No banco de espera com Deus



 

No banco de espera com Deus

Salmos 40.1


- Introdução: Às vezes nos sentimos como se estivéssemos num banco de espera. Mas quando esperamos em Deus:

1- Você não espera sozinho: 

“Esperei confiantemente pelo SENHOR”.


A esperança em Deus não é solitária. Esperar sozinho é sempre muito mais difícil. Quando estamos com alguém o tempo passa mais tranquilamente sem sofrermos tanto. Por isso conseguimos esperar “com paciência” ou “confiantemente”. O tempo todo Deus está conosco (Salmo 121.3,4).

Saiba que Deus também espera por você e deseja que o mais rápido possível esteja preparado para ser abençoado. Muitas vezes nós é que atrasamos nossas bênçãos por causa da incredulidade.

2- Você não espera em vão: 

“ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro”.


A esperança em Deus nunca é vã (I Coríntios 15.58). Quando esperamos no Senhor temos a certeza de que seremos abençoados (I João 5.14,15), pois Deus é um bom pai que deseja nos abençoar ricamente (Mateus 7.7-11).

Tenha fé e espere somente em Deus e não no homem (Salmo 108.12). Certamente Deus vai te ouvir e te abençoar na hora certa porque “tudo tem o seu tempo” (Eclesiastes 3.1).

-Conclusão: Se você está esperando algo e pensa que está sozinho, saiba que Deus está contigo e sua esperança não é em vão. Continue esperando!

ASSISTA:

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues


Eis que venho sem demora

 

Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

 

Eis que venho sem demora

-Tema: APOCALIPSE

Apocalipse 2.5,16; 3.11; 16.15; 22.7, 12, 20  




-Introdução:A primeira manifestação de Jesus foi predita pelos profetas e cumprida com precisão. Contudo nem mesmo os estudiosos das Escrituras perceberam que se tratava do Messias. O mesmo pode acontecer na segunda vinda de Cristo, quando voltar para buscar sua Igreja. Se não estivermos atentos, podemos ser surpreendidos com o retorno do Senhor. Por isso Jesus deixou avisos no Apocalipse repetindo sete vezes “eis que venho sem demora” para nos ensinar como estar pronto para recebê-lo.

Como se preparar para a volta de Jesus?


Através dos avisos de Jesus no Apocalipse vamos refletir como nos preparar para a sua volta:

1- Voltar às primeiras obrasApocalipse 2.5 “Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas”.

A primeira coisa que precisamos fazer para nos preparar para a volta de Jesus é voltar às primeiras obras da salvação. Muitos cristãos começam sua vida de fé, empolgados pela energia de sua nova vida e depois vão deixando seus ministérios e sua dedicação à obra de Deus. Então é preciso retornar aos compromissos assumidos no altar de Deus e “sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério” (II Timóteo 4.5). O mandamento de Jesus em pregar o evangelho precisa ser cumprido (Mateus 28.20). Quando Jesus voltar quer nos encontrar trabalhando na sua seara.

Volte a fazer o que Jesus te mandou!

                              

2- ArrependimentoApocalipse 2.16 “Portanto, arrepende-te; e, se não, venho a ti sem demora e contra eles pelejarei com a espada da minha boca”.

A segunda coisa a fazer para estar preparado para a volta de Jesus, segundo estas palavras é se arrepender dos pecados. A mensagem do evangelho pregada por Jesus no início de seu ministério terreno foi“arrependei-vos” (Mateus 3.2). Isto será o que o Senhor quer ver em seus filhos. Todos os seres humanos são pecadores (Romanos 3.23) e a única solução é o arrependimento para a salvação.

O arrependimento te prepara para encontrar com Jesus!

3- Conservar a coroaApocalipse 3.11 Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.

O terceiro requisito em preparação para a volta de Jesus é conservar o que recebemos de Deus. Não podemos desperdiçar as bênçãos e “não recebais em vão a graça de Deus (II Coríntios 6.1). A cada dia somos agraciados com capacidade para vencer as lutas e devemos prosseguir “para o alvo, para o prêmio da soberana vocação” (Filipenses 3.14). Talvez seja isso que Jesus quis dizer com a parábola dos talentos que devem ser multiplicados (Mateus 25.14-30). Precisamos estar atentos para não perder as bênçãos de Deus.

Conserve seu dom para se encontrar com Jesus!

4- Guardar as vestesApocalipse 16.15 “(Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.)”.

A quarta coisa necessária em preparação à volta de Jesus é guardar as vestes. A nudez, na Bíblia, é símbolo de pecado e vergonha (Gênesis 2.25; 3.10-12 e 21). Por isso, o servo de Deus deve estar preparado como alguém que se veste para sair (Eclesiastes 9.8). Como o povo de Deus quando saiu do Egito estavam de “lombos cingidos, sandálias nos pés e cajado na mãoprontos para marchar (Êxodo 12.11). Isso significa santificação. Somente quem for lavado no sangue do Cordeiro entrará no céu (Apocalipse 7.14).

Santifique sua vida para a volta de Jesus!

5- Guardar a PalavraApocalipse 22.7 Eis que venho sem demora. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro”.

O quinto ensinamento de preparação para a volta de Jesus é guardar a Palavra de Deus. Jesus nos ensinou a“examinai as escrituras” (João 5.39). Quando aprendemos a Palavra, somos preparados para vencer o pecado, como disse o salmista: “guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti (Salmos 119.11). Saber um texto ‘de cor’ significa ‘de coração’ [cor = cardia]. O Espírito Santo nos lembra das palavras de Deus para nos ajudar quando precisamos (João 14.26). Assim como o povo de Deus precisou comer o Maná até entrar na terra prometida (Josué 5.12), precisamos diariamente nos alimentar da Palavra de Deus até a volta de Jesus.

Guarde as palavras de Deus até Jesus voltar!

6- Receber o galardãoApocalipse 22.12 E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”.

A sexta coisa que precisamos para estar prontos para a volta de Jesus é confiar que Deus tem uma recompensa para cada um de nós. Muitas vezes ficamos esperando reconhecimento nesta terra e nos decepcionamos. Por outro lado também ficamos frustrados com as injustiças que vemos. Precisamos confiar que todos serão“julgados, segundo as suas obras”(Apocalipse 20.12). Então não precisamos preocupar em fazer justiça, porque Deus é essencialmente justo (Romanos 12.19).

Sua recompensa está preparada até a volta de Jesus!

7- TestemunhoApocalipse 22.20 “Aquele que dá testemunho destas coisas diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus”.

O sétimo conselho de preparação para a volta de Jesus é o testemunho de vida. Jesus nos deu o seu testemunho e sua palavra. A autoridade de Jesus consistia em falar o que vive e não ser hipócrita como os fariseus que não viviam o que pregavam (Mateus 7.29). O tema do julgamento final não será apenas as palavras que foram ditas e sim as obras praticadas (Mateus 25.31-41). Muitos falsos cristãos serão surpreendidos no dia do juízo final (Mateus 7.22,23). Precisamos praticar a Palavra de Deus mais que apenas ouvir (Tiago 1.22). Mais que falar de Jesus, devemos viver segundo a sua vontade.

