Oséias 8 estudando versículo por versículo


 
Oseias 8


1 Põe a trombeta em tua boca. O inimigo vem como uma águia contra a casa do SENHOR, porque violaram meu pacto, e transgrediram minha lei.
2 Então clamarão a mim: Deus meu, nós, Israel, te conhecemos.
3 Israel rejeitou o bem; o inimigo o perseguirá.
4 Eles fizeram reis, mas não de mim; constituíram príncipes, porém sem que eu soubesse; de sua prata e de seu ouro fizeram ídolos para si, para que sejam exterminados.
5 O teu bezerro foi rejeitado, ó Samaria; minha ira está acesa contra eles; até quando não suportarão a pureza?
6 Porque isso procede de Israel, um artífice o fez; isso não é Deus; por isso o bezerro de Samaria será desfeito em pedaços.
7 Porque semearam vento, colherão tempestade; não haverá colheita, nem a produção dará farinha; mesmo se a der, estrangeiros a tragarão.
8 Israel é tragado; agora são como um vaso que ninguém dá valor entre as nações.
9 Porque eles subiram à Assíria, como um jumento selvagem solitário; Efraim se vendeu aos amantes.
10 Ainda que tenham se vendido às nações, agora eu as ajuntarei; e começarão a ser reduzidos pela opressão do rei de príncipes.
11 Porque Efraim multiplicou os altares para pecar, os altares feitos para cometer pecado.
12 Eu lhe escrevi as grandezas de minha lei, mas foram consideradas coisa estranha.
13 Quanto aos sacrifícios de ofertas a mim, eles sacrificam a carne, e a comem; porém o SENHOR não os aceita. Agora ele se lembrará de sua perversidade, e punirá seus pecados; eles voltarão ao Egito.
14 Porque Israel se esqueceu de seu Criador, e edificou templos; Judá multiplicou cidades fortificadas; porém mandarei fogo em suas cidades, que consumirá seus palácios.


Significado de Oseias 8


8.1-14 - Cinco razões são dadas para a trombeta soar pela punição: (1) as transgressões de Israel à aliança com Deus e à Sua Lei (v. 1-3); (2) a nomeação de governantes sem a direção do Senhor (v. 4a); (3) as suas práticas idólatras (v. 4b-7); (4) a sua aliança com a Assíria (v. 8-10) e (5) a disseminação de altares sacrificiais em Israel (v. 11-14). 

8.1-3 - Assim como uma águia dá um voo rasante e captura sua presa, a Assíria invadiria Israel e tornaria seu povo escravo. A casa do SENHOR se refere a toda a terra de Israel. Apesar de os israelitas sustentarem que reconhecem a autoridade do Senhor, te conhecemos, eles violaram Sua aliança e rejeitaram os excelentes atributos de Deus, como justiça, lealdade e humildade (Am 5.14,15; Mq 6.8). 

8.4 - Fizeram reis. Este versículo alude à instabilidade política do Reino do Norte durante o século 8 a.C., quando quatro reis foram assassinados num período de 20 anos (Os 7.4-7). 

8.5,6 - Se a capital Samaria representava todo o Reino do Norte, a referência nestes versículos deve ser aos ídolos em forma de bezerros feitos por Jeroboão I (1 Rs 12.28-30). 

8.7 - No contexto original, este provérbio bem conhecido enfatiza a futilidade das alianças de Israel com falsos deuses e nações estrangeiras. Os israelitas haviam semeado ventos, que simbolizam sua ruína moral, e segariam tormentas, que simbolizam o julgamento vindouro. 

8.8 - Devorado. Esta metáfora ilustra o efeito das alianças entre Israel e as nações estrangeiras, que o abateram economicamente. 

8.9,10 - Como um jumento montês. Esta comparação chama atenção para a atitude voluntária e o desejo de Israel de viver sem ser reprimido pelos padrões de Deus. O termo rei dos príncipes diz respeito ao rei assírio vencedor. 

8.11-13 - Altares para pecar. O Senhor considerou os rituais religiosos de Israel pecaminosos, pois não eram respaldados por uma vida de obediência. Na verdade, Israel tratava a lei de Deus como se fosse uma coisa estranha. Como consequência desses atos, o Altíssimo declarou: voltarão para o Egito. O Egito simbolizava exílio e escravidão. O povo seria, na verdade, levado à Assíria (Os 9.3;11.5). 

8.14 - Segurança verdadeira é a que vem do Criador. Infelizmente, o povo de Deus não cria nisso, mas apenas em seus próprios esforços. Por isso, edificava palácios e cidades fortes



2 comentários:

  1. Assim como no tempo de Oséias o profeta, também não é diferente nos dias de hoje, a palavra de Deus não mudou e Deus também não.
    O povo continua a adorar deuses estranhos e entristecer o coração do senhor.
    Mas não sabem eles que o dia da vingança do nosso Deus está próximo adoremos ao senhor e glorifiquemos o seu santo nome.
    Amém 🙏

    ResponderExcluir

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.