“VÊ SE HÁ EM MIM ALGUM CAMINHO MAU E GUIA-ME PELO CAMINHO ETERNO”. - SALMOS 139:24.
Qua, 04 de Maio de 2016 21:36Escrito por Ap. Sidinei Consteila
Estava meditando no Salmo 139 e conclui quão distante estamos de entendermos o que significa a onisciência de Deus. Alguém que nos conhece desde nossa concepção até o último dia da nossa vida. Nada lhe está em oculto. Não falamos à palavra que nos vem à boca e ele já sabe o que vamos falar. De longe penetra os nossos pensamentos. Não adianta fugir de sua presença.
Diante disso cabe uma pergunta:
- É maravilhoso ou terrível ter alguém que nos conhece por inteiro, de quem não se pode esconder absolutamente nada?
Davi tinha a consciência de quem era Deus, motivo pelo qual aprofundava sua intimidade com ele, a ponto de ser considerado homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22).
Salmos 139:23 e 24 – em várias versões.
“Sonda-me, Ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”. RA.
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”. – NVI.
“Por isso, ó Deus, examina a minha vida em detalhes! Põe os meus pensamentos e emoções à prova, toma conhecimento de tudo! Descobre qualquer caminho errado e mau e orienta-me para que ande sempre pelo caminho da vida eterna”. – Bíblia Viva.
“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração! Prova-me, e conhece as minhas preocupações! Vê se ando por um caminho fatal e conduze-me pelo caminho eterno”. Bíblia de Jerusalém.
“Examina-me, Deus, e conhece meu coração; testa-me, e conhece meus pensamentos. Vê se há em mim algum caminho danoso e guia-me pelo caminho eterno”. – Bíblia Judaica.
“Sonda-me, ó Deus” - Tendo em vista que Deus conhecia Davi integralmente, este pedia que Deus viesse sondá-lo.
Sondar: é examinar detidamente, detalhadamente. Investigar, explorar, perscrutar. Perfuração no terreno para verificação de sua natureza geológica, de lençóis de água, de jazidas, etc. Uma sonda normalmente é utilizada para determinar profundidade.
Davi então pede para Deus sondar duas coisas em sua vida: Coração e mente.
Coração: se reporta aos tipos de sentimentos e emoções que nos atingem ou que produzimos diariamente em nossas vidas.
Mente: se reporta aos tipos de pensamentos que povoam a nossa mente.
“vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”. – Podemos deduzir pelo pedido de Davi que tanto o coração como a mente pode conduzir-nos por um caminho mau diante de Deus, sem obrigatoriamente ser um caminho de pecado, mas um caminho que nos afasta das Escrituras e da comunhão com Deus.
Em nossos dias tem se proporcionado tantas coisas à igreja como nunca se viu em tempo algum: Congressos, Seminários, palestras, áudios, DVD´S, programas de TV, livros, etc.
Apesar de tudo o que se tem oferecido, vemos a igreja com excesso de informação, mas vazia de conteúdo. Uma igreja imatura, analfabeta biblicamente, e necessitando urgentemente ter uma vida transformada, através da experiência do novo nascimento.
Isso tudo é para suprir um vazio existencial, ou ainda para suprir as insatisfações que corrói o coração.
Vamos procurar analisar separadamente cada um dos aspectos levantados por Davi no Salmo lido.
01) Coração: se reporta aos tipos de sentimentos e emoções que nos atingem ou que produzimos em nosso dia a dia.
Como está sua área emocional?
Jeremias 17:9 e 10 – “Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações”.
Se há algo em nossa vida em que não podemos confiar são nossos sentimentos/emoções, pois os mesmos se alteram com uma facilidade incrível. Uma hora estamos bem, daqui a pouco acontece algo que nos desestabiliza e nos sentimos mal. Infelizmente a maioria das pessoas prefere dar crédito aos seus sentimentos do que confiar na palavra de Deus. A igreja precisa “sentir” a presença de Deus, a qual deve ser manifesta por reações que possam ser percebidas fisicamente, de preferencia. Para muitos significa “poder de Deus”.
Temos visto em nossos dias muitas pessoas trocando de congregação, pois esta é uma forma simples de atender os nossos sentimentos, que estão dizendo:
- O teu tempo aqui nesta congregação terminou.
- Se você não está se sentindo bem, procura um lugar onde se sinta bem.
- Vai para um lugar onde vão te valorizar.
Os nossos sentimentos nos dizem que é para nos sentirmos bem, sem a necessidade de fazer o que é certo. Estamos preocupados de que a nossa vontade seja feita e não a de Deus. Este é um caminho mau.
Pessoas tem sonhos, chamado, ministério, palavras proféticas liberadas sobre sua vida. Então ela pega tudo isso e acha que outra pessoa (pais, chefe, líder, pastor) é a responsável pela realização de todas essas coisas. Quando as coisas não acontecem, a culpa é dessas pessoas. Precisamos entender que tudo aquilo que Deus tem colocado em nossas mãos é responsabilidade única e exclusiva nossa. Outras pessoas podem nos ajudar, mas não podem ser responsáveis por algo que é nosso. Quando colocamos nossas expectativas em cima de outras pessoas, podemos caminhar para a frustração, a decepção e não poucas vezes a desistência daquilo que Deus tem para nossas vidas. Esse é um mau caminho.
Existe também o contrário, ou seja, pessoas que acham que tem a responsabilidade de fazer acontecer o que é dos outros. Esse processo também não é o caminho, pois a não realização levará a culpa e a decepção. Esse é um mau caminho.
Tempos atrás o Senhor ministrou a minha vida dizendo:“Aquilo que tu queres de mim, nunca vais encontrar enquanto buscares nos outros”.
Precisamos aprender a administrar as nossas emoções, a fim de adquirirmos equilíbrio em nossas vidas.
02) Mente: fala da estrutura de pensamento que estabelece uma mentalidade
Como está sua saúde mental?
Isaias 55:8 e 9: “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor, porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos”.
Romanos 12:2 – “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.
Certamente já sabemos estes versículos de trás para frente, já lemos e ouvimos muitas vezes sobre eles, entretanto pergunto: - Essa passagem bíblica realizou transformação na sua forma de pensar?
Temos uma estrutura de pensamento formatada pela cultura dominante. Nossas mentes estão programadas para interpretar as coisas espirituais através da lógica, portanto, temos dificuldades de assimilar e absorver os valores e princípios do reino de Deus. Este é o motivo pelo qual o Senhor fala dizendo que a estrutura de pensamento dEle é muito mais alta do que a que possuímos. Por consequência, a nossa forma de pensar estabelece um caminho, uma rota, que direciona nossa vida. Ele então fala que os caminhos dEle são mais altos do que os nossos caminhos, nos sinalizando que está a nossa disposição uma melhor maneira de viver, uma qualidade de vida melhor.
Quando achamos que nossa maneira de pensar é a correta, esse é um mau caminho.
Se desejamos realmente andar como filhos de Deus essas duas áreas – mental e emocional – precisam estar bem ajustadas, equilibradas. Precisamos aprender através da prática da palavra de Deus, com o auxílio do Espírito Santo, a controlar e administrar nossos pensamentos e sentimentos para que não venhamos a fazer escolhas e decisões erradas, que certamente nos levarão a um mau caminho.
É importante salientar que Davi pede para que o Senhor o sonde, conheça seu coração e prove seus pensamentos, pois somente desta forma seria possível ter um diagnóstico profundo e real de toda a sua estrutura. Seu desejo era andar de acordo com a vontade de Deus.
Deus abençoe!
Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.