Viva o evangelho até a volta de Jesus!

Prepare-se para a volta de Jesus!


-CONCLUSÃO:

Não podemos achar que Jesus está demorando em voltar, por que é para nos dar mais tempo que Ele espera a hora certa de vir, pois “não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento (II Pedro 3.9). A cada dia precisamos aproveitar as oportunidades de se preparar para a volta de Jesus.

Jesus está voltando. Prepare-se!

______________________________

Citações BíblicasBíblia Revista e Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.




Quando Deus fecha as portas





Quando Deus fecha as portas

Atos 16.6-9


- Introdução: Às vezes Deus permite que as portas se fechem para nos mostrar um plano maior. As portas se fecham:

1- Para IMPEDIR de errar: 


v.6 “E, percorrendo a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia”.


As portas se fecham para nos impedir de ir para a direção errada. Muitas vezes somos tentados a ir pelo caminho mais fácil e que parece bom.

Se a sua vida está nas mãos de Deus e uma porta se fecha, creia que Deus pode estar te dando um livramento (Gênesis 7.16).

2- Aprender a OBEDECER: 

v.7 “defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu”.


As portas se fecham para que aprendamos a obedecer ao Espírito Santo e não seguir nosso próprio querer (Gálatas 5.17).

Se o vento está contrário em seu barco e você não sabe para onde ir, apenas obedeça a direção de Deus ou espere no Senhor o tempo certo (Mateus 25.10).

3- Buscar a VONTADE de Deus: 

v.8,9 “E, tendo contornado Mísia, desceram a Trôade. À noite, sobreveio a Paulo uma visão na qual um varão macedônio estava em pé e lhe rogava, dizendo: Passa à Macedônia e ajuda-nos”.


As portas se fecham para que possamos parar e buscar a vontade de Deus que é sempre o melhor (Romanos 12.2).

Busque na Palavra de Deus o que o Senhor tem para sua vida. Deus sempre revela sua vontade aos seus filhos (Amós 3.7).

-Conclusão: Deixe o vento do Espírito Santo soprar sobre o seu barco e conduzir a sua vida. Se as portas se fecharem, creia que Deus pode abrir a porta certa na hora certa (Apocalipse 3.8).


 

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

O pastor ferido



 

O pastor ferido

Marcos 14.27


- Introdução: No ministério pastoral muitas vezes passamos por feridas que precisam ser tratadas. O que fere o pastor?

1- Escândalos: “Então, lhes disse Jesus: Todos vós vos escandalizareis”.

A primeira coisa que fere muitos pastores são os escândalos. Jesus disse que “é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo” (Mateus 18.7). Existe falsos pastores que fazem as pessoas pensarem mal até dos verdadeiros pastores e isso os fere (Marcos 13.22).

2- Emoções: “porque está escrito: ferirei o pastor”.

A vida pastoral exige muito das emoções porque são muitos momentos fortes como perdas e também decepções, além da constante cobrança sobre os pastores. Toda esta tensão fere muito os pastores e por isso alguns adoecem ou ficam desmotivados.

3- Ovelhas dispersas: e as ovelhas ficarão dispersas”.

As ovelhas são a alegria de um pastor verdadeiro (Filipenses 1.4), mas quando as ovelhas estão dispersas, o coração do pastor sente-se ferido, sentindo amor por suas ovelhas (Mateus 9.36). Infelizmente, quando o pastor é atacado, as ovelhas se tornam alvo do inimigo e dos mercenários (João 10.12,13).

-Conclusão: O pastor se torna alvo do inimigo que persegue os servos de Deus. Se o pastor for ferido, a igreja e as ovelhas também são atingidas (Zacarias 13.7). Ore por seu pastor e abençoe a vida de seus líderes (Hebreus 13.7). Cuide de seu pastor para que não seja ferido, pois é um ungido de Deus (Salmos 105.15).

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Uma Vitória de cada vez




Uma Vitória de cada vez

Êxodo 23.29,30


- Introdução: Na caminhada do Êxodo, o povo de Deus foi vencendo aos poucos. Para receber a vitória completa precisamos:

1- PACIÊNCIA:


v.23ª “Não os lançarei de diante de ti num só ano”.

A primeira coisa que precisamos para vencer é ter paciência e esperar o tempo certo de Deus para nos dar a vitória (Eclesiastes 3.1). Seria muito fácil se acontecesse imediatamente.

2- CUIDADO: 

v.23b “para que a terra se não torne em desolação, e as feras do campo se não multipliquem contra ti”.


Às vezes queremos que tudo aconteça de uma vez e nem sempre é o melhor. Após cada batalha muitos corpos ficavam para ser devorados por feras. Se vencessem todos os inimigos de uma vez, as feras iriam se multiplicar e seria ruim para eles mesmos.

3- PREPARAÇÃO: 

v.24 “Pouco a pouco, os lançarei de diante de ti, até que te multipliques e possuas a terra por herança”.


Enquanto nossa vitória ainda não é completa, estamos sendo preparados por Deus para sermos vitoriosos. Na verdade era preciso esperar “até que te multipliques” e lutar para que “possuas a terra por herança”.

-Conclusão: Deuteronômio 7.22 “O SENHOR, teu Deus, lançará fora estas nações, pouco a pouco, de diante de ti; não poderás destruí-las todas de pronto, para que as feras do campo se não multipliquem contra ti”.

Espere a vitória de Deus no tempo certo. Enquanto isso tome cuidado com os perigos do mundo e se prepare para vencer.

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues



A direção da cruz



 

A direção da cruz

Marcos 12.30,31


- Introdução: A cruz aponta a direção do cristianismo para ensinar o propósito de Deus. A cruz aponta para:

1- Direção Vertical – AMOR DE DEUS:

v.30 “Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.”.


A primeira direção que a cruz aponta é para Deus, ilustrado pela madeira em pé (vertical). Quando nos tornamos cristãos estamos em busca da presença de Deus. Somente através de Jesus podemos chegar até Deus (João 14.6).

2- Direção Horizontal – AMOR AO PRÓXIMO:

v.31ª “O segundo é: Amarás o teu próximo”.


A madeira deitada (horizontal) nos mostra que a cruz também aponta para o nosso próximo, quem está ao nosso lado. Para ser cristão é preciso aprender a amar o nosso próximo e exercer o perdão (Mateus 5.44).

3- Direção Central – AMOR PRÓPRIO:

V,31b “como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.”.


O ponto de encontro entre as duas madeiras da cruz nos ensina sobre a direção central da fé cristã que é uma vida pessoal amando a Deus e ao próximo. Este é o ponto de equilíbrio do cristianismo. Duas coisas inseparáveis. Quando conhecemos o amor de Deus e amamos nosso próximo, somos capacitados a ter amor próprio sem egoísmo.

-Conclusão: A cruz nos mostra a direção a seguir em tudo de nossas vidas. Se apontar para Deus, para o próximo e para si mesmo, então pode ser algo permitido por Deus. Por isso devemos levar a nossa cruz (Marcos 8.35).

