A segunda vinda de Cristo
A segunda vinda de Cristo O clímax de toda a História A segunda vinda Cristo é o clímax de toda a história presente. Sem dúvida é o momento mais aguardado pela Igreja do Senhor. Como quase tudo dentro da escatologia bíblica, a vinda de Jesus também é tema de intensos debates. Nem sempre foi assim, pois antes do século 19 havia “certa” concordância entre os cristãos sobre como se daria esse evento e, as discussões que ocorriam, estavam geralmente relacionadas ao que aconteceria após esse momento. Embora discordassem sobre a interpretação do Milênio, geralmente Pré-Milenistas Históricos, Amilenistas e Pós-Milenistas concordavam (e ainda concordam, salvo alguns casos de hiperpreterismo de alguns Pós-Milenistas) sobre as principais características desse momento. É verdade que antes do século 19 há indícios da existência de alguns materiais propondo uma visão semelhante ao que conhecemos hoje como Pré-Tribulacionismo, mas certamente foi após esse período, com o surgimento oficial da posição escatológica Pré-Milenista Dispensacionalista Clássica e com o ensino massivo da visão Pré-Tribulacionista, sendo inclusive adotada por várias denominações, que as maiores diferenças interpretativas apareceram. Isso aconteceu porque o Pré-Tribulacionismo, defendido geralmente pelos Dispensacionalistas Clássicos, dividiu a segunda vinda de Cristo em duas fases, sendo elas: arrebatamento secreto da Igreja, e vinda de Cristo em glória. Vejamos como as principais correntes escatológicas interpretam esse evento: Amilenismo e Pós-Milenismo: a segunda vinda de Cristo é um evento único e visível a todos, ou seja, não existe o conceito de arrebatamento secreto. No Amilenismo a segunda vinda de Cristo em glória e o arrebatamento é uma coisa só. Pré-Milenismo Histórico: a segunda vinda de Cristo e o arrebatamento são o mesmo evento, tal como no Amilenismo. Pós-Milenismo: Igual às visões anteriores, Cristo volta de forma visível e em glória em um único evento. Dispensacionalismo Clássico: a segunda vinda de Cristo será dividida em duas fases, sendo a primeiro para arrebatar secretamente a igreja, e a segunda de forma visível e em glória após os sete anos de grande tribulação. Devido a essas diferentes interpretações, as características e objetivos da segunda vinda de Cristo serão diferentes em cada correntes escatológica: Pré-Milenismo Dispensacionalista: de forma bem resumida, o objetivo da vinda de Jesus em glória para o Pré-Milenismo Dispensacionalista, será para castigar os ímpios e livrar o povo de Israel do extermínio. Tudo ocorrerá na chamada “Batalha do Armagedom”, onde o exército do Anticristo terá cercado o povo de Israel para destruir-lhes. Na ocasião, os judeus não terão condições de vencer essa guerra e muitos morrerão. Cristo então voltará, pisará os Seus pés no Monte das Oliveiras e destruirá o Anticristo que tentará atacá-lo. Após o Anticristo ter sido destruído e, juntamente com o Falso Profeta, lançado na condenação eterna, Cristo julgará as nações. Para muitos Dispensacionalistas, os representantes de cada nação se apresentarão diante de Cristo, e as nações serão julgadas pelo modo com que trataram Israel. Pré-Milenismo Histórico e Amilenismo: existem muitas diferenças entre essas duas correntes escatológicas, porém, de forma geral, ambas concordam em relação ao objetivo principal da Segunda Vinda de Cristo. A volta de Jesus ocorrerá após o período de Grande Tribulação para buscar a Sua Igreja, livrando Seu povo da perseguição terrível que estará ocorrendo motivada pelo Anticristo e seu governo maligno. Cristo então destruirá o Anticristo. No Pré-Milenismo Dispensacionalista, existe total diferença entre Israel e Igreja, ou seja, Deus tem planos distintos para Israel e para a Igreja. Já no Pré-Milenismo Histórico e no Amilenismo, não existe essa diferença, isto é, Deus tem um só povo, a Igreja, que é o Israel espiritual. Logo, quando Cristo voltar para livrar o Seu povo, isso é uma referência à Igreja, e não ao Israel étnico, e, esse evento, é a Batalha do Armagedom. Pós-Milenismo: nessa posição, alguns defendem que ocorrerá um período final de tribulação antes da vinda de Jesus, enquanto outros defendem que ocorrerá apenas uma grande apostasia. Já para outros (a maioria), o mundo estará uma maravilha e plenamente evangelizado nesse momento. Muitos Pós-Milenistas não acreditam no surgimento de um Anticristo escatológico, mas creem que qualquer um que se opõe a pregação do Evangelho age no espírito do Anticristo, ou seja, é um tipo de Anticristo. Nessa corrente escatológica, a volta de Cristo será com o principal objetivo de buscar Sua Igreja e condenar os ímpios.
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