Seu coração é um solo fértil?


Seu coração é um solo fértil?
FEVEREIRO 19, 2024
AMOR, BIBLIA, PALAVRA DE DEUS
Na reflexão de hoje quero relembrar da parábola do semeador que se encontra em Mateus 13, nessa passagem Jesus está a falar para uma multidão em parábolas e então fala sobre o solo fértil que é uma analogia ao nosso coração: 

Então lhes falou muitas coisas por parábolas, dizendo: “O semeador saiu a semear. Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram. Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; e logo brotou, porque a terra não era profunda.

Mas quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz. Outra parte caiu entre espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas. Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.

Mateus 13:3-8
Explicação da Parábola do Semeador
O próprio Senhor Jesus explicou o significado da Parábola do Semeador aos seus discípulos. Jesus explicou que quando alguém ouve a mensagem do reino, mas não entende, o maligno vem e arrebata o que foi semeado em seu coração, tal como as aves comem as sementes que caem pelo caminho.

O solo rochoso no qual algumas sementes caíram, representa aquela pessoa que ao ouvir a mensagem, impulsivamente a recebe com alegria, no entanto, pela falta de raiz isso dura pouco. Pois logo surgem conflitos internos por causa da mensagem, e essa pessoa se ofende a abandonando
Também há aquela pessoa que ouve a mensagem, mas as preocupações deste mundo e a sedução das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera. Esse é aquele que foi semeado entre os espinhos. Contudo, o exemplo da semente que foi semeada em bom solo representa aquele que ouve e atende a mensagem, frutificando. 


Aqui já há uma clara indicação do significado de três elementos dessa parábola. Primeiro, a semente da Parábola do Semeador é uma representação da Palavra de Deus. Segundo, o semeador é uma figura do próprio Cristo, e consequentemente, de todo aquele que se ocupa do serviço de proclamar o Evangelho. Terceiro, o solo citado na Parábola do Semeador, cada qual com sua particularidade, é uma indicação do coração humano.
O que podemos tirar como lição?
A Parábola do Semeador traz lições muito importantes e quero destacar três delas. Em primeiro lugar, ela ensina que a semente do Evangelho alcança diferentes solos e apresenta resultados distintos em cada um deles. 

Algumas pessoas possuem um coração insensível que não responde positivamente ao convite do Evangelho. Essas pessoas nem mesmo refletem na mensagem anunciada. Outras possuem um coração impulsivo que acaba recebendo superficialmente a mensagem. Uma vez que a emoção passa, essas pessoas voltam à sua antiga vida de pecado.
Outras pessoas possuem um coração muito ocupado com as coisas desta vida, ludibriadas com desejos terrenos e ilusões de riquezas, desprezam o verdadeiro tesouro que poderiam encontrar. Mas também há aquelas pessoas que possuem um coração bem preparado, um coração que responde positivamente à Palavra de Deus.
Em segundo lugar, é inegável que essa parábola destaca a responsabilidade humana pelo resultado da germinação da semente de acordo com a condição do solo. Na Bíblia a soberania de Deus jamais é vista como um problema à responsabilidade humana. Enquanto a responsabilidade humana é enfatizada na forma com que cada pessoa responde à mensagem do Evangelho, a soberania de Deus é enfatizada na verdade de que o bom solo que recebe apropriadamente a semente.
Em terceiro lugar, a Parábola do Semeador mostra que a frutificação é uma marca do verdadeiro cristão. Todo genuíno discípulo de Jesus Cristo irá frutificar para a glória de Deus. Todavia, o grau de frutificação não é igual para todos. Uns produzem cem por cento; outros sessenta; e outros trinta.

Que tipo de solo é o seu coração?
E o seu coração como anda? Ele está queimando pela palavra de Deus ou você anda cheio de dúvidas? Para frutificarmos precisamos preparar o nosso solo, buscando a verdade na palavra de Deus que é a Bíblia e pedindo por ajuda do Espírito Santo para discernirmos sobre o que ali está escrito. 

Sei que muitas vezes não conseguimos ter uma rotina de leitura bíblica com todos os afazeres do dia a dia, mas quando criamos esse hábito até mesmo nosso dia a dia passa a fluir melhor. Estamos mais preparados para os desafios do dia a dia.  

Deus te abençoe! 

