a paz do senhor Jesus Cristo a todos os meus amigos e irmãos.
O tema da devocional de hoje é oração a ponte que liga o homem a Deus texto a seguir:
1 Samuel 1:1 HOUVE um homem de Ramataim-Zofim, da montanha de Efraim, cujo nome era Elcana, filho de Jeroão, filho de Eliú, filho de Toú, filho de Zufe, efrateu. 2 E este tinha duas mulheres: o nome de uma era Ana, e o da outra Penina. E Penina tinha filhos, porém Ana não os tinha. 5 Porém a Ana dava uma parte excelente; porque amava a Ana, embora o SENHOR lhe tivesse cerrado a madre. 6 E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre. 7 E assim fazia ele de ano em ano. Sempre que Ana subia à casa do SENHOR, a outra a irritava; por isso chorava, e não comia. 8 Então Elcana, seu marido, lhe disse: Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? 10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. 11 E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. 12 E sucedeu que, perseverando ela em orar perante o SENHOR, Eli observou a sua boca. 13 Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. 14 E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. 15 Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. 16 Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora. 17 Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. 18 E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste. 19 E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela. 20 E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, e chamou o seu nome Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR. 22 Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o SENHOR, e lá fique para sempre.
O texto começa com a descrição de um certo homem que era marido de duas mulheres, ana e Penina Ana era estéril e penina tinha filhos. Nos dias de hoje vemos muitos casais que sonham em ser pais e construírem uma família casar comprar uma casa etc; muitos casais conseguem, outros não, alguns até casam-se constroem suas casas mas o sonho da maternidade é interrompido por vários motivos, doenças que pode ser várias, bom o motivo para alguns casais não realizar o sonho da maternidade são muitos, hoje a tecnologia está aí para ajudar, mas não está acessível a todos principalmente os de baixa renda. Paralelo a isso tudo vemos pessoas que são abençoadas com a maternidade e abandonam os seus filhos por vários motivos que não vem ao caso entrar em detalhes aqui, mas uma coisa a palavra do senhor nos ensina:
Salmos 127:3 Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão.
Trouxe essa pequena reflexão dos dias atuais e a realidade que vivemos hoje, para mostrar que muitos tem e não valorizam, enquanto outros oram querendo oque vc tem e não valoriza, vemos a situação dessa mulher (Ana) vendo a sua rival mulher do seu marido encher a casa de filhos trazendo assim descendência ao seu marido enquanto ela se sentia seca por dentro, mesmo o amor que seu marido nutria por ela não era suficiente para lhe fazer feliz. Porque naquela época meus amados uma mulher estéril era tida como uma mulher amaldiçoada. Já não bastava toda essa situação e todo o sofrimento de ana a sua rival penina sobava da sua situação.
6 E a sua rival excessivamente a provocava, para a irritar; porque o SENHOR lhe tinha cerrado a madre.
Sabe meus amados (a) nem todos que estão a nossa volta vão enteder o nosso sofrimento, porque só QUEM passa é que sabe, muitas das vezes, as pessoas acham que o seu sofrimento é frescura, as pessoas só acreditam que a outra está sofrendo de verdade quando vêem o sangue escorrer, jorrar. Só que nem toda ferida sangra externamente, muitas feridas sangram internamente, sangram na alma. É como a depressão muitos acham que é frescura mas não é, a depressão é uma enfermidade da alma, ela é silenciosa é mata a pessoa aos poucos, e muitos familiares acredito eu por falta de discernimento, acham que é frescura mas a depressão já foi conciderada o mau do século. O tratamento para depressão é o amor e o carinho e as orações dos amigos e irmãos em Cristo.
Eu fico aqui pensando na situação dessa mulher, angústiada em seu coração. Quantas orações essa mulher não fez a Deus? Quantas lágrimas essa mulher derramou? Só ela é Deus sabia.
Não espere meu amado, que todos vão enteder a sua aflição mas de uma coisa tenha certeza Deus está enxugando todas as suas lágrimas, vc não está só. Nunca deixe de orar, a oração é a chave da vitória . Não desista de orar porque uma ora a resposta chega da parte de Deus para o seu coração.
