclesiastes 3:11
O ser humano foi criado por um Ser eterno. Nós fomos criados para a eternidade, ela mora em nosso coração. Aceitar algo que seja menos que isso, não está em nossa configuração. Olhar para um mundo tão grande e pensar que não teremos tempo terreno para ver tudo, nos faz esquecer da promessa da eternidade n’Ele.

Eu particularmente não vejo esse sentimento de querer viver um pouco mais aqui como sendo algo pecaminoso, o problema principal é quando temos mais medo de perder nossa vida física e os prazeres que nela podemos ter do que de perder nossa vida eterna e espiritual.

Vida espiritual vs. Vida física
Jesus disse em Mateus 16:25 – “Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, acha-la-á.”

Jesus associa o “perder a vida” a não vivermos para os prazeres da vida terrena. Ao perdemos a vida finita, nesse sentido, e ao vivermos a vontade de Deus encontramos a vida espiritual e eterna em Jesus.

Deus criou o mundo com vastas possibilidades para que tivéssemos vida, mas vida em abundância. Isso quer dizer que qualquer coisa que seja contrária a uma vida com Deus, que nos traz benefícios para a eternidade, é morte.

Se Deus, como dito no texto de Eclesiastes, plantou eternidade em nosso coração, isso significa que tudo que vivemos na terra precisa também gerar frutos para a eternidade. E se não gera, torna-se apenas um prazer terreno para nós mesmos, o que leva a uma morte de espírito.

Infelizmente, podemos optar por viver nossa vida aqui na terra para os nossos prazeres, ou seja, ganhar a vida aqui na terra, pela perspectiva humana. Contudo, perdê-la espiritualmente. Mas muito melhor é morrer fisicamente do que perdermos nossa vida eterna e espiritual. O apóstolo Paulo chegou a afirmar que o morrer (físico) era lucro, pois ele desejava partir para estar com Cristo. Ao mesmo tempo, ele também encontrava satisfação em viver (fisicamente) para Cristo e poder gerar fé e alegria no coração de mais pessoas. Ou seja, o viver aqui na terra também nos gera alegria.

Filhos da ressurreição
“Disse-lhe Jesus: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá. E quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente…”

João 11:25,26
Jesus é a ressurreição. Ele foi a prova clara de que, quando estamos com Deus, a morte não é um ponto final, é o início da eternidade já colocada em nós.

Aproveite cada dia. Cada passo que você dá. Viva intensamente. Mostre para as pessoas como está tudo bem ter sentimento de saudade quando pensamos que um dia o momento terreno acabará, mas ao mesmo tempo mostre que se vivemos aqui focados em Deus, entendemos que nunca haverá realmente um fim e que a linha de chegada é o Eterno.