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Continue caminhando





Continue caminhando

I Reis 19.1-8


- Introdução: Muitas vezes nos sentimos cansados e pensamos que não vamos conseguir. Mas precisamos continuar!

1- O Caminho não acabou, não desista: v.4

Após enfrentar os profetas de Baal, Elias sentiu-se esgotado e pensou que seu caminho terminava ali. Pensou até mesmo em morrer, mas Deus não permitiu que morresse (II Reis 2.11).

Às vezes acontecem coisas apenas para nos fazer olhar atrás como quando a rainha Jezabel mandou um recado para Elias o ameaçando (v.2). Mas não podemos retroceder (Hebreus 10.35) nem olhar atrás (Lucas 9.63).

2- Descanse no Senhor, pois a caminhada continua: v.5

Elias estava no meio do deserto (v.3) e encontrou uma sombra para descansar (v.5). Precisava recompor suas forças para continuar a caminhada.

Em nossa jornada nos desertos da vida podemos nos abrigar “à sombra do Onipotente” (Salmo 91.1). Em Deus somos fortalecidos (Filipenses 4.13).

3- Alimente-se e prepare para caminhada: v.6,7

Um anjo tocou em Elias quando estava dormindo e o mandou se levantar e comer. Havia pão quente e água fresca. Elias comeu e bebeu, depois voltou a dormir. O anjo o acordou novamente e o mandou alimentar-se mais para prosseguir uma longa caminhada.

Jesus é o Pão da vida (João 6.48) e a água da vida (João 4.14) que precisamos e o único que pode nos satisfazer.

-Conclusão: v.8

Elias continuou sua rumo ao monte de Deus. Ali era seu destino. Com a força daquele pão, daquela água e do descanso que recebeu em Deus conseguiu caminhar. Enquanto houver caminho haverá caminhada.

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues



Obra social cristã



 

Obra social cristã

Atos 3.1-10


- Introdução: As pessoas levavam um paralítico ao templo e os deixavam ali sem fazer mais nada. Pedro e João agiram:

1- Olhar: v.3-5

A primeira coisa que Pedro e João fizeram foi um olhar diferente para aquele homem. O paralítico via as pessoas, mas para muitos era já invisível diante das pessoas que visualizavam somente a “porta formosa” (v.2).

Pedro e João “fitando” (v.4) aquele homem pediram que continuasse olhando para eles.

Muitas vezes o paralítico já tinha recebido esmolas sem um olhar sequer. As pessoas carecem mais de um olhar amigo do que de uma esmola.

2- Falar: v.6

As palavras de Pedro e João foram de cura para o paralítico. Do mesmo modo existem pessoas precisando apenas de uma palavra amiga.

Muitas pessoas já tinham dado esmolas sem falar nada. Melhor do que qualquer ajuda é uma palavra de ânimo que ajuda a pessoa se levantar e andar.

3- Erguer: v.7

Depois de olhar com amor e falar com poder de Deus, Pedro e João estenderam a mão para aquele homem e o levantaram para que continuasse sua vida e andasse sozinho (v.8).

Ninguém antes tinha coragem de apertar a mão daquele mendigo, mas com aquele braço estendido ele se colocou de pé e glorificou a Deus. Antes era excluído da sociedade e agora poderia entrar no templo pela primeira vez.

As esmolas que recebia certamente eram jogadas para ele, mas a mão estendida o levantou definitivamente. A melhor ajuda que uma pessoa estendida é um braço amigo.

-Conclusão: A obra social cristã levanta a pessoa caída, não somente com ajuda material, mas com amor através de um olhar sincero, palavras amigas e o estender de mãos para se levantar.

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues


VOCÊ ESTA PREPARADO?



VOCÊ ESTA PREPARADO?

 

VOCÊ ESTA PREPARAD

Quantos não gostam de ouvir palavras e mensagens de benção, de vitória, de conquista, de milagre? Com certeza, a maioria, mas a palavra de hoje é específica e decisiva para as nossas vidas.

TEXTO: (Mateus 24:36)"Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai”.

VERDADE CENTRAL

- Jesus esta nos alertando e dizendo: acorda, vigia, fica esperto, se prepara...

- Pois muitos sabem, conhecem e até creem na segunda vinda de Jesus, mas vivem como se Jesus jamais fosse voltar, e vivem como esse dia jamais fosse chegar, e infelizmente a maioria das pessoas desacreditam da palavra de Deus, e vivem o hoje irresponsavelmente como se não houvesse uma eternidade.

INTRODUÇÃO

- Raras são as vezes que ouvimos a mensagem sobre o retorno de Jesus, por ser esse um assunto muito difícil e complexo.

- Mas analisando alguns fatos sobre os últimos acontecimentos, que está em toda e qualquer tipo de mídia, e qualquer pessoa pode acessar e ver.

- Gostaria de destacar os exemplo da renúncia do Papa que não é algo normal, o meteoro que caiu na Rússia, um asteroide que passou a 27.000 mil quilômetros da terra e neste caso muito próximo, as guerras no Oriente Médio e principalmente os ataques contra Israel, ou seja, tudo isso é bíblico e um alerta de Deus para sua criação.

- (Mateus 24), nos diz sobre as o princípio das dores, ou as aflições, com as guerras e os rumores de guerra, nação contra nação, fome, pestes e terremotos, os falsos profetas, escanda-los aos montes, traições e ódio por toda sociedade.

- E o que mais impressiona e amedronta é o que Jesus disse no versículo 12: “E por se multiplicar a iniquidade, o amor de quase todos se esfriará”.

- Iniquidade: é algo imoral, perverso e maldoso. E para que tenhamos uma ideia, quando Ele diz que o amor de quase todos se esfriará, Jesus se refere á maior parte, ou no mínimo mais da metade da população.

- E o maior problema que temos visto por esses dias, é a frieza no amor, pois é através dela, que pais abusam de filhos, filhos matam os pais, maridos matam esposas, brigas insignificantes de transito terminam em assassinatos, pessoas que matam por moedas, ou seja, a intolerância esta a mil por hora, e frieza no amor é a principal causa das tragédias.

- Mateus 24também faladagrande tribulação no verso 29:“Logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas”.

- Ou seja, dentre tantas coisas,Mateus 24, nos exorta a andarmos emvigilância, cautela, prudência, precaução e diligência, para alcançarmos a salvação e vivermos a vida eterna com Jesus.

- E a verdade a ser dita é que todos os recentes acontecimentos nos mostram que nunca esteve tão evidente de que Jesus esta voltando. Ninguém sabe quando será, e a única certeza é que devemos estar atentos aos sinais, e os sinais estão mais do que claros.

- Por isso temos que falar e pregar cada vez mais sobre a volta de Jesus, ou então os céticos, os incrédulos e os que ficam em cima do muro, começaram a se voltar para as crenças erradas, e passaram a eternidade no inferno.

- A volta de Jesus esta próxima e precisamos estar preparados, pois Ele vem para buscar um povo santo, um povo separado, e preparado para o grande dia.

