A passagem escolhida para devocional de hoje, é muito conhecida pois tratar da ressurreição de Lázaro um homem a QUEM jesus tinha um carinho especial de amigo irmão vamos denominar assim leia o texto a seguir:
João 11:1 ESTAVA, porém, enfermo um certo Lázaro, de Betânia, aldeia de Maria e de sua irmã Marta. 2 E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com unguento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo. 3 Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. 4 E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. 5 Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. 6 Quando ouviu, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava. 11 Assim falou; e depois disso disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
14 Então pois, Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto; 17 Chegando, pois, Jesus, achou que já havia quatro dias que estava na sepultura. 18 (Ora Betânia distava de Jerusalém quase quinze estádios.) 19 E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria, acerca de seu irmão. 20 Ouvindo, pois, Marta que Jesus vinha, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou assentada em casa. 21 Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. 22 Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. 23 Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. 24 Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26 E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca irá morrer. Crês tu isto? 27 Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. 32 Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. 33 Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. 34 E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. 35 Jesus chorou. 36 Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava. 37 E alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego, fazer também com que este não morresse? 39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. 40 Disse-lhe Jesus: Não te tenho dito que, se creres, verás a glória de Deus? 41 Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido. 42 Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. 43 E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. 44 E o que fora defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.
Do versículo 1-6 vemos o desespero de uma irmã, vendo o seu irmão enfermo aqui quero EU conjecturar. Talvez tivera chamado alguns médicos da cidade e nenhum dos que examinaram a Lázaro, conseguiram descobrir oque estava se passado com o mesmo, e talvez o diagnóstico de todos que ