Jeremias 29:10-13


Jeremias 29:10 Porque assim diz o SENHOR: Certamente que passados setenta anos em Babilônia, vos visitarei, e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar. 11 Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. 12 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. 13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
- A paz do senhor Jesus Cristo a todos os meus irmãos em Cristo Jesus, quero vós convidar a vós para meditarem comigo no livro do profeta Jeremias e creio EU que o santo espírito de Deus há de nos conduzir por caminhos de entendimento.
Jeremias apartir do versículo 29, fala sobre cativeiro babilônico e que depois do período de setenta anos o senhor visitaria o povo e nesse período cumpriria a sua palavra, e continua eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, pensamento de paz e não de mau. A intenção de Deus nunca foi de vê o seu povo sofrer, Deus só queria ser adorado pelas suas criaturas, ele só queria ser amado acima de tudo, queria ser amigo, o desejo de Deus sempre foi restaurar a amizade com o homem ( a mesma que tinha com Adão que na viração do dia ia até o éden para conversar com Adão assim como fazemos com um amigo íntimo com o qual temos intimidade)
Mas a desobediência  humana quebrou essa harmonia, essa amizade que Deus tinha com o homem, porque é isso que o pecado faz nós afasta de Deus, ou pecado faz separação (desobedecer a Deus é pecado)(pela desobediência Eva e Adão comeram do fruto)
Isaías 59:2 Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.
 Sempre que o homem for desobediente sofrerá as consequências ( lei da semeadura) "toda ação gera uma reação"

Gálatas 6:7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Foi assim no cativeiro egípcio tendo faraó
Faraó como líder.
Entenda um pouco no texto a seguir:

Quanto tempo durou o cativeiro no Egito?

O cativeiro egípcio durou por 400 anos. Gn 15:13

O cativeiro egípcio durou por 430 anos. Ex 12:40, Gl 3:17.

Textos

400
Gn 15:13 - Então, disse a Abrão: Saibas, decerto, que peregrina será a tua semente em terra que não é sua; e servi-los-á e afligi-la-ão quatrocentos anos.

430
Ex 12:40 - O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.

Gl 3:17 - Mas digo isto: que tendo sido o testamento anteriormente confirmado por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não o invalida, de forma a abolir a promessa.

Descontradizendo

A NVI, no texto de Ex 12:40, acrescenta o seguinte comentário:

O pentateuco Samaritano e a Septuaginta dizem: "no Egito e em Canaã".

Então o texto ficaria melhor dito:

"Ora, o período que os israelitas viveram no Egito e em Canaã foi de quatrocentos e trinta anos".

Paulo usou Ex 12:40 para dizer o que disse em Gl 3:17.

E, provavelmente como um rabino e conhecedor do grego que era, conhecia a Septuaginta.

Obs: Voltamos a enfatizar que a João Ferreira de Almeida é uma tradução da King James (Versão em Inglês) e a NVI é uma nova tradução que tem como fonte os originais Hebraicos, Aramaicos, Grego Koinê, e outras versões como no caso a Samaritana.

Conclusão:
Portanto, Israel ficou 400 anos no Egito, somados aos 30 anos em Canaã. O que somados são 430 anos.

Depois peregrinou por mas 40 anos no deserto para chegar a canaã, porque aquela geração que saiu do Egito, não estavam preparados para entrar em Canaã estavam acostumados a escravidão, não tinham fé em Deus mesmo com todos os milagres realizados no deserto aquele povo não cria eram fracos espiritualmente quando Moisés demorou um pouco a voltar do monte logo trataram de fojar com suas jóias um bezerro de ouro para adorar, essa geração doente e fraca não podia representar em Canaã a semente de Abraão.

Daquela geração só Josué e Calebe entraram em Canaã até Moisés não entrou.
No final dos quarenta anos, da geração que saiu do Egito, somente Josué e Calebe entraram na terra de Canaã, Moisés morreu no monte Nebo e apenas avistou de longe á terra prometida.
Deus nunca abandona os seus, mas a desobediência nos afasta do senhor lhe impedindo de agir ao nosso favor. A história bíblica está cheia de exemplos de homens e mulheres que desobedeceram ao senhor e por isso pagaram um alto preço pela suas desobediências Deus não poupa a ninguém Deus não tem pacto ou aliança com os desobedientes com os metirosos com os homicidas com enganadores com os escarnecedores.
Deus só tem pacto e aliança com os limpos de coração com aqueles que mesmo com dano pessoal ou perdas pessoais não abandonam o seu caminho.
Deus tem prazer com os obedientes
Lembre-se meu amado irmão (a) todas as vezes que o homem desobedecer ao senhor o cativeiro abrirá as portas " pense nisso".
Deus estará sempre pronto para ouvir as nossas supricas (Jeremias 29:12)
Os pensamentos do senhor ao nosso respeito são bons são de paz. (Jeremias 29:11)
E todas as vezes que o buscamos de coração, com sinceridade ele estará pronto a nos ouvir (Jeremias 29:13).
Que Deus te abençoe e te guarde e o espírito santo possa falar melhor ao seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.