O Salvador que sempre busca

 
O Salvador que sempre busca

“Ou qual é a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a casa e a procura diligentemente até encontrá-la? E, tendo-a achado, reúne as amigas e vizinhas, dizendo: ‘Alegrai-vos comigo, porque achei a dracma que eu tinha perdido.’ Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:8-10).

Nesta segunda de três parábolas que Jesus usou para justificar sua graciosa busca de pecadores ele usa o mesmo argumento da vida ordinária que na parábola da Ovelha Perdida. “Qual é a mulher...?” Sabemos, ele diz, o que faria qualquer mulher que tenha perdido uma moeda de prata em sua casa. Ela esquadrinharia toda a casa, virando-a de pernas para o ar, até que encontrasse a moeda perdida.

É importante para nós, ao pensarmos nesta parábola, não imaginar que estamos lidando com alguma mulher rica, ou que a moeda é semelhante em valor às nossas modernas. A moeda perdida era um drachma grego, igual ao denarius romano, e equivalente a um dia de salário no mundo antigo (Mateus 20:1-2). Teria sido uma perda séria para o lar médio num mundo onde a existência era frequentemente da mão para a boca e uma moeda era a diferença entre a sobrevivência e o desespero. Justamente num tal lar Jesus tinha nascido e sido criado. Mesmo em nossa comparativa abundância há poucos de nós que não rebuscariam nossas casas diligentemente para encontrar uma soma de dinheiro equivalente a um dia de renda mal colocada, e que não se sentiria alegre e aliviado quando ela fosse recuperada.

Alguns têm especulado que a moeda perdida possa ter sido uma das dez moedas de prata costumeiramente dadas por um noivo como enfeite da testa para sua noiva. Tal moeda teria obviamente um valor sentimental, bem como prático. Sua perda se compararia à perda de um anel de noivado, que guarda simbolicamente dentro dele todas as promessas lembradas e a alegria de um casamento. Desta possibilidade podemos apenas dizer que nada na parábola proíbe dizer ou estabelecer isso.

O foco da Parábola da Moeda Perdida como o da Ovelha Perdida está na preocupação natural por coisas perdidas e a alegria de recuperá-las. Não há justificação para fazer alegoria desta história que, tomada como é, expõe o ponto de Jesus admiravelmente. Imaginações férteis têm visto a mulher (ou a casa) como um símbolo para a igreja; a lâmpada como uma figura da Palavra de Deus, e a varrição da casa como um sinal para a perturbadora obra do Espírito Santo. Como Buttrick observou, concernente a algum tratamento de Trench da parábola, “é uma alegoria que podemos alegremente ignorar”.

É perigoso forçar a interpretação de todos os pormenores desta parábola. Uma moeda inanimada, perdida devido a descuido ou infelicidade de outros, obviamente não simboliza perfeitamente um homem animado e de livre arbítrio. Apanhado no próprio erro sobre o qual ele adverte, Buttrick escreve extensamente sobre pessoas que são perdidas porque nasceram em circunstancias cruéis e não podem deixar de estar onde estão. Nada poderia estar mais longe da mente do Senhor. Ele está apelando para um arrependimento que, ainda que leve a misericórdia, exige inequívoca aceitação da responsabilidade pelas próprias transgressões (Lucas 13:3-5). Como pode alguém se afastar daquilo que não escolheu?

Como Barclay observou, nenhum fariseu tinha jamais sonhado com um Deus como esse. Um que talvez fosse misericordioso para os bons que vinham implorar caminhos merecidos, mas certamente não alguém que fosse em busca dos indignos patifes da sociedade. Do jardim do Éden ao último apelo lamentoso dos profetas, ele tinha estado em incessante procura de seu povo perdido, ainda que triste seja seu estado, ainda que indiferente sua resposta. Diferente da mulher da parábola, Jesus nunca recuperará todos os que estão perdidos para ele, mas nunca será por falta de busca e procura.

Leia o artigo completo aqui.

– por Paul Earnhart 
estudosdabiblia.net
 

Oração: Intenção correta



Oração: Intenção correta
OUTUBRO 5, 2023
AMOR DE DEUS, AMOR PELO PRÓXIMO, CORAÇÃO, GENEROSIDADE, GRAÇA, ORAÇÃO, SEGUIR A JESUS, SIMPLICIDADE
No último texto falei sobre como nosso coração precisa estar voltado para a intenção correta. Seguindo os caminhos e desejos de Deus, trabalhando sempre com o intuito de que Sua obra seja feita em todos os lugares através de nossas vidas e da melhor forma possível.

Nunca seremos canais perfeitos, mas somos os instrumentos imperfeitos que Ele aperfeiçoa a cada nova etapa do processo de construção de Sua obra. Ele não quer que você seja perfeito para que Ele te use, Ele deseja apenas que seu coração seja generoso e humilde, totalmente voltado para a voz d’Ele. E é sobre isso que eu quero orar com você nesse momento.


Você não precisa orar exatamente como vou deixar aqui. Sei que cada um tem um jeito específico de falar com o Pai e é importante termos nossa intimidade com Ele. Quero que se sinta confortável para conversar com Ele do seu modo. Mas se você quiser, ficarei feliz em te acompanhar nessa oração.

Oração
“Pai, eu me constranjo ao me lembrar de como, mesmo sem eu merecer, o Senhor me usa e me molda no Teu amor.

