Os quatros passos de Zaqueu

Os quatro passos de Zaqueu em direção a Cristo

Por: Jânio Santos de Oliveira

Presbítero e professor de teologia da Igreja Assembléia de Deus no Estácio

Rua Hadok Lobo, nº 92 - Pastor Presidente Jilsom Menezes de Oliveira




Meus amados e queridos irmãos em Cristo Jesus a Paz do Senhor!


Nesta oportunidade vamos meditar na Palavra de Deus que se encontra no Livro de  Lc 19. 1-10 que nos diz:


Jesus entrou em Jericó e estava atravessando a cidade. 

Morava ali um homem rico, chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos.

 Ele estava tentando ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, pois Zaqueu era muito baixo.

Então correu adiante da multidão e subiu numa figueira brava para ver Jesus, que devia passar por ali.

 Quando Jesus chegou àquele lugar, olhou para cima e disse a Zaqueu: - Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa.

 Zaqueu desceu depressa e o recebeu na sua casa, com muita alegria.

 Todos os que viram isso começaram a resmungar: - Este homem foi se hospedar na casa de um pecador! Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: - Escute, Senhor, eu vou dar a metade dos meus bens aos pobres. 

E, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais. Então Jesus disse: - 

Hoje a salvação entrou nesta casa, pois este homem também é descendente de Abraão. 

Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar quem está perdido.




            Para a consolidação dos alvos e objetivos em nossas vidas, passos precisam ser dados. Isto acontece constantemente, pois a todo instante estamos tomando decisões. No desejo de acertar e não errar avaliamos e consideramos as implicações dos passos que serão dados, para alcançarmos a vitória proposta.

            No que diz respeito à vida espiritual, para o alcance da vitória completa, passos também precisam ser dados.


            No texto apresentado, que narra o episódio de Zaqueu com Cristo, vemos que para receber o milagre pleno do Senhor Jesus, ele precisou dar alguns passos que foram determinantes para a sua vitória.


São esses, os passos que quero considerar na mensagem de hoje e espero que ao fazer uma avaliação de sua própria vida, você possa, também à luz que foi vivido por Zaqueu, dar os passos certos, que o levarão a receber o melhor que Cristo sonhou pra você.

Os passos que foram dados por Zaqueu e que precisam ser dados, por aqueles que realmente desejam ter um encontro com Cristo.


I – Ele desejou ver Jesus (v.3);


            De forma clara e objetiva o texto nos afirma que Zaqueu desejava ver Jesus. Ao ouvir dos grandes milagres e feitos de Cristo e sabendo que Ele iria passar por Jericó, um grande desejo de vê-lo foi gerado em seu coração e isto se tornou o seu grande alvo: “Eu preciso ver a Cristo”.

            Não há encontro com Cristo, sem um desejo puro e sincero, que brote no coração daquele que precisa do milagre. Portanto, se você entende e percebe que o rumo da sua história, o tem levado a caminhos de dores, sofrimentos e angústias, anseie e deseje ver, Aquele que tem todo o poder, para mudar por completo a história da sua vida.

Você precisa ver a Jesus.


II – Ele lutou contra os obstáculos (v.4);

            Após ter desejado ver a Jesus, Zaqueu se empenhou para efetivamente contemplá-lo, quando passassem em sua cidade. Ao procurar um lugar para ver o Mestre, ele se deparou com uma grande multidão que também estava ali para vê-lo passar. O grande aglomerado de pessoas se tornou um grane obstáculo para Zaqueu, pois ele era de pequena estatura.

O que vemos é esse homem vencendo o obstáculo “multidão”, subindo em uma árvore. Ao invés de ficar reclamando e chorando suas impossibilidades, de forma criativa ele venceu o obstáculo.

            Os que se empenham para ver a Cristo enfrentam obstáculos. Eles podem ser os vícios, as bebidas, os problemas financeiros, a família, os pecados ocultos e tantos outros problemas e dificuldades que se apresentarão em sua vida, para impedi-lo de ver Aquele que tem a resposta que o seu coração anseia. Assim como fez Zaqueu, lute contra os obstáculos e vença-os, porque ao final seus olhos verão a Cristo e seu coração será respondido sobrenaturalmente.

III – Ele aceitou o convite de Jesus (v.5,6);

           

O texto nos afirma que ao passar, Jesus o viu na árvore e lhe disse: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa” (v.5). Ao ouvir o convite de Jesus, imediatamente ele desceu e o resultado foi o de uma grande bênção, sendo instaurada na vida desse homem.

           

Nesse exato momento, Jesus o está vendo onde você está e lhe convida a descer para receber a vitória. Diante desse grande desafio, você precisa aceitar o convite de Jesus. Ao aceitá-lo você gerando a condição necessária para Cristo ministrar à você o grande milagre que irá transformá-lo por completo, consolidando a certeza plena da salvação em sua vida.


IV – Ele experimentou a alegria plena da salvação (v.9,10).

          

 Ao receber a Cristo em sua vida, Zaqueu experimentou o milagre da Salvação. A partir daquele momento, ele passou o controle total da sua vida aos cuidados do Mestre. Ele passou a fazer parte do Reino de Deus. Zaqueu se tornou um representante de Cristo na terra usufruindo da certeza plena da vida eterna. Esse é o passo final que você precisa dar, para ver o milagre completo sendo realizado em sua vida.



Ao passar o controle total da sua vida para Cristo, uma nova história será instaurada em você, através da Salvação outorgada por Cristo. Esse é o segredo da vitória! Esse é o querer de Deus para todos os homens.


É ter a alegria plena de experimentar a vida abundante prometida pelo Senhor Jesus (Jo 10.10), que se consolida em realizações na terra e que independe das circunstâncias. É também certeza plena de morada nos céus.






Nesta noite você está tendo a oportunidade de aplicar estas verdades em sua vida. Faça como Zaqueu dê passos de fé na direção Daquele que pode te libertar, te salvar. Aceite a Jesus como único Senhor e salvador pleno da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.