Quando pensamos em páscoa, logo nos vem a memória como um gatilho; chocolates, ovos de páscoa, Coelho da páscoa etc ...
- mas oque seria verdadeiramente a páscoa?
Porque somos levados a pensar em chocolates, bombons, ovos de chocolates todas as vezes que ouvimos alguém pronunciar: "páscoa" ?
Porque nos esquecemos do verdadeiro, significado da páscoa?
Temos ensinado as nossas crianças o verdadeiro significado da páscoa?
A impressão que tenho é que muitos pais, nem se lembram, do verdadeiro significado da páscoa. E pensar nisso, é muito assustador. Quando lembramos que muitos desses pais são cristãos. Torna essa situação muita delicada.
Nada contra em, presentear uma criança com chocolates nesta data, mas não podemos perder a oportunidade de ensinar o verdadeiro significado da páscoa, porque quando perco essa oportunidade estou negrigenciando, uma história tão Bela e tão importante, que marcou toda uma geração.
Essa história começa com um povo que se encontrava escravizado, nas mãos dos egípcios, embora fosse um povo mui numeroso, com um passado de vitórias, agora se encontrava debaixo da sujeição de faraó. Por 430 anos (êxodo 12:40). esse povo, sofreu, mas segundo a bíblia Deus ouviu o clamor deste povo e vos enviou um libertador Moisés, e Moisés junto com o seu irmão arão, debaixo da autoridade divina, com sinais e maravilhas advindas do senhor, fizeram com que faraó após a morte de seu primogênito, libertasse o povo, para adorar e prestar culto ao senhor no deserto.
Mas antes de sair, por ordenança divina, precisavam comer, a páscoa, que teve toda a sua preparação, dirigida e orientadas pelo senhor. Cf. (Êxodo 12:27 ).
Portanto,a páscoa significa: "libertação", aquele povo que outrora se encontrava, cativo por 400 anos agora, tem a oportunidade de recomeçar, de reconstruir, seguindo com a certeza que não estavam mais debaixo do julgo pesado de faraó.
E avançando mas um pouco na história, vemos um pobre Galileu, nascido em uma manjedoura, seus pais, José e Maria antes mesmo desta consumar o seu casamento encontrou-se grávida pelo espírito santo, cujo ato configura um grande milagre. Milagre este que só pode ser entendido e compreendido através da fé.
Aquele cordeiro que foi morto no Egito e o seu sangue passado nos umbrais das portas, simbolizava que todos que estivessem dentro das residências, marcadas com aquele sangue, estariam salvas do anjo da morte, que levaria todos os primogênitos, desde os animais até os filhos dos egípcios e dos hebreus que não estivessem com o sangue do cordeiro Pascoal nos umbrais.
Já no novo testamento, Cristo se ofereceu como, o cordeiro Pascoal a ser sacrificado por nós. E ao ser sacrificado Deu um significado mais forte, mais profundo a páscoa, expandindo assim o seu significado, a páscoa que outrora significava, a libertação do povo hebreus das garras de faraó, agora também, teria como símbolo, a morte de Cristo, como cordeiro imaculado, que se ofereceu para pagar a nossa dívida, trazendo libertação através do seu sangue derramado na cruz do calvário, assim como no Egito, todos que que tinham o sangue do cordeiro em seua umbrais, tiveram o livramento do alto, mantendo com vida os seus primogênitos. Hoje todos os que se encontram debaixo da proteção do sangue de Jesus Cristo, o cordeiro Pascoal, a verdadeira páscoa, estão seguros.
Portanto; páscoa não é chocolate, páscoa é amor, solidariedade, compaixão, páscoa é jesus! Então; todas as vezes que ouvir falarem, a respeito da páscoa, lembre da Cruz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.