Instrua e ensine o meu coração a ter somente o Teu amor como objetivo, amando e servindo as pessoas ao meu redor, expressando a Sua graça e paz através de cada passo que eu der.
Que tudo que vive em mim, tenha o Senhor como fonte de todo o fôlego. Me ajude a ter um coração de servo(a), amando e cuidando das pessoas ao meu redor, sendo generoso(a) e doando o que eu tenho de melhor. Não entregando e servindo apenas com o que me sobra, mas também dividindo aquilo que eu tenho. Transbordando sobre outras pessoas e exalando Teu amor e graça.
Deus, que meu coração se humilhe aos Teus pés e que meu espírito se derrame. Torna-me um canal aberto e purificado para que o Senhor me use e me aprove para levar as boas novas e colocar a Tua obra em ação através das minhas mãos. Que alcance pessoas, lugares e situações, levando luz onde só havia trevas e tendo o coração voltado apenas para isso, tendo como única intenção espalhar o Teu amor misericordioso e transformador.
Te amo, Pai. Obrigada por me amar mesmo sem eu merecer e me usar como instrumento mesmo eu precisando ser transformado mais a cada dia. Abençoe minha vida e guia meus passos. Que eu possa ser bênção para seus filhos.

No nome de Jesus. Amém!”

Um bom dia, na paz do Senhor Jesus

Um bom dia, na paz do Senhor Jesus 🤝

🕖 *Leitura diária de quinta-feira*

📚Deus deseja alcançar todos os povos

📖Gênesis 3:15 _Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela. Este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar._ (NAA)

Gênesis 6:11 _A terra estava corrompida à vista de Deus e cheia de violência. 12 Deus olhou para a terra, e eis que estava corrompida; porque todos os seres vivos haviam corrompido o seu caminho na terra. 13 Então Deus disse a Noé: — Resolvi acabar com todos os seres humanos, porque a terra está cheia de violência por causa deles. Eis que os destruirei juntamente com a terra. 14 — Faça uma arca de tábuas de cipreste. Nela você fará compartimentos e a revestirá com betume por dentro e por fora._ (NAA)

📖Gênesis 12:3 _Abençoarei aqueles que o abençoarem e amaldiçoarei aquele que o amaldiçoar. Em você serão benditas todas as famílias da terra._(NAA)

📝 _Missões transculturais: o prefixo *trans* vem do latim e significa " movimento para além de", "através de". Em linhas gerais, portanto, missões transculturais é transpor uma cultura para levar a mensagem do evangelho. Essa mensagem não pode restringir-se a uma só cultura, mas tem alcance abrangente em todos os quadrantes da terra, onde quer que haja uma etnia que ainda não a tenha ouvido._ (Livro de apoio ao trimestre, pag.10 - Pr.Wagner Gaby.)
Gn 3.15 - primeira promessa implícita do plano de Deus para a redenção do mundo. A semente da mulher: Jesus Cristo - foi ferido ao ser crucificado, no entanto ressuscitou para destruir completamente Satanás e os opositores de Deus e da Igreja. Jesus é a prova que Deus ama o mundo e quer salvação para todos! Jo 3.16
Gn 6.11-14: A arca construída por Noé, com orientações específicas de Deus, é um tipo de Cristo, Aquele que é o meio de salvação do crente, para livrá-lo do juízo e da morte. Só houve livramento para Noé e sua família... só haverá livramento para aqueles que morrerem em Cristo, pois para ímpios virá o juízo final.
Gn 12.3: A promessa de Deus para Abrão revela que , desde os primordios da raça humana, o propósito do Evangelho era abençoar todas as nações com salvação " ...em ti serão benditas todas as famílias da terra". Gn 12.3b
Que nesta manhã possamos meditar em nossa missão como propagadores das *boas novas de salvação*. Podemos fazer Missões indo... orando e contribuindo.

Profa Cristina Mello🌹

Fonte de pesquisa: BEP e livro de apoio ao trimestre- Pr Wagner Gaby.



*O plano de salvação para a humanidade que nosso Deus elaborou não foi um subterfúgio que usou após a Queda do homem.* Seu glorioso plano de salvação já estava minuciosamente traçado antes da criação e, consequentemente, muito antes do fatídico dia em que Adão pecou. Neste plano estavam incluídas leis divinas para revelar ao homem que, em si mesmo, ninguém está habilitado de alcançar a salvação. Embora o plano de salvação do nosso Deus é a maior evidência do Seu amor pelo homem, todavia, Ele não anulou nenhum dos Seus atributos divinos. Ainda que pudesse agir como desejasse, pois Ele é soberano sobre todas as coisas, mesmo assim, Ele agiu com justiça até mesmo diante do mal.

*Para aceitarmos e crermos que a morte de Jesus na cruz é suficiente para nos remir de todos os pecados e nos proporcionar um relacionamento amigável com Deus, temos que aceitar e crer que o ato de Adão foi suficiente para nos separar de Deus mesmo que (segundo nosso auto julgamento) não tenhamos feito o que Adão fez (desobedecer). O mal comportamento de Adão não trouxe prejuízo apenas para a humanidade, toda a criação geme pela redenção definitiva* – “Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.”

Continue lendo em
 https://www.blogdoeriveltonfigueiredo.com.br/2023/09/28/deus-deseja-alcancar-os-povos-do-mundo-inteiro/

*🟢 Canal no whatsapp*
https://whatsapp.com/channel/0029Va5jUiIKLaHuwr1dx52z