Oração: Lutando com Cristo


Oração: Lutando com Cristo
FEVEREIRO 22, 2024
CORAÇÃO, ESPÍRITO SANTO, OBEDIENCIA, ORAÇÃO, PALAVRA DE DEUS, REINO DE DEUS, SABEDORIA
Em Provérbios 3:5-6, está escrito: “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

Este versículo nos lembra da importância de confiar plenamente em Deus e reconhecê-Lo em todas as áreas de nossas vidas. Em um dos textos anteriores (“Batalhas desnecessárias“), discutimos sobre evitar lutar em batalhas que não vêm do Senhor, conflitos que surgem de nossas próprias decisões e que podem desviar-nos do plano que Deus tem para nós.
Hoje, quero orar com você pela coragem de entregar completamente nossas vidas a Deus, confiando em Sua sabedoria e orientação para nos conduzir pelo caminho certo.

Lembre-se de que não é necessário seguir exatamente o que vou dizer aqui. Eu reconheço que cada um tem sua própria maneira íntima de se comunicar com o Pai, e é importante buscarmos essa comunicação pessoal. Sinta-se à vontade para conversar com o Senhor à sua maneira. No entanto, se desejar, estou aqui para acompanhá-lo nesta oração.

Oração
“Senhor, reconheço que muitas vezes tomo decisões sem te ter como guia, o que me leva a enfrentar batalhas desnecessárias.

Hoje, peço a tua sabedoria em mim, Pai. Não permitas que eu caminhe sem ouvir a tua voz. Fala comigo e concede-me coragem e ousadia para seguir-te em cada passo, deixando de lado os meus próprios desejos e anseios, para seguir apenas os teus sonhos para mim.
Ensina o meu coração a discernir os caminhos que devo seguir, para que eu confie completamente em ti, entregando minha vida e decisões em tuas mãos soberanas, sabendo que farás muito mais do que eu possa planejar ou sonhar. Quero reconhecer a tua presença em todos os momentos e não confiar em meu próprio entendimento, mas buscar constantemente a tua vontade e orientação em todas as circunstâncias
Livra-me das tentações e ensina o meu coração a não ser dominado pelas emoções. Embora seja normal sentir, não permitas que me deixe guiar pelos meus sentimentos. Desejo fazer tudo em teu nome e para tua glória.

Guia meu pés, ilumina os meus passos e preenche-me com o teu Espírito Santo, não deixando espaço para o meu ego. Capacita meu coração a distinguir entre as batalhas que valem a pena travar e aquelas que devo evitar, para que eu possa crescer em direção ao teu Reino.
Tu és o meu guia fiel e protetor, e minha fé em ti me conduza através de todas as tempestades, capacitando-me a permanecer firme em tua verdade.
Torna-me um instrumento da tua paz e amor neste mundo, vivendo de acordo com a tua vontade e glorificando o teu nome em todas as coisas.

Em nome de Jesus, eu oro. Amém.”

Você tem sido humilde?

Hoje falaremos um pouco sobre humildade aqui, característica tão importante, mas que às vezes parece tão escassa para nós. A humildade é o oposto de ser orgulhoso, arrogante ou soberbo. Sendo assim, esta é uma característica muito elogiada em toda a Bíblia e que muitas vezes precede a honra, como está escrito em Provérbios 15:33, e 18:12. 

Aos olhos do mundo, muitas vezes ser uma pessoa humilde é sinal de fraqueza ou algo ruim, mas não devemos enxergar dessa forma, pois é necessária muita sabedoria e domínio próprio para agir dessa forma. Há diversas passagens bíblicas que enfatizam a necessidade de se ter um espírito humilde.

A graça é concedida aos humildes



Ele zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes.

Provérbios 3:34
A verdadeira humildade é desenvolvida pela ação e habitação do Espírito Santo em nossas vidas. Desta forma, a humildade não é um mero complexo de inferioridade, mas sim, uma atitude sincera que não dá lugar para a autossuficiência. Aquele que é verdadeiramente humilde reconhece sua total dependência de Deus; ele sabe que tudo o que tem vem do Senhor. Como está escrito na palavra acima, a Bíblia diz que Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. 

Através do profeta Isaías, o próprio Deus que é sublime e grandioso, diz que se deleita em habitar com aquele que tem um espírito contrito e humilde, como está escrito em Isaías 57:15. O Senhor Jesus também disse que os humildes são bem-aventurados. Além disso, Ele mesmo declarou: “Tomai sobre vós o meu julgo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas”, Mateus 11:29.

Uma das parábolas de Jesus também trata exatamente dessa questão. Na Parábola dos Primeiros Lugares, Jesus ensinou uma importante lição sobre a humildade e a auto-depreciação. Essa parábola se harmoniza ao ensino de que a humildade precede a honra. Por isso Jesus concluiu a parábola dizendo que qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.


