Mateus 5:20 Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus.
A paz do senhor Jesus a todos os irmãos em Cristo Jesus.
Procurei separar o texto Áureo, dentro dos pontos que achei importante e necessário, para o bom entendimento da nossa LIÇÃO de domingo na EBD.
1 - VOSSA JUSTIÇA
2 - ESCRIBAS E FARISEUS
3 - REINO DOS CÉUS
Guardai-vos de exercer vossa justiça
Leitura: Mateus 6.1
“Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles; doutra sorte, não tereis galardão junto de vosso Pai Celeste”. – Mateus 6.1
Apenas lendo o versículo podemos de cara tirar uma lição para a nossa vida. E algo que a Bíblia é enfática em dizer: Deus conhece seu coração. Analisando nossas vidas, como temos agido diante dos homens?
O versículo aponta para aquilo que está ligado ao mais íntimo em nosso coração. As nossas atitudes infelizmente nem sempre são com o verdadeiro motivo de glorificar ao Senhor. Às vezes, o que se passa em nosso coração em tomar alguma atitude não é o benefício que traremos a alguém, e sim, como eu serei visto diante da sociedade.
Se você realmente teme a Deus saiba de uma coisa, Ele conhece o seu coração. Não adianta você querer fugir ou tentar enganar a si mesmo com alguma atitude. Se você faz algo querendo ser visto pelos homens, Deus irá julgá-lo.
Jesus nos ensina que aquilo que fazemos deve conter em nosso coração um real desejo, fazer com amor, não querendo aparentar algo aos homens que você não é. A hipocrisia leva o servo do Senhor à ruína total. Portanto, aquilo que você faz, faça de todo o seu coração, não querendo ser visto, mas sim, querendo que o Senhor seja glorificado.
Guarde de exercer sua própria justiça diante dos homens, Deus conhece o seu coração e irá julga-lo segundo as suas obras.
Quem eram os Escribas?
Eles eram encarregados para ensinar e interpretar as escrituras, que tinham muito se dedicado e estudado. Eles traduziam as escrituras, Abriam escolas para o ensino da escritura e a interpretação da lei. Se preocupavam para que as sinagogas funcionassem.
Podemos dizer que os escribas eram os especialistas da lei judaica. Enquanto os sacerdotes no templo se dedicavam aos sacrifícios de animais, os escribas explicavam as escrituras e pesquisavam as interpretações da lei.
Muitos pertencentes ao grupo político dos fariseus, recebiam instruções das escrituras e da lei e se tornavam escribas-fariseus.
A ideologia dos escribas
Apesar do povo manter respeito aos escribas, passaram a ter medo deles depois que começaram a controlar ideologicamente o povo. Muitos deles estavam ligados a classe dominante
Os fariseus eram grandes estudiosos da Lei e por isso alguns deles são frequentemente referidos nos Evangelhos como “intérpretes” ou “doutores” da Lei”. Esse grupo tinha divergências teológicas importantes com os saduceus – por exemplo, os fariseus acreditavam na ressurreição no final dos tempos, enquanto os saduceus não acreditavam nisso.
Os fariseus acabaram por se tornar aos olhos do povo judeu os guardiões da Lei. O povo costumava recorrer aos “doutores” da Lei para tirar dúvidas e saber se alguém estava ou não transgredindo os mandamentos divinos.
É por causa disso que quase todas as discussões teológicas envolvendo Jesus tiveram os fariseus como ponto de partida e não com os sacerdotes. E a raiz dessas discussões é a forma diferente como Jesus interpretava a Lei – Ele privilegiava o aspecto espiritual dos mandamentos e não seu cumprimento formal e as aparências, como faziam os fariseus.
Reino de Deus ou Reino dos Céus?
Algumas pessoas tentam aplicar significados diferentes às designações “Reino de Deus” e “Reino dos Céus”. Mas um estudo bíblico básico sobre o tema mostra claramente que não há qualquer diferença entre essas duas expressões.
A expressão “Reino dos Céus” aparece trinta e quatro vezes no Evangelho de Mateus; enquanto que a expressão “Reino de Deus” aparece somente cinco vezes. Já os outros três Evangelhos fazem uso frequente da expressão “Reino de Deus”.
Além disso, em várias passagens que Mateus usa a designação “Reino dos Céus”, os textos paralelos de Marcos, Lucas e João usam a designação “Reino de Deus”. O próprio Mateus usou as duas expressões juntas de forma intercambiável (Mateus 19:23,24). Portanto, as designações “Reino de Deus”, “Reino dos Céus” ou simplesmente “Reino” são sinônimas (cf. Mateus 5:3; Lucas 6:20).
Há uma sugestão muito usada para explicar o motivo pelo qual Mateus usa “Reino dos Céus” em preferência a “Reino de Deus”. Essa explicação diz que Mateus usa a expressão “Reino dos Céus” porque ele era um judeu escrevendo para judeus. Os judeus tinham por costume usar o nome de Deus o menos possível, por tê-lo como muito sagrado. Então Mateus respeitou essa tradição e falou do “Reino dos Céus”.
Por outro lado, a expressão “Reino dos Céus” talvez não fosse tão inteligível para os gentios quanto “Reino de Deus”. Então pode ser por isso que Marcos, Lucas e João usam essa expressão ao invés de “Reino dos Céus”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.