1 Coríntios 11:28 Examine-se pois o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. 29 Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
Outras versões da Bíblia
Examine-se o homem a si mesmo, e então coma do pão e beba do cálice.
- Versão NVI (Nova Versão Internacional)
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice.
- Versão AA (Almeida Revisada Imprensa Bíblica)
Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice.
- Versão ARC (Almeida Revista e Corrigida)
Portanto, que cada um examine a sua consciência e então coma do pão e beba do cálice.
- Versão NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
Examine, pois, cada um a si próprio, e dessa maneira coma do pão e beba do cálice.
- Versão KJ1999 (King James 1999)
2 Coríntios 13:5 ( Revista corrigida de 1969).
Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.
A suma do texto que se refere a ministração da santa ceia do senhor, está na auto avaliação de nossas próprias atitudes.
Apesar de ser um memorial que trás à memória todo o sacrifício de Cristo na cruz, não deixa de ser um acontecimento espiritual, porque a presença de Deus é sentida no habiente, de maneira a nos envolver confirmando assim a sua aprovação para com a igreja.
Que neste ato simbólico renova e confirma a nossa aliança com Deus reconhecendo o seu amor, ao entregar seu filho jesus Cristo, o Emanuel para morrer pelos nossos pecados.
Comer o pão 🍞 e beber do suco de uvas que simboliza o corpo e o sangue de jesus sem entendimento, e (discernimento) é muito perigoso. Porque corremos o risco de sermos semelhantes aos fariseus que tiveram suas atitudes denunciadas e reprovadas por jesus.
Participar da ceia indignamente:
Calvino foi um dos teólogos que mais contribuiu com boas exposições acerca da interpretação adequada da celebração da Ceia. Sobre esse ponto específico, ele defende que participar da Ceia do Senhor dignamente é ter consciência da nossa própria indignidade.
Portanto, tomar a Santa Ceia do Senhor indignamente significa participar dela sem discernir seu verdadeiro propósito e significado. Tomar a Ceia indignamente é permanecer indiferente à comunhão do Corpo de Cristo, desprezando a Igreja de Deus e humilhando aqueles por quem o sangue do Cordeiro foi derramado (1 Coríntios 10:16,17; 11:20).
Portanto, participar da Santa Ceia indignamente é alimentar um espírito amargurado e favorecer uma natureza facciosa. É comer o pão e tomar o cálice com uma atitude ímpia e irrefletida. É olhar para o pecado sem qualquer disposição em se arrepender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.