Em Filipenses 2:3, Paulo exorta os cristãos a não fazerem nada por ambição egoísta ou por vaidade, mas por humildade, os seguidores de Cristo devem considerar os outros superiores a si mesmos. O mesmo apóstolo aconselha os crentes a desenvolverem a verdadeira humildade, uma humildade que é acompanhada de outras virtudes como a misericórdia, a benignidade, a mansidão, a longanimidade, o perdão e, principalmente, o amor. Esse amor, porém, não é qualquer tipo de amor, mas é o amor ágape, um amor desinteressado e verdadeiro.

Conclusão
Que nós, como filhos de Deus, possamos buscar a humildade acima de qualquer coisa ou de qualquer vanglória. Mostrando ao mundo a verdadeira identidade daqueles que estão em Cristo e dando o nosso exemplo aqueles que ainda não conhecem a Deus. 

Deus te abençoe! 


Quem é você?



Diariamente, precisamos tomar decisões, sejam elas grandes ou pequenas, que podem mudar não apenas uma hora, mas também toda uma vida. Essas decisões, muitas vezes, nos tiram a paz, especialmente por não sabermos o impacto que terão em várias áreas.

Já se questionou sobre qual será a decisão mais significativa em sua vida? Pois acredito que tenho a resposta para você…

Identidade e direção

“Quem é o homem que teme o Senhor? Ele o instruirá no caminho que deve seguir… O Senhor confia os Seus segredos aos que O temem, e os leva a conhecer a Sua aliança.”

Salmos 25:12 e 14

A maior decisão sempre será Cristo. Sem muitos rodeios, hoje eu quero te convidar a decidir ser aquele por meio de quem Deus é louvado.

Seja qual for o tamanho das decisões profissionais, financeiras, familiares… Ele sempre deve ser a primeira decisão.

Quando nossa vida está baseada em segui-Lo e adorá-Lo, outras pessoas ao nosso redor são levadas a fazer o mesmo, e esse posicionamento muda completamente nossa vida, inclusive nos ajudando na tomada de tantas outras decisões.

Uma vida focada em Deus tem respostas para perguntas que antes nos pareciam impossíveis.


Usados diariamente

“Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.”


1 Pedro 2:9

Não estou falando para buscar o Senhor apenas quando precisar responder um questionário, mas a ter um real e profundo relacionamento com Ele. 

Através de uma proximidade com o Criador, nós conseguimos ser uma criação melhor. E a criação precisar adorá-Lo.

Você é instrumento de louvor. Deus te usa diariamente e te chama para fazer tudo aquilo que O exalta. Não porque Ele precisa da sua atenção, mas porque a sua atenção precisa d’Ele. 


Humanos diariamente buscam incessantemente por significado e propósito, mas quando essa busca incessante é voltada para encontrar a Deus, todo o restante facilmente se alinha, e continuamos apenas buscando n’Ele, por saber que ali estão as respostas que precisamos. Nosso compromisso é esse: Viver gerando para o Reino.


Canais pra o louvor

“Eles serão o Meu povo, e Eu serei o seu Deus. Darei a eles um só pensamento e uma só conduta, para que Me temam durante toda a sua vida, para o seu próprio bem e o de seus filhos e descendentes.”


Jeremias 32:38,39

A vida ganha significado quando vivida em alinhamento com os princípios de Deus, isso nos faz abrir mão do egoísmo e não mais tomar decisões baseadas em nossos desejos e sonhos, mas nos desejos e sonhos que Ele tem para nós.

E assim Ele é louvado através de nós. Nossos passos precisam ser para levar adoração a Ele, nossas decisões precisam ser tomadas baseadas no que elas vão impactar no Reino, não em nossas vidas.

Decidir adorar e louvar a Deus antes de tudo tira de nosso coração tudo aquilo que não vem d’Ele e isso consequentemente abre cada vez mais espaço para o Pai.


Nosso objetivo não deve ser alcançar metas pessoais, mas ser uma expressão viva da graça e misericórdia divinas. E isso é feito em escolhas diárias, pequenas ou grandes.

Louvor vivo

“Contudo, Senhor, Tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; Tu és o oleiro. Todos nós somos obra das Tuas mãos.”


Isaías 64:8

Comece cultivando uma atitude de gratidão. Observe cada detalhe e compreenda que Deus tem feito, através desses pequenos pontos, algo ainda maior. Podemos perceber isso diariamente quando nossos corações estão abertos.


Viver cheio de gratidão nos transforma em todas as outras áreas, pois caminhamos de forma íntegra, seguindo a palavra e as direções de Deus. Isso nos guia, nos molda e traz louvor ao Senhor.

Que a cada passo que damos, possamos cumprir a promessa de sermos instrumentos de louvor a Deus. Que nossa vida seja uma sinfonia de adoração, uma canção que exalta o nome do Altíssimo e inspira outros a trilharem esse mesmo caminho.Decida ser alguém por meio de quem Deus é louvado.