A igreja de Cristo

A Igreja de Cristo é o tema da lição 8 das Lições Bíblicas CPAD do 3º trimestre de 2017 para a Escola Bíblica Dominical.Nesta lição estudaremos sobre o que a Bíblia diz a respeito da Igreja Cristã.

Texto Áureo: Mateus 18:20

Leitura Bíblica em Classe: 1 Coríntios 12:12-20,25-27

Introdução – Lição 8: A Igreja de Cristo

Lições Bíblicas 3º Trimestre de 2017 – Escola Bíblica Dominical

Muitas pessoas possuem dúvidas acerca do que a Bíblia diz sobre a Igreja de Cristo. Na verdade a doutrina bíblica acerca da Igreja é uma realidade maravilhosa descrita por toda a Escritura, revelando a existência de um povo que o próprio Deus escolheu para si.

I- A Comunidade dos Fiéis – Lição 8: A Igreja de Cristo

A palavra “Igreja” traduz no Novo Testamento o termo grego ekklesia que significa “assembleia” ou “reunião pública”. Apesar de esse termo ser formado pela união de duas palavras gregas e que literalmente significa “chamados para fora”, não é nesse sentido que esse termo é utilizado na Bíblia. Saiba mais sobre o que significa Igreja.

Devido ao caráter único e indivisível da Igreja, desde os primeiros séculos foi utilizada uma expressão que aponta para a verdade de que a Igreja é universal, isto é, a Igreja, como corpo de Cristo, é uma só. Essa expressão, “Igreja Católica”, traduz os termos originais gregos, visto que a palavra “católica” é a tradução do grego katholikos, que significa “universal”, “geral”, no sentido de expressar totalidade.

Obviamente essa mesma expressão é a que passou a designar a Igreja Católica Romana, mas quando aplicamos essa expressão no contexto bíblico, não estamos nos referindo a Igreja de Roma, mas à verdade bíblica acerca da unidade da verdadeira Igreja de Cristo. O escritor de Hebreus fala exatamente sobre isso quando escreve sobre a “universal assembleia e igreja dos primogênitos”, referindo-se ao fato de que na assembleia celestial, todos os fiéis cultuam a Deus, tanto na terra como nos céus (Hebreus 12:23; cf. 10:22,25).

II- Elementos que Identificam Uma Igreja – Lição 8: A Igreja de Cristo

A verdadeira Igreja é uma só, mas se expressa nesse mundo em grupos locais que geralmente são chamados de “igrejas locais”. A Igreja não é um prédio, ao contrário, o significado da Igreja está relacionado a pessoas, e não a construções. No entanto, as pessoas que formam a Igreja de Cristo, se reúnem em prédios para juntos, em comunhão, prestarem culto a Deus e serem edificados em sua Palavra.

O verdadeiro culto prestado pela verdadeira Igreja sempre será direcionado ao Deus Triúno (Pai, o Filho e o Espírito), ou seja, o genuíno povo de Deus nunca prestará culto a anjos, nem a santos, nem a qualquer outra criatura. Como único mediador diante de Deus, Cristo sempre será o centro do verdadeiro culto.

O Novo Testamento destaca os elementos do culto prestado a Deus pela Igreja Cristã, que basicamente envolvem a leitura da Bíblia, a exposição (pregação) da Palavra, a oração, os cânticos de adoração e a administração dos sacramentos. Com relação aos sacramentos, a Igreja de Cristo na terra observa e celebra as duas ordenanças que Ele mesmo estabeleceu: os sacramentos do Batismo e da Ceia do Senhor (Mateus 26:25-28; 28:19; 1 Coríntios 10:16).

III- O Corpo de Cristo – Lição 8: A Igreja de Cristo

apóstolo Paulo escreve dizendo que a Igreja é o Corpo de Cristo (Efésios 1:22-23). Isso significa que Cristo está unido organicamente a Igreja, pois Ele próprio é o Cabeça da Igreja (cf. Efésios 4:15; 5:23; Colossenses 1:18; 2:19).

Essa verdade bíblica é extraordinária, pois aponta para o fato de que, em certo sentido, a Igreja é o complemento de Cristo. Isso não é nenhuma afronta aos atributos divinos de Cristo, pois Ele é, em essência, plenamente autossuficiente, de modo que não pode ser completado por ninguém.

Todavia, no aspecto da intima ligação e relação entre Cristo e sua Igreja, o próprio apóstolo Paulo afirma que a Igreja é o complemento de Cristo, ao escrever que ela é o seu corpo, “a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Efésios 1:23). Justamente por isso que a Igreja aparece nas Escrituras como sendo a Noiva do Cordeiro, os ramos da Videira Verdadeira e as ovelhas do Bom Pastor. Cristo é o Cabeça da Igreja que é o seu corpo.

Conclusão – Lição 8: A Igreja de Cristo

Uma das confissões de fé mais importantes da Igreja Protestante define a Igreja de Cristo como sendo “a santa congregação e assembleia dos verdadeiros crentes em Cristo, que esperam toda a sua salvação de Jesus Cristo, lavados pelo sangue dele, santificados e selados pelo Espírito Santo” (Confissão Belga).

Essa mesma confissão, acertadamente afirma que a Igreja de Cristo não está fixada ou limitada em certo lugar, mas está espalhada por todas as partes. No entanto, ela “está integrada e unida, de coração e vontade, no mesmo Espírito, pelo poder da fé”. Essa Igreja verdadeira se orienta segundo a Palavra de Deus, rejeitando tudo o que é contrário a ela, e mantendo pura a pregação do Evangelho, honrando e reconhecendo sempre Cristo como o Cabeça dela.

Escola Dominical – Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017: A Razão da Nossa Fé – Assim Cremos, Assim Vivemos EBD CPAD | Lição 8: A Igreja de Cristo.

Que tal fazer Bacharel em Teologia sem mensalidades? Clique aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.