Umas das coisas que observo em todos os personagens bíblicos que alcançaram da parte de Deus seus milagres? É que Eram homens e mulheres de oração, "Glória a Deus."
Anas muitas das vezes se absteus de alimentos em prol do seu propósito de ser mãe. E muitas das vezes o seu alimento era as suas lágrimas e as suas orações aos pés do senhor. Mas Deus vira o cativeiro de ana através de um propósito que a mesma fizera com Deus. Leia o verso a seguir:
10 Ela, pois, com amargura de alma, orou ao SENHOR, e chorou abundantemente. 11 E fez um voto, dizendo: SENHOR dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao SENHOR o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.
Ana faz uma oração que não foi feita com palavras, foi muito mas profunda, Ana orou com a alma. A ponto de mexer com as mãos do senhor ao seu favor, meus amados (a) a forma como oramos faz toda a diferença, muitas das vezes não nos preparamos para orar, oração não deve ser tornar uma obrigação diária.
Mas a oração deve ser feita como QUEM fala com um amigo íntimo, como alguém que bate um papo íntimo com alguém muito chegado, assim como Adão antes de pecar tinha com Deus ( face a face).
EU aprendi que a oração é a chave da vitória, aprendi que crente que não ora não vence. A oração é a alavanca que move as mãos do senhor ao nosso favor.
E veja oque Deus faz quando oramos com fé e de todo o nosso coração e com súplicas Veja o texto :
19 E levantaram-se de madrugada, e adoraram perante o SENHOR, e voltaram, e chegaram à sua casa, em Ramá, e Elcana conheceu a Ana sua mulher, e o SENHOR se lembrou dela. 20 E sucedeu que, passado algum tempo, Ana concebeu, e deu à luz um filho, e chamou o seu nome Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao SENHOR.
Meu querido o texto diz que o senhor se lembrou de Ana, ( aqui a bíblia usa uma linguagem humana para o nosso entendimento do texto.)
Muitas vezes vamos encontrar na bíblia a seguinte expressão:" e lembrou Deus" .
E quero te falar uma coisa meus amados (a) Deusnão esqueceu de vc , uma hora a sua benção vai chegar, permaneça em oração, siga o exemplo de Ana que nunca desistiu, mesmo com todas as afrontas de sua rival, talvez vai aparecer alguém para te desanimar, não desanime, permaneça firme no seu propósito e Deus há de te dá vitória. E quando a vitória chegar não esqueça de cumprir com o seu volto para com o senhor porque Ana cumpriu com o dela.
22 Porém Ana não subiu; mas disse a seu marido: Quando o menino for desmamado, então o levarei, para que apareça perante o SENHOR, e lá fique para sempre.
Muitos recebem as bençãos do senhor e viram as Costas não agradecem, esquecem dos votos que fizeram, esquecem dos cultos de ação de graças oferecido ao senhor (lamentável).
No cap. 2 de Samuel vemos Ana engrandecendo e adorando ao senhor pela vitória, esse é o procedimento correto de todos nós cristãos, não podemos esquecer de testemunhar para as pessoas, tudo que Deus fez e está fazendo em nossas vidas. Não podemos ser ingratos.
Lembre-se meus amados (a) Ana mesmo com todas as afrontas não deixou de orar de buscar, até no momento em que orava com angústia no coração, foi tida como embriagada, mas nada parou Ana, porque o foco de ana não estava na situação que a cercava, mas o foco de ana estava na vitória.
Amados (a) tire o seu foco dos problemas e coloque o seu foco em seus objetivos, naquilo que vc necessita receber de Deus.
Se afaste de pessoas tóxicas, negativas. QUEM não é amigos de Deus, não serve para ser seu amigo seu, ande com pessoas que vão te aproximar de Deus, vão te colocar pra cima, envite de olhar pra baixo e olhe para o alto porque é de lá que virá o seu socorro Deus te abençoe grandemente. E o espírito santo possa falar melhor em cada coração fique com Deus!.
"Faça da sua oração uma ponte para o coração de Deus."
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.