 

E você está preparado?

1. COMO SERÁ A VOLTA DE JESUS?

- Repentina, gloriosa e vitoriosa.

- Repentina porque a bíblia diz em (Mateus 24:27) “Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até ao ocidente, assim será também a vinda do Filho do homem”,Jesus cortará os céus de norte a sul, de leste a oeste, e todos os santos verão o Rei.

- Gloriosa, pois sua vinda será pessoal, visível e pública, Jesus aparecerá no céu, com poder e grande glória, acompanhado de seus anjos e um som muito forte de trombeta.

- Vitoriosa, pois Jesus virá para arrebatar a igreja e os eleitos de Deus serão chamados, para entrarem nas bodas do Cordeiro.

 2. OS SINAIS DA VOLTA DE JESUS!

- Hoje podemos dizer que o mundo tem vivido na base da expectativa, pois algo muito grande, e podemos dizer que o maior acontecimento da história de todos os tempos está muito próximo de acontecer.

- Jesus mesmo disse, Ele mesmo prometeu a mais de 2.000 anos ou 20 séculos atrás, que voltaria em (João 14:3) Ele diz “E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.

Mas a volta de Jesus será precedida por algumas situações:

A. Pela tribulação, tormento, aflição e um tempo de profunda angústia e dor, talvez aqui onde moramos e vivemos, não vejamos isso, mais pelo mundo a fora, existe muita gente sofrendo em diversas situações de aflição, dor e perseguições.

B. Pelo abandono da verdadeira fé, mais conhecida como apostasia, abandonar a fé é renunciar a Jesus Cristo, e a falta de temor tem levado as pessoas a cometeram loucas extremas.

Como por exemplo: uma pessoa cristã, convertida e batizada, que namora e se casa com um mundano e sem temor, ou um cristão que lê livros espíritas, ou um cristão que assiste ao programa da LBV ou da igreja Seicho-no-ie, tudo isso é negar a Jesus, tudo isso é apostasia.

C. Pela depravação moral, e o que temos visto é que a corrupção moral está presente em todas as áreasda sociedade, o mundo esta sem referências, perdido e confuso.

- Hoje em dia o que mais se vê é a desintegração da família, é a infidelidade conjugal, é índice de divórcio aumentando a cada dia.

- O homossexualismo já é algo normal, defendido e aplaudido pela sociedade.

- A pornografia tem entrado e arrebentado com os lares.

- O tráfico afundando os jovens nas drogas com suas cracolândias.

- Os políticos estão sem autoridade moral por conta da corrupção.

- E algumas instituições religiosas estão desacreditadas, pois estão vendendo e trocando o que é sagrado e o que é santo.

D. Pelo espírito do anticristo,que já esta operando e influenciando o mundo, se opondo e se levantando contra tudo o que é de Deus. O anticristo não é um partido, não é uma instituição nem mesmo uma religião, mas um homem sem lei, uma encarnação demoníaca, que vai agir na força e no poder de Satanás.

E. Os sinais que indicam tudo isso são as guerras, os terremotos e tsunamis, a fome e as epidemias.

3. VOCÊ ESTÁ PREPARADO PARA A VOLTA DE JESUS?

- A pergunta se repete, pois viver a vida como mundo quer é uma loucura, viver na vida louca como se diz por aí, é condenação na certa.

- Digo isso, pois ninguém poderá se preparar na última hora, naquele dia o dinheiro, as influências e o poder político não poderá ajudar ninguém, todos terão que enfrentar o Cordeiro Santo de Deus, todos terão que se explicar e se justificar diante de Deus.

- E mais uma vez eu pergunto, você esta pronto para passar a eternidade com Jesus?

- E se de uma forma surpreendente Jesus voltasse agora, como você O receberia? Ou se você soubesse que Jesus voltaria dentro de uma semana, você continuaria vivendo como tem vivido hoje, ou modificaria o seu comportamento? Isso deve ser analisado.

- O apóstolo Paulo diz em (2 Timóteo 3:1/5) “Sabe, porém, isto, que nos últimos dias virão tempos difíceis; pois os homens serão amantes de si mesmos, avarentos, pretenciosos, soberbos, maldizentes, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, insolentes, presunçosos, amando mais os prazeres do que a Deus, tendo aaparência de piedade, porém negando o poder dela”.

- Aparência: algo externouma máscara, um engano, uma ilusão,(Mateus 15:8) diz: “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim”.

- Jesus chama de hipócritas os que vivem de aparência, um povo que o honra com os lábios, mas o seu coração está longe de Deus,externamente tudo está correto, mas internamente tudo é falho e errado.

- Você tem a consciência se tudo o que você tem vivido, está ou não está de acordo com a palavra de Deus? Pois no tribunal de Deus as palavras, as obras, os pensamentos e os pecados dos que rejeitaram Jesus a vida toda, os condenarão, e a sentença será a de morte eterna.

- Deus não deixara nada passar sem ser julgado, e aqueles que fizeram e fazem coisas erradas, ou os que andaram e andam segundo os seus próprios pensamentos irão se arrepender, mas será tarde, não adiantará se lamentar, pois pra eles a volta de Jesus será motivo de pranto e ranger de dentes.

- E os despreparados ouviram do Senhor, o que está em(Mateus 25:41) “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”.

4. PRECISAMOS SER VIGILANTES

(Mateus 24:42) “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor”.

- A palavra de ordem de Jesus é: Vigiai! Pois a volta do Senhor será surpreendente, sem aviso prévio, sem telegrama. É preciso vigiar, estar atento aos sinais, e com muito cuidado para não perder o que tem recebido de Deus.

(Apocalipse 3:11) “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa”.

- Os despreparados serão apanhados de surpresa, mas os preparados devem viver na expectativa da volta de Jesus, orando e sempre declarando“Maranata, ora vem, Senhor Jesus”.

(Mateus 24:46) “Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim”.

- Então só nos resta permanecer atentos e preparados para esse grande dia, estamos nos últimos tempos e no último trecho da caminhada, os sinais mostram que vivemos nos últimos dias.

- A volta de Jesus deve ser a maior esperança da Igreja, que precisa estar vigilante, e sempre preparada.

5. PARA QUEM SERÁ A VOLTA DE JESUS?

A sua volta será para os que oaguardam, com paciência, com esperança, com orações e com muito trabalho, sua volta será para os perseverantes.

Sua volta será para osespirituais, que vivem de acordo com sua palavra, fazendo sua vontade, pregando o evangelho e acrescentando no Reino de Deus.

Sua volta será para os que foram lavados e remidos no sangue, e obtiveram através dele perdão dos pecados.

Sua volta será para os queamam o Senhor, de todo o coração, e independente de qualquer coisa e situação, creem e adoram ao Deus vivo, pois são indesistíveis.

Sua volta será para os queestão preparados, para os que estão vigilantes, e sem nenhum comprometimento com o mundo.

- Por fim, quando o grande dia chegar os preparados ouviram o que está em (Mateus 25:34)“Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”.

