Não ajunteis tesouros na terra | O que significa?



Não ajunteis tesouros na terra | O que significa?




O que significa a expressão dita pelo Senhor Jesus: não ajunteis tesouros na terra? O versículo chave está em Mateus 6:19, todo o contexto e versículos que o completam vão até ao 21.

Ao estudarmos estas palavras, fica muito claro que devemos viver um desapego pelas coisas dessas vida. O amor ao dinheiro e as coisas materiais, e buscar as coisas que são de cima.

Esperar somente por coisas desta vida, nos torna os mais miseráveis de todos os homens. 1 Coríntios 15:19.

Embora, a conquista material seja um tema constante dos pregadores de prosperidade , quero nos dias de hoje, quero lhe ajudar a refletir neste pequeno esboço, que nossas motivações enquanto cristãos, não devem se basear nas coisas desta terra, e sim, no céu.

A temporalidade das coisas terrenas

Ao explicar o porquê, de que não devemos juntar tesouros nesta terra, o Senhor nos ensina que aqui, a traça e a ferrugem consomem, e os ladrões minam e roubam.

Por mais grandioso e poderoso seja o patrimônio de alguém, com certeza sofrerá um dia o desgaste do tempo, ficará velho, precisará de reformas ou ainda poderá deixar de existir.

Assim como sua riqueza, poderá sofrer alteração de uma hora para outra. Bem como sabemos, por mais que fiquem para os herdeiros, talvez nunca saberão cuidar como um dia cuidou.

Bem como, quando não há amor em famílias ricas e poderosas, a riqueza gerada por um só homem, podem ser destruídas e roubadas por filhos e parentes gananciosos.

Levando-se em consideração ainda, que nada levamos desta vida. Ajuntar tesouros no céu, logo nos proproem uma vida baseada em princípios espirituais, busca por santidade, amor a Deus e ao próximo.

Nossa pátria real

Ao entrarmos pelo caminho da Graça, através do reconhecimento do sacrifício de Jesus e amor por nós, passamos a nos tornar forasteiros aqui nesta terra.

Estamos aqui trilhando uma jornada, onde uma hora ou outra, seremos arrebatados. Ou ainda se a morte chegar, estaremos entrando na vida eterna.

Ajuntar tesouros no céu, é como alguém que está longe de sua pátria, terra natal, e envia recursos para lá. Sabendo que um dia retornará para a terra natal, e todos os recursos necessários para viver estarão disponíveis.

Embora, sabemos que na glória, não precisaremos destes recursos falíveis da terra, nem sentiremos necessidade de coisa alguma. Teremos um corpo glorificado!

Estes tesouros celestiais estão ligados à galardão. Obras e investimento de vida ao Reino, mas abaixo, uma breve explicação.

Esperança da Glória

Somos cidadãos dos céus! Por mais que precisamos estudar, trabalhar e investir enquanto estamos aqui, há qualquer momento poderemos deixar esta estadia passageira.

Devemos estar prontos e esperançosos por este dia. E por mais que prósperos e bem sucedidos nesta vida, por conta do suor do nosso rosto, aqui não é nosso lugar!

Nada do que venhamos a conquistar aqui, se compara com o céu de Glória! A nossa prioridade é a morada celestial, precisamos estar vigilantes e aguardando ansiosamente pelo dia da vinda do Senhor.

Infelizmente nos dias atuais, somos bombardeados com pregações onde o foco são as coisas terrenas. As mensagens de prosperidade tem inundado os púlpitos de templos e invadido os lares cristãos.

Fazendo assim, o crente viver ansioso e focar suas esperanças em riquezas materiais, acúmulos de bens. Se esquecendo do verdadeiro propósito do evangelho de Cristo.

A busca por conquistar cada vez mais algo, traz longos períodos de investimento em projetos, cursos, trabalhos, horas extras e etc…

Trazendo muitas vezes como consequência a conquista do bem sonhado, mas na trajetória pela conquista perdeu coisas que o dinheiro não compra, como: vida com Deus, um filho que não viu crescer, um casamento que não viu desmoronar, entre outros…

Cuidado! Deus é o maior interessado para que você seja próspero! Lute, estude e trabalhe, mas tenha cuidado em separar suas prioridades, bem como, gerenciar o seu tempo. Equilíbrio é a chave.

Não caia na armadilha do amor ao dinheiro! Não tem problema nenhum em ter, você só não pode amá-lo! Seu coração deve estar nas coisas celestiais.

Ajuntando tesouros no céu

Tudo aquilo que fazemos em prol da obra do Senhor, estamos ajuntando tesouros na Glória! E não somente em obras, e sim, uma testificação de uma vida transformada, um caráter cristão.

Uma vida renascida, nova criatura. Onde à partir de agora, espalha a mensagem do amor de Jesus Cristo, e testemunha com sua própria vida a transformação vivida.

Definindo o caráter de um cristão: as boas obras o seguem, e está sempre preocupado em ganhar almas, gerar transformação na vida das pessoas, amparar o pobre e necessitado.

Investe o seu tempo, não somente nas coisas terrenas. Pois enquanto estamos aqui, devemos nos esforçar e trabalhar pelo nosso sustento.

Mas existe ainda, investimentos em sua vida espiritual e comunhão com Deus. Uma busca incessante da presença de Deus em sua vida, para assim, ter unção para realizar a obra do Senhor.

Se preocupa com a causa de Cristo, e tudo que gira em sua volta. Socorro ao mais necessitados, amparo aos pobres e viúvas, dando de comer a quem está faminto, e vestindo quem tem frio.

Não ajunteis tesouros na terra, palavras finais

Amar a Deus e ao próximo, são os pilares de uma vida renascida em Cristo. Não ajuntar tesouros aqui, não quer dizer que você não precisará mais trabalhar e se esforçar pelo seu sustento.

Mas nos traz um entendimento, que a nossa prioridade deve ser o céu. O versículo 21 do mesmo capítulo 6, encerra dizendo: “Porque onde estiver o vosso tesouro, ali também estará o vosso coração“.

Se suas motivações for somente por riquezas e coisas terrenas, o seu coração logo estará voltado para essas coisas.

Mas se sua prioridade for Deus e o céu, até nesta vida terás o que necessita para viver, pois, há promessas para aqueles que buscam o Reino de Deus em primeiro lugar. Mateus 6:33

A bíblia não te proíbe de ser próspero, pelo contrário. Mas devemos entender que tudo aqui é passageiro, e nada aqui pode ofuscar o desejo de ir morar no céu.

Que o Senhor nos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.