A PROTEÇÃO QUE VEM DE DEUS
Salmo 121 e outras passagens
O maravilhoso salmo 121, apresenta “expressões de confiança no Senhor”, que está sempre pronto a vir ao encontro dos seus fiéis. A PROTEÇÃO é o tema central deste poema do salmista!
Uma “PROTEÇÃO” assim é que eu preciso:
1) DO DEUS CRIADOR DE TODAS AS COISAS.
(VS. 1,2) “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.”
Somente o Deus que teve PODER para criar os céus e a terra, pode me PROTEGER.
2) DO DEUS ATENTO EM TODAS AS HORAS.
(Vs. 3,4) “Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará. Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.”
Os OLHOS de Deus permanecem ATENTOS permanentemente sobre os que o TEMEM.
3) DO DEUS PRESENTE EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS.
(Vs. 5,6) “O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite.”
Nenhuma PROTEÇÃO neste MUNDO é 100% GARANTIDA. Somente DEUS.
4) DO DEUS FIEL EM TODA A VIDA.
(Vs. 7,8) ” O SENHOR te guardará de todo mal; ele guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.”
Os MALES desse mundo podem nos FERIR, mas ninguém pode atingir, aquele cuja a ALMA está nas MÃOS de DEUS.
CONCLUSÃO: Confiando no Deus da proteção, podemos declarar:
“O Senhor é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.”(Salmo 46:1).
A VIDA NO SERVIÇO DE DEUS
Romanos 12
Uma das maiores bênçãos da vida cristã é o de se tornar disponível para o serviço cristão. Somos desafiados constantemente pelo Espírito Santo a nos apresertarmos em “sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”.
Três aspectos de uma vida no serviço de Deus:
1) DEDICAÇÃO COM RECONHECIMENTO.
(Vs. 3-5) “Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.”
A DEDICAÇÃO acontece como RECONHECIMENTO da graça de Deus em nós!
2) COMPROMISSO COM RESPONSABILIDADE.
(Vs. 6-8) “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.”
Os nossos DONS devem ser usados com RESPONSABILIDADE.
3) HUMILDADE COM ESPIRITUALIDADE.
(Vs. 16-18)“Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos. A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens. Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.”
Deus sabe onde quer nos USAR na sua OBRA.
CONCLUSÃO: Façamos da nossa VIDA um verdadeiro CULTO:
“Apresentando o nosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o nosso culto racional. E não nos conformando com este mundo, mas transformando-o pela renovação do nosso entendimento, para que experimentemos qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12:1,2).
AGRADEÇA COM O CORAÇÃO
Salmo 92 e outras passagens
Neste último domingo do ano, somos desafiados a expressar a nossa gratidão e o nosso reconhecimento a Deus pelas bênçãos recebidas na vida pessoal, na família e na igreja de Cristo.
Um coração agradecido:
1) RECONHECE OS ATRIBUTOS DE DEUS.
(Vs. 1,2,3) “Bom é render graças ao SENHOR e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo; anunciar de manhã a tua misericórdia e, durante as noites, a tua fidelidade; com instrumentos de dez cordas, com saltério e com a solenidade da harpa.”
2) EXPERIMENTA OS FEITOS PODEROSOS DE DEUS.
(Vs. 4,5,6) “Ó Deus Eterno, os teus feitos poderosos me tornam feliz! Eu canto de alegria pelas coisas que fazes. Que grandes coisas tens feito, ó Deus Eterno! Como é difícil entender os teus pensamentos! Aqui está uma coisa que o tolo não entende, e o ignorante não pode compreender.”
3) TESTEMUNHA COM A VIDA DO PODER DE DEUS.
(Vs. 12-14) “O Eterno, está para sempre acima de tudo e de todos. As pessoas que te adoram florescem como as palmeiras; elas crescem como os cedros dos montes Líbanos. Elas são como árvores plantadas na Casa do SENHOR, florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice, essas pessoas ainda produzem frutos; são sempre fortes e cheias de vida.”
Não existe BENÇÃO longe do SENHOR.
CONCLUSÃO: Agradeça a Deus:
1) Anunciando que Ele é BOM.
2) Reconhecendo que Ele é JUSTO.
3) Aceitando a sua SALVAÇÃO.
“Isso prova que Deus é bom; ele é a minha salvação, e nele não há injustiça.” (V. 15).
O que impede o meu milagre
Jesus lamentou que as pessoas não honram os profetas. Honrar é louvar, aceitar e acolher. Quando Deus manda um profeta devemos receber com fé e esperar que a Palavra de Deus se cumpra. Devemos adorar a Deus e prestar todo louvor e honra ao Senhor, mesmo nas situações difíceis de nossas vidas (Jó 1.20). O milagre compete a Deus, nossa parte é somente honrar ao Senhor como nosso Deus. A incredulidade se disfarça de fata de honra.
As pessoas de Nazaré, começaram a perguntar muito sobre Jesus e indagar como conseguia realizar maravilhas. Também queriam saber onde aprendeu tanta sabedoria. Muitas perguntas que vêm a nossa mente são fruto de nossa dúvida, que é o contrário da fé. Mas "sem fé é impossível agradar a Deus" (Hebreus 11.6). A incredulidade se disfarça de perguntas.
Os conhecidos da família de Jesus em Nazaré, onde foi criado, sabiam quem era o Mestre desde sua infância. Sabiam tudo sobre sua família, por isso não conseguiam perceber quem realmente era, o Filho de Deus. Nossas respostas prontas, nossa teologia, a religiosidade, muitas vezes impede que o milagre aconteça em nossas vidas. A incredulidade se disfarça de respostas humanas.
Damos muitas respostas prontas: v.3
Jesus lamentou que as pessoas não honram os profetas. Honrar é louvar, aceitar e acolher. Quando Deus manda um profeta devemos receber com fé e esperar que a Palavra de Deus se cumpra. Devemos adorar a Deus e prestar todo louvor e honra ao Senhor, mesmo nas situações difíceis de nossas vidas (Jó 1.20). O milagre compete a Deus, nossa parte é somente honrar ao Senhor como nosso Deus. A incredulidade se disfarça de fata de honra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.