CONCLUSÃO

- Jesus esta voltando, e a nossa responsabilidade não é tentar adivinhar o dia, mas é estar sempre preparado para ele, é estar pronto para quando o Noivo chegar é ser prudente e não um louco despreparado.

(Mateus 24:13) “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”.

- A vigilância que Deus nos pede hoje é para deixarmos Jesus mudar a nossa vida e nos convertermos verdadeiramente a uma vida reta e justa diante da Palavra de Deus.

- Jesus está à porta e diz aos que querem ouvir, (Apocalipse 3:21) “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono”.

Amém.

 

Fonte: Pr. Fabrício

 

 

+++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++

+++++++++++++++++++++++++++++++

 

SOMENTE ESBOÇOS DE SERMÕES às 06:57

7 comentários:

Anônimo23 de abril de 2013 05:34

Excelente esboço. Que o nosso bom Deus continue lhe usando.

Responder


Pr Jefferson Antunes19 de outubro de 2015 09:03

Este comentário foi removido pelo autor.

Responder


Pr Jefferson Antunes19 de outubro de 2015 09:16

Olá paz seja convosco! Se eu entendi o post, fala sobre o arrebatamento, mas arrebatamento e segunda vinda, são dois adventos diferentes, não tem nada em haver um com o outro; Vejamos: Arrebatamento é quando o Senhor vem para os Seus santos (Jo 14.2,3) ‑‑ Vinda de Cristo é quando Ele vem com os Seus santos (que foram levados à glória no arrebatamento) Jd 14; Zc 14.5.
O arrebatamento pode acontecer a qualquer momento ‑‑ a vinda de Cristo não acontecerá até cerca de 7 anos após o arrebatamento.
No arrebatamento o Senhor vem secretamente, num piscar de olhos (1 Co 15.52) ‑‑ em Sua vinda Ele vem publicamente e todo olho O verá (Ap 1.7).
No arrebatamento Ele vem para libertar a Igreja (1 Ts 1.10) ‑‑ em Sua vinda Ele vem para libertar Israel (Sl 6.1‑4).
No arrebatamento Ele vem nos ares para a Sua Igreja, pois é o Seu povo celestial (1 Ts 4.15‑18) ‑‑ em Sua vinda Ele volta à terra (no local chamado Monte das Oliveiras) para Israel que é o Seu povo terrenal (Zc 14.4,5).
No arrebatamento é o próprio Senhor Quem reúne os Seus santos (1 Ts 4.15‑18; 2 Ts 2.1) ‑‑ em Sua vinda Ele envia os Seus anjos para reunir os eleitos de Israel (Mt 24.30,31).
No arrebatamento Ele leva os crentes para fora deste mundo, deixando para trás os ímpios (Jo 14.2,3) ‑‑ em Sua vinda os ímpios são tirados do mundo para julgamento e os crentes (aqueles que tiverem se convertido por meio do evangelho do Reino que será pregado durante a tribulação) são deixados para desfrutar de bênçãos na terra (Mt 13.41‑43; 25.41). Espero ter ajudado! Deus vos abençoe.

Responder

Respostas


yzaqueu cardoso19 de novembro de 2016 04:15

Não entendi muito bem


yzaqueu cardoso19 de novembro de 2016 04:15

Não entendi muito bem


Responder

yzaqueu cardoso19 de novembro de 2016 04:14

Fiquei confuso depois desse comentário

Responder


yzaqueu cardoso19 de novembro de 2016 04:16

Fiquei confuso depois desse comentário

Responder


Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Links para esta postagem

Criar um link


Página inicial

Visualizar versão para a web

Tecnologia do Blogger.

O cuidado de Jesus com as crianças




O cuidado de Jesus com as crianças

“deixai vir a mim os pequeninos” Marcos 10.14


- Introdução: O exemplo da atitude de Jesus com as crianças nos ensina como trata-las.

1- Devemos acolher bem as crianças: Marcos 9.37

Da mesma forma que Jesus chamou as crianças porque gostava de estar perto delas (Mateus 11.16), também ensinou que devemos cuidar e acolher bem as crianças (Marcos 10.14).

2- As crianças são exemplo: Mateus 18.2-4

Jesus disse que devemos aprender com as crianças, porque elas nos ensinam:

a) Crianças estão no centro da atenção de Deus: v.2

b) Crianças pertencem ao Reino de Deus: v.3

c) Crianças são humildes: v.3

Devemos seguir o exemplo das crianças por sua pureza e simplicidade, para sermos também dependentes de Deus como elas.

3- Recompensa para cuidar das crianças:Mateus 10.42

Jesus prometeu um galardão para quem der ao menos um copo de água aos pequeninos, por isso, quem cuida das crianças e as abençoa terá uma bênção de Deus, mas quem prejudicar sofrerá terríveis danos (Mateus 18.6).

-Conclusão: Assim como  Jesus ensinou devemos cuidar bem das crianças e protege-las de todo mal.

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Continue, não desista!



 

Continue, não desista!

Hebreus 12.1-3


- Introdução: Às vezes passamos por situações difíceis, mas não podemos desistir. Então, o que fazer?

1- Siga a nuvem de testemunhas:

v.1ª “Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas...”.


As pessoas boas, com exemplos positivos servem para nos inspirar a fazer coisas certas. Homens e mulheres de Deus passaram por lutas maiores que as nossas e nos ensinam como vencer.

2- Se livre dos embaraços:

v.1b “desembaraçando-nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta’.


Situações desnecessárias, desgastantes, que tomam nosso tempo e trazem aborrecimento devem ser evitados. O pecado é o principal obstáculo que existe em nossas vidas e precisamos nos libertar dele (João 8.32 e 36).

3- Continue a sua carreira:

v.2 “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus”.


Não pare jamais. Prossiga o seu propósito e seus sonhos com Deus. Nada é maior do que as promessas do Senhor para sua vida. Você tem uma história, uma carreira a seguir. Continue!

-Conclusão:

v.3 “Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma”.


Tudo o que fizermos ou sofrermos não se compara com o que Jesus enfrentou por nós (Romanos 8.18). Por isso podemos continuar sabendo que a vitória vem de Deus (Romanos 9.37).

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues


Ressuscitando a família



Ressuscitando a família

Ezequiel 37.1-11


- Introdução: A família, como um vale de ossos secos que muitos pensam não ter mais jeito, mas pode ser ressuscitada por Deus.

1- Não saia do vale: v.1,2

Ezequiel sabia que estava naquele vale porque Deus o colocou ali, então não questionou a situação.

A família tem sido destruída pelo mundo e muitas vezes se torna como um vale de ossos secos. Mas foi Deus quem criou a família e também pode restaurá-la (Salmo 127.1).

Não saia do vale, mas creia que Deus está com você e pode transformar tudo.

2- Profetize: v.3-5

Precisamos aprender a profetizar, mas como?

a) Não fale o que Deus não falou: v.3

Quando Deus perguntou a Ezequiel se era possível os ossos reviverem, ele respondeu que Deus é quem sabe (v.3). Precisamos parar de ‘falar besteira’, ou a nossa opinião com tudo o que estamos vendo carnalmente.

b) Declare o que Deus manda: v.4,5

Deus mandou Ezequiel profetizar o improvável e assim ele fez. Deste modo devemos apenas abençoar nossa família.

