EBD CPAD 3º TRIMESTRE 2023 - LIÇÃO 05 JOVENS INSTRUÇÕES PARA OS PASTORES
O primeiro capítulo do livro Maturidade Espiritual do Líder, reflito sobre a crise de liderança que vivemos atualmente não apenas por falta de líderes, mas também pela existência de líderes imaturos e despreparados para o exercício das funções próprias das posições que ocupam. Na verdade, talvez o problema maior não esteja na quantidade de pessoas que desejam a liderança, mas na ausência de preenchimento dos requisitos necessários para liderar.
Não é demais pensar, então, que já existisse essa dicotomia nos dias de Paulo: muita gente desejando ser líder, mas poucos apresentando qualificações condizentes. O texto paulino faz-nos entender que muitos queriam ser “doutores da lei” em Éfeso (1 Tm 1.7), ou seja, queriam liderar o povo como ensinadores ou instrutores. O desejo destes, portanto, era absolutamente impuro. É bem provável também que outros tivessem uma motivação correta, mas nem por isso deveriam ser admitidos no ministério sem que demonstrassem cabalmente o cumprimento dos requisitos éticos e morais compatíveis com a liderança espiritual. Em suma, podemos afirmar que é legítimo aspirar o exercício de cargos de liderança no Reino de Deus. É trágico, contudo, quando isso é feito sem o mínimo senso da responsabilidade que a tarefa impõe. Empolgantes motivações para servir a Deus não são suficientes. Os desafios que as lides espirituais apresentam-nos exigem a presença de qualificativos morais essenciais na vida do líder. Esse é o assunto tratado por Paulo no capítulo 3 da sua
Primeira Carta a Timóteo.
Uma Palavra Fiel Paulo abre a seção relativa aos presbíteros (pastores locais) com uma expressão singular e exclusiva nas Cartas Pastorais. A declaração “esta é uma palavra fiel”, que aparece cinco vezes nas Pastorais (1 Tm 1.15; 3.1; 4.9; 2 Tm 2.11; Tt 3.8), não é vista em nenhum outro livro do Novo Testamento. Segundo Deborah Menken Gill, era um “provérbio aparentemente famoso”, que fazia parte de uma “coleção de curtas declarações (logia), de modo resumido, porções memoráveis de verdades comumente sustentadas pelos crentes [da igreja primitiva]”.
Ainda conforme Menken Gill, “esta declaração cristã valida a aspiração que um crente possa ter de servir à igreja em uma posição de liderança ou supervisão”.67 Timóteo deveria estar ciente disso, mas também precisava estar cônscio da imperativa necessidade de submeter o aspirante a um rigoroso processo de observação a fim de certificar se estavam presentes ou não as qualificações exigidas para o ofício pretendido.
Em outras palavras, não basta querer liderar. É preciso estar apto mediante a apresentação de uma conduta moral irrepreensível, demonstrada por diversos aspectos da vida pessoal, familiar e pública, como se observa na lista contida do versículo 2 ao 7 do capítulo 3 (presbíteros) e do versículo 8 ao 13 (diáconos).
Maturidade, e não Amizade
O texto paulino mostra-nos o cuidado do apóstolo com a formação do episcopado, do colégio de líderes espirituais da igreja efésia. Decerto Paulo via o perigo de o seu jovem cooperador deixar-se seduzir pelo desejo de um rápido crescimento quantitativo, sacrificando a indispensável qualidade do tecido da teia de líderes que ele precisaria construir em Éfeso. Esse, aliás, é um grande risco que correm muitos pastores que lideram igrejas e ministérios.
Outro fator de influência que deve ser evitado para a escolha de obreiros é a amizade. Desenvolver uma boa amizade com todos os irmãos e, principalmente, com os cooperadores é salutar para todo pastor local, embora se saiba que nem sempre a vida de um líder espiritual torna-se compatível com o cultivo de muitos amigos. É mais comum conviver com a solidão, dado que a sua missão requer certas disciplinas que nem sempre permitem que o líder reúna muitas amizades. Ainda que faça grandes amigos entre os seus auxiliares mais próximos, o líder não pode deixar que esse tipo de vínculo influencie-o quando o assunto é o exercício do ministério eclesiástico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.