O quer significa carregar a cruz?
- Introdução: O Evangelho sem cruz não é evangelho. Mas o que é a cruz? Você acha difícil ser cristão? Reflita:
1- Renúncia: v.34
Levar a cruz é renunciar as vontades da carne para fazer a vontade de Deus.
A cruz não é mais pesada que o fardo de pecados que o mundo lança sobre nós.
2- Entrega: v.35
A partir do momento que você entrega sua vida a Jesus, você toma a sua cruz e Cristo vive em você (Gálatas 2.20).
A cruz é um lugar de morte. A morte do eu e a ressurreição de Cristo em nós (João 12.24).
3- SACRIFÍCIO: v.35.36
Jesus já fez o maior de todos os sacrifícios por nós, que foi definitivo (Hebreus 9.12).
O único sacrifício que Jesus nos pediu é o de levar a sua cruz lutando contra o pecado. Ao abrir mão de um prazer você está se sacrificando.
4- CORAGEM: v.38
A cruz era símbolo de vergonha e condenação. Jesus foi humilhado publicamente por nós. Não podemos ter vergonha de Jesus (Romanos 1.16).
-Conclusão: Somente quem passa pela crucificação recebe a ressurreição (II Coríntios 4.17). Não abandone a sua cruz!
Fiel até na morte
- Introdução: Até na morte de Jesus tudo aconteceu conforme os planos do Senhor. Alguns detalhes do sepultamento de Jesus:
1- Os grandes lhe sepultaram: v.38,39
José de Arimateia e Nicodemos eram homens ricos e influentes ao ponte de terem acesso e receberem favores do governador para se cumprir a profecia de que estaria "com o rico na sua morte" (Isaías 53.9).
Gastaram o que puderam com um sepultamento digno de um rei para Jesus, o Rei dos reis. Cumpriu-se a profecia: "darei o seu quinhão com os grandes" (Isaías 53.12). Depois de tanto ser humilhado, Jesus recebeu a dignidade de um chefe de estado em seu sepultamento. Deus começou a exaltá-lo na sua morte para lhe dar a glória da ressurreição.
2- Tudo foi feito com obediência: v.40-42
O corpo de Jesus foi preparado como era o costume do povo para obedecer a sua tradição (v.39). Também separaram um túmulo novo, que nunca tinha sido usado para que não se confundisse de quem seria (v.40). Além disso obedeceram a ordem do descanso sabático (v.42).
Tudo isso aconteceu para dar o exemplo da obediência de Jesus que foi "obediente até a morte e morte de cruz" (Filipenses 2.8). Até depois de sua morte tudo deveria ser feito em obediência.
-Conclusão: Tudo em nossas vidas deve ser agradável ao Senhor como Jesus nos deu o exemplo até a sua morte.
O preço da Obediência
- Introdução: A obediência é um desafio para todo cristão. Jesus é o maior exemplo de obediência. Devemos obedecer:
1- Obedecer como filhos: v.7
Jesus enquanto esteve na terra, "nos dias da sua carne", se sujeitou a todas dificuldades humanas que enfrentamos e se mostrou obediente ao Senhor. Mesmo que tenha até pedido a Deus que o livrasse, estava disposto a pagar o preço por nossos pecados aceitando a vontade de Deus (Mateus 26.42).
Muitas vezes somos tentados pela nossa própria vontade, mas como filhos devemos obedecer ao nosso Pai Celestial.
2- Diante das dificuldades: v.8
Jesus "aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu", para nos mostrar que obedecer não é fácil, mas é melhor do que sacrificar (I Samuel 15.22). Por mais que venhamos a sofrer nesta vida, nada se compara ao sofrimento de Jesus na cruz.
Nas tribulações aprendemos a ser fiéis ao Senhor. Somos testados e provados para ser aprovados e receber a vitória (Tiago 1.12).
3- Buscando aperfeiçoar: v.9
A evolução do cristão vem por meio da obediência. Cada teste que passamos nos conduz em direção à vida eterna. O prêmio dos obedientes é a Salvação em Cristo.
A cada dia precisamos buscar melhorar para agradar ao Senhor e saber que nossa recompensa é muito maior que tudo que possamos enfrentar (Romanos 8.18).
-Conclusão: Devemos ser obedientes a Deus como filhos, mesmo diante das dificuldades e buscando nos aperfeiçoar a cada dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.