3- Persevere: v.6-10

Deus mandou Ezequiel continuar profetizando e ele profetizava conforme Deus orientava (v.4, 7, 9 e 10).

Às vezes é preciso insistir e não desistir dos nossos sonhos. Também precisamos compreender que existem etapas a ser vencidas, como por exemplo, os ossos se batendo, a carne nascendo, a pele e por fim o espírito.

-Conclusão: v.11

Se a sua família está como a “casa de Israel”, creia que o Senhor pode ressuscitar o seu lar.

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

Curso Livre Bacharel em Teologia


Curso de Teologia a distância sem mensalidades

teologia a distancia sem mensalidadesA Universidade da Bíblia visa o conhecimento bíblico e teológico com a finalidade de formar líderes, pastores e obreiros atuantes na obra do Senhor. Portanto, se você deseja ser um bacharel livre em teologia, este é o curso que você precisa.

Os bacharéis formados na Universidade da Bíblia estão prontos para atuar como líderes, conferencistas, obreiros, professores de escola dominical, e ainda estarão habilitados para atuar nas áreas de administração eclesiástica, evangelismo, discipulado, supervisão, aconselhamento pastoral e produção literária.

Não há mensalidades. O aluno efetua um único pagamento e tem acesso ao curso inteiro. Após a conclusão, o aluno recebe gratuitamente certificado, carteirinha e histórico escolar. Para inscrição e maiores informações, acesse: Curso Livre Bacharel em Teologia

Chegar mais perto de Deus



Chegar mais perto de Deus

 

Texto: Tiago 4:8
Introdução: Não há passo mais importante do que esse: o passo para chegar perto de Deus, para se aproximar mais dEle.

Por que esse passo é importante? ...o texto nos mostra o motivo.

O que lemos na primeira parte do v. 8 ? “Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês”.
Esse nosso passo é importante porque quando nós o damos, ele desencadeia uma reação recíproca da parte de Deus.


Agora, para que uma pessoa realmente possa chegar mais perto de Deus, é preciso que ela dê alguns passos. São sobre esses passos que quero falar.

1. Primeiro passo: Vontade

Por que é preciso vontade para que uma pessoa possa se aproximar de Deus, chegar mais perto de Deus?
Primeiro, porque Deus nos criou com livre arbítrio, isto é, com capacidade e direito de escolha... Portanto, Deus não força ninguém.
Podemos ver o exemplo de Josué, que disse ao povo de Israel (Js 24.15): “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR”.
Segundo, Deus quer que todos se acheguem a Ele, porém de modo espontâneo.
O Salmo 100.2 revela isto: “Adorem o Senhor com alegria e venham cantando até a sua presença”.Adorar com alegria e entrar dançando na presença do Senhor: não dá para fazer isso obrigado; a adoração tem que ser espontânea.
Agora, em sua opinião, há pessoas que não sentem vontade de se achegar a Deus? ...há ou não? Há sim.
Você pessoalmente, tem tido o desejo de se aproximar mais de Deus?
O primeiro passo é a vontade, ter vontade de fazer isso.

2. Segundo passo: Renúncia

Uma prova quanto a necessidade de renúncia, para nos aproximarmos mais de Deus, para chegarmos mais perto de Deus, está exatamente na segunda parte desse verso de Tg 4.8: “... Lavem as mãos, pecadores! Limpem o coração”.
O que quer dizer esta recomendação: “Purificai as Mãos”... “Limpai o coração”. A NVI traduz: “limpem as mãos... purifiquem o coração”.
Bem, a recomendação “purificai as mãos”, simboliza o abandono dos males morais, como aqueles mostrados no começo deste capítulo 4 de Tiago. Veja lá:
· Os prazeres da carne, v. 1, “De onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam”;
· Cobiças e invejas, v. 2, “Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis”;
· Amizade com o mundo, v. 4, “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.
· Orgulho, v.6, “Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.
Estas são algumas coisas, das quais, precisamos nos livrar completamente, pois tais coisas impedem a nosso real aproximação de Deus... elas são como pedras de tropeço no caminho. Veja o que se lê em Is 59.2: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”.
Quanto a recomendação “limpai ou purificai o coração”, significa a purificação do nosso íntimo, a limpeza de todos os males que muitas vezes estão armazenados dentro de nós, no íntimo do nosso ser.
Porque, na verdade, uma limpeza apenas externa ou superficial, não tem valor algum diante de Deus.
Veja o que Jesus disse a respeito dos Fariseus em Mt 23.27-28: “27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. 28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade”.
Portanto, para você chegar mais perto de Deus, é preciso que também dê esse passo: o passo da renúncia, que implica em deitar fora aquilo que é mau, pecaminoso.
E vale lembrar que é o Espírito Santo, usando a própria Palavra de Deus, que nos limpa e purifica do nosso pecado, como certa vez o Senhor declarou aos discípulos; lemos em Jo 15.3: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”.

3. Terceiro passo: Firmeza

O texto de Tiago 4:8 faz referência às pessoas que não tem firmeza. Lemos o seguinte: “Vós que sois de ânimo dobre”. A NVI traduz assim: “vocês que têm a mente dividida” e a NTLH as chama simplesmente de hipócritas.
Portanto, as pessoas de ânimo dobre são as que têm o coração dividido, o coração fingido.
Pessoas de ânimo dobre são aquelas que servem ao mundo, embora finjam servir a Deus, ou seja, uma parte do coração está voltado para Deus, mas a outra parte está voltada para o mundo.
Pessoas de ânimo dobre são pessoas que se mostram instáveis, ou seja, pessoas que tomam decisões hoje que prontamente revogam, desfazem, amanhã.
Pessoas de ânimo dobre são aquelas que às vezes querem ser amigas de Deus, mas na verdade, são mais amigas do mundo.
Mas Deus não aceita que tenhamos um coração dividido. Lemos isto no v. 4: “Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”.
Por isso que é necessário o passo da firmeza: resolva ser firme na fé, firme espiritualmente, firme na Palavra, porque esse, de fato, é um passo fundamental, para que alguém possa se achegar mais a Deus.

Conclusão: Irmão, irmã: o que vai acontecer, à luz de Tiago 4:8, se você se achegar mais a Deus?
Deus se aproximará de você!

Para isso, realmente é preciso que você tenha Vontade, faça Renúncia e tenha Firmeza.

Pr. Walter Pacheco da Silveira

O vazio da vida sem Deus



O vazio da vida sem Deus

Texto:Eclesiastes 1:2 - 12:14

Introdução: Sobre os caminhos do homem, Salomão falou com autoridade. I Reis 10:23 “Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria”.
1. Salomão tinha o poder e a posição para tentar tudo o que seu coração desejasse.
2. A mentira de Satanás é que se você pudesse ter mais posses, mais prazer, um pouco mais de sabedoria do mundo, então, você seria feliz.
Mas, ouça o rei que excedeu a todos os reis da terra em sabedoria! - "Tudo é vaidade".

