luz do mundo e sal da terra ( salgando e iluminando)

Mateus 5:13 Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens. 
14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte;
 
quando falamos de sal, pensamos logo, em comida, porque é um dos temperos mais usados, não da para imaginar, uma comida sem sal. temos por hábito de comentar, quando comemos um alimento sem sal, de dizer essa comida está igual a comida de hospital.
se fizermos um paralelo entre, esse tempero, no sentido literal e usarmos ele numa linguagem figurada. nós cristãos temos muito a aprender; pois se observarmos a importância do sal não só como tempero do alimento nosso de cada dia, mas olhamos para a figura de linguagem utilizada por jesus entre o sal e o cristão, vamos entender, em primeiro lugar:
que as minhas atitudes precisam ser temperantes.

 (qualidade ou virtude de quem é moderado, comedido).
ser temperantes é ser usado na medida certa, falar tão somente oque Deus mandou falar. (temperar na medida certa). 

Existe um ditado, que fiz: tudo em demasia leva a paralisia.

segundo lugar:

 o sal também servia para conservar, os alimentos para os mesmo não estragarem, apodrecerem.
de igual maneira nós crentes em Cristo Jesus , precisamos usar o sal de Cristo que há em nós para salgar, através de palavras doces, recalcadas sacudidas e com boa medida, porque? crente iracundo, emburrado, insensível é semelhante a sal insípido já perdeu o sabor.

terceiro:
sal também, era usado como remédio.
nós servos do senhor ( crentes em Cristo Jesus) 
precisamos levar a cura aos enfermos, porque conosco Caminha o médico dos médicos (Jeová) Rafa –
O Deus que cura. O Deus que dá restauração completa ao homem.

quarto:

 o sal também era usado, no arado no campo, como uma espécie de pesticida, também lançavasse sobre o terreno, para que nada nascesse ali, o sal também era usado como salário para pagar os soldados, era usado para comprar escravos e etc.

é papel e responsabilidade de cada cristão, ajudar, facilitar, preparar a pessoa ( ouvinte do evangelho) para que a mesma receba a semente com carinho ( a palavra de Deus) veja bem: não confunda; não estou aqui dizendo que temos que fazer o papel do espírito santo, mas sim fazer tudo que estiver ao nosso alcance para que a palavra chegue ao coração daquele (a) irmão ( a) com facilidade sem impedimentos. talvez vc me pergunte diácono como faço isso? é muito simples!
visitar esse irmão (a) orar, ligar, mostrar o quanto ele é importante para Deus. se colocar a disposição, porque todo novo convertido ou até mesmo aquele que voltou pra jesus precisa ser acompanhado no início até que ele se encontre em condições de caminhar sozinho, e esteja fortalecido espiritualmente.

VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO.

ser luz, não é difícil de entender, talvez seja mais fácil fazer um paralelo entre o cristão e a luz natural. do que entre o cristão e o sal (tempero).
o cristão que é luz.  é semelhante a luz  natural tem o seu brilho, mas  é importante observar que esse brilho não é natural dele,  ( cristão) de semelhante modo a lua  não possui o seu brilho próprio. ela reflete a luz do sol, de igual modo o cristão  reflete a  luz de Deus. 

Diácono Luiz Claudio Gomes
Deus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.