A palavra hebraica vaidade usada aqui é “hab ale” que significa "vazio ou vaidade; figurativamente algo transitório e insatisfatório”.

I. A vida sem Deus é vazia, porque a vida é transitória.

- Eclesiastes 1:4 “Uma geração vai-se, e outra geração vem, mas a terra permanece para sempre”.
- Salmos 90:10 “A duração da nossa vida é de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles é canseira e enfado; pois passa rapidamente, e nós voamos”.
Se você está agora com 35 anos - você tem apenas 12.000 dias restante - Mas isso é um estalar de dedos em comparação com a eternidade. Tiago 4:14b “...Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instantes e logo se dissipa”.
Então, o que vale a pena na vida?
A verdade é que, se você encontrar a Cristo, você é imediatamente bem sucedido na vida, mas se você tiver tudo o que esse mundo tem a oferecer, e não encontrar Deus através de Cristo, a sua vida é "vazia e insatisfatória".

II. A vida sem Deus é vazia, porque o conhecimento não traz paz.

- Eclesiastes 1:16-17 “Falei comigo mesmo, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; na verdade, tenho tido larga experiência da sabedoria e do conhecimento. E apliquei o coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras; e vim a saber que também isso era desejo vão”.

A. O conhecimento que não reconhece Deus traz "aflição de espírito".
Por exemplo, os intelectuais do nosso tempo, dizem que em algum momento do passado sem idade, uma única célula viva surgiu por geração espontânea ou casualmente. E a partir desta célula plantas evoluíram gradualmente, multicelulares invertebrados, em seguida, peixes e insetos, em seguida, anfíbios, em seguida, répteis, em seguida, aves e mamíferos e finalmente o homem.

O autor desta teoria se angustiou em seu espírito e disse "por que se as espécies descendem de outras espécies por graduações finas, não estamos em todos os lugares vendo inumeráveis ​​formas de transição? Pela evolução da teoria; inumeráveis ​​formas de transição devem ter existido, por que não as encontramos encaixadas em números incontáveis ​​na crosta da terra?”.

O ponto aqui é que o intelectualismo não traz paz, porque na maior parte ignora a sabedoria de Deus e, portanto, o pecado permanece.

- I Coríntios 1:20-24 “Onde está o sábio? Onde o escriba? Onde o questionador deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que creem. Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus”.

III. A vida sem Deus é vazia, porque o prazer, a riqueza, e as obras não trazem satisfação duradoura.

A. Prazer: Eclesiastes 2:1 “Disse eu a mim mesmo: Ora vem, eu te provarei com a alegria; portanto goza o prazer; mas eis que também isso era vaidade”.

Salomão teve 700 esposas e 300 concubinas, um palácio, e era o homem mais rico do mundo.
Lembre-se, vaidade significa transitória, insatisfatória. A Bíblia nos diz em Hebreus 11:25 que Moisés escolheu "antes ser maltratado com o povo de Deus, do que desfrutar dos prazeres do pecado por algum tempo"

No final da vida, as coisas que pensávamos ser tão importantes no momento, parecem vazias porque não trouxeram nenhuma satisfação duradoura.

Vamos dar uma olhada cuidadosa em 1 João 2:16-17 – “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo. Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre”

Quanto de nossas vidas são gastos perseguindo as coisas no versículo 16, mas o versículo 17 nos diz que tudo isso passa.

B. Riqueza e obras.
- Eclesiastes 2:4-11 “Fiz para mim obras magníficas: edifiquei casas, plantei vinhas; fiz hortas e jardins, e plantei neles árvores frutíferas de todas as espécies. Fiz tanques de águas, para deles regar o bosque em que reverdeciam as árvores. Comprei servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e de rebanhos, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém. Ajuntei também para mim prata e ouro, e tesouros dos reis e das províncias; provi-me de cantores e cantoras, e das delícias dos filhos dos homens, concubinas em grande número. Assim me engrandeci, e me tornei mais rico do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. E tudo quanto desejaram os meus olhos não lho neguei, nem privei o meu coração de alegria alguma; pois o meu coração se alegrou por todo o meu trabalho, e isso foi o meu proveito de todo o meu trabalho. Então olhei eu para todas as obras que as minhas mãos haviam feito, como também para o trabalho que eu aplicara em fazê-las; e eis que tudo era vaidade e desejo vão, e proveito nenhum havia debaixo do sol”.

- Eclesiastes 5:10 “Quem ama o dinheiro não se fartará de dinheiro; nem o que ama a riqueza se fartará do ganho; também isso é vaidade”.

- Eclesiastes 5:15 “Como saiu do ventre de sua mãe, assim também se irá, nu como veio; e nada tomará do seu trabalho, que possa levar na mão”.

IV. A vida sem Deus é vazia por causa do pecado

Eclesiastes 7:20 – “Não há homem justo sobre a terra, que faça o bem e não peque”.

A. Este versículo nos diz que o pecado é um mal universal, somos todos afetados por ele.

B. Mas os homens pensam que não serão pegos: Eclesiastes 8:11 – “Porquanto não se executa logo o juízo sobre a má obra, o coração dos filhos dos homens está inteiramente disposto para praticar o mal”.

C. O julgamento virá, portanto, não perca sua juventude e torne a sua vida vazia.

- Eclesiastes 11:9-10 “Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juízo. Afasta, pois, do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal; porque a mocidade e a aurora da vida são vaidade”.

- Eclesiastes 12:1 “Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos em que dirás: Não tenho prazer neles;”

Conclusão: Eclesiastes 12:13-14 - Vamos ouvir a conclusão de toda a questão: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão encobertas, quer sejam boas, quer sejam más.
Receba Deus em sua vida e O obedeça - Porque a sua vida está sendo gravada e será revelada.

Não espere até que você esteja velho, e como Salomão, olhar para trás em uma vida vazia.

Não ajunteis tesouros na terra | O que significa?



Não ajunteis tesouros na terra | O que significa?




O que significa a expressão dita pelo Senhor Jesus: não ajunteis tesouros na terra? O versículo chave está em Mateus 6:19, todo o contexto e versículos que o completam vão até ao 21.

Ao estudarmos estas palavras, fica muito claro que devemos viver um desapego pelas coisas dessas vida. O amor ao dinheiro e as coisas materiais, e buscar as coisas que são de cima.

Esperar somente por coisas desta vida, nos torna os mais miseráveis de todos os homens. 1 Coríntios 15:19.

Embora, a conquista material seja um tema constante dos pregadores de prosperidade , quero nos dias de hoje, quero lhe ajudar a refletir neste pequeno esboço, que nossas motivações enquanto cristãos, não devem se basear nas coisas desta terra, e sim, no céu.

A temporalidade das coisas terrenas

Ao explicar o porquê, de que não devemos juntar tesouros nesta terra, o Senhor nos ensina que aqui, a traça e a ferrugem consomem, e os ladrões minam e roubam.

Por mais grandioso e poderoso seja o patrimônio de alguém, com certeza sofrerá um dia o desgaste do tempo, ficará velho, precisará de reformas ou ainda poderá deixar de existir.

Assim como sua riqueza, poderá sofrer alteração de uma hora para outra. Bem como sabemos, por mais que fiquem para os herdeiros, talvez nunca saberão cuidar como um dia cuidou.

Bem como, quando não há amor em famílias ricas e poderosas, a riqueza gerada por um só homem, podem ser destruídas e roubadas por filhos e parentes gananciosos.

Levando-se em consideração ainda, que nada levamos desta vida. Ajuntar tesouros no céu, logo nos proproem uma vida baseada em princípios espirituais, busca por santidade, amor a Deus e ao próximo.

Nossa pátria real

Ao entrarmos pelo caminho da Graça, através do reconhecimento do sacrifício de Jesus e amor por nós, passamos a nos tornar forasteiros aqui nesta terra.

Estamos aqui trilhando uma jornada, onde uma hora ou outra, seremos arrebatados. Ou ainda se a morte chegar, estaremos entrando na vida eterna.

Ajuntar tesouros no céu, é como alguém que está longe de sua pátria, terra natal, e envia recursos para lá. Sabendo que um dia retornará para a terra natal, e todos os recursos necessários para viver estarão disponíveis.

Embora, sabemos que na glória, não precisaremos destes recursos falíveis da terra, nem sentiremos necessidade de coisa alguma. Teremos um corpo glorificado!

Estes tesouros celestiais estão ligados à galardão. Obras e investimento de vida ao Reino, mas abaixo, uma breve explicação.

Esperança da Glória

Somos cidadãos dos céus! Por mais que precisamos estudar, trabalhar e investir enquanto estamos aqui, há qualquer momento poderemos deixar esta estadia passageira.

Devemos estar prontos e esperançosos por este dia. E por mais que prósperos e bem sucedidos nesta vida, por conta do suor do nosso rosto, aqui não é nosso lugar!

Nada do que venhamos a conquistar aqui, se compara com o céu de Glória! A nossa prioridade é a morada celestial, precisamos estar vigilantes e aguardando ansiosamente pelo dia da vinda do Senhor.

Infelizmente nos dias atuais, somos bombardeados com pregações onde o foco são as coisas terrenas. As mensagens de prosperidade tem inundado os púlpitos de templos e invadido os lares cristãos.

Fazendo assim, o crente viver ansioso e focar suas esperanças em riquezas materiais, acúmulos de bens. Se esquecendo do verdadeiro propósito do evangelho de Cristo.

A busca por conquistar cada vez mais algo, traz longos períodos de investimento em projetos, cursos, trabalhos, horas extras e etc…

Trazendo muitas vezes como consequência a conquista do bem sonhado, mas na trajetória pela conquista perdeu coisas que o dinheiro não compra, como: vida com Deus, um filho que não viu crescer, um casamento que não viu desmoronar, entre outros…

Cuidado! Deus é o maior interessado para que você seja próspero! Lute, estude e trabalhe, mas tenha cuidado em separar suas prioridades, bem como, gerenciar o seu tempo. Equilíbrio é a chave.

Não caia na armadilha do amor ao dinheiro! Não tem problema nenhum em ter, você só não pode amá-lo! Seu coração deve estar nas coisas celestiais.

Ajuntando tesouros no céu

Tudo aquilo que fazemos em prol da obra do Senhor, estamos ajuntando tesouros na Glória! E não somente em obras, e sim, uma testificação de uma vida transformada, um caráter cristão.

Uma vida renascida, nova criatura. Onde à partir de agora, espalha a mensagem do amor de Jesus Cristo, e testemunha com sua própria vida a transformação vivida.

Definindo o caráter de um cristão: as boas obras o seguem, e está sempre preocupado em ganhar almas, gerar transformação na vida das pessoas, amparar o pobre e necessitado.

Investe o seu tempo, não somente nas coisas terrenas. Pois enquanto estamos aqui, devemos nos esforçar e trabalhar pelo nosso sustento.

Mas existe ainda, investimentos em sua vida espiritual e comunhão com Deus. Uma busca incessante da presença de Deus em sua vida, para assim, ter unção para realizar a obra do Senhor.

Se preocupa com a causa de Cristo, e tudo que gira em sua volta. Socorro ao mais necessitados, amparo aos pobres e viúvas, dando de comer a quem está faminto, e vestindo quem tem frio.

Não ajunteis tesouros na terra, palavras finais

Amar a Deus e ao próximo, são os pilares de uma vida renascida em Cristo. Não ajuntar tesouros aqui, não quer dizer que você não precisará mais trabalhar e se esforçar pelo seu sustento.

Mas nos traz um entendimento, que a nossa prioridade deve ser o céu. O versículo 21 do mesmo capítulo 6, encerra dizendo: “Porque onde estiver o vosso tesouro, ali também estará o vosso coração“.

Se suas motivações for somente por riquezas e coisas terrenas, o seu coração logo estará voltado para essas coisas.

Mas se sua prioridade for Deus e o céu, até nesta vida terás o que necessita para viver, pois, há promessas para aqueles que buscam o Reino de Deus em primeiro lugar. Mateus 6:33

A bíblia não te proíbe de ser próspero, pelo contrário. Mas devemos entender que tudo aqui é passageiro, e nada aqui pode ofuscar o desejo de ir morar no céu.

Que o Senhor nos abençoe.

Diga o fraco: Eu sou forte!


Diga o fraco: Eu sou forte!

Joel 3.10


- Introdução: O profeta Joel chama o povo para a luta e desafia a todos para se fortalecerem. Como nos fortalecer?

1- Sendo humilde: II Samuel 3.39

Davi foi humilde e se humilhou quando foi perseguido. Reconheceu sua fraqueza. Por isso Deus lhe exaltou, “pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado” (Lucas 14.11).

Seja humilde e reconheça suas fraquezas!

2- Através da oração: Salmos 142.6

A oração é uma força imbatível. Através da oração somos fortalecidos. Quando oramos também devemos confessar nossas fraquezas a Deus e pedir que nos fortaleça.

A oração te fortalece em suas fraquezas.

3- Pelo poder de Deus: II Coríntios 12.9,10

A fraqueza humana é superada pelo poder de Deus, por isso Deus se agrada dos pequeninos (Mateus 11.25) para usar o seu poder. Com o poder de Deus um menino vence um gigante (I Samuel 17.45).

Quando se sentir fraco clame pelo poder de Deus!

4- Buscando união: II Coríntios 13.9

O apóstolo Paulo declara que o povo de Deus é forte e se reconhece como uma pessoa fraca (I Coríntios 4.10). Mas quando estamos em união somos fortalecidos (Salmos 133). Se uma pessoa ficar sozinha, logo vai se enfraquecendo.

Não fique sozinho, busque ajuda!

-Conclusão: Deus quer fortalecer a sua vida, por isso você também deve reconhecer que é fraco, mas declarar: eu sou forte!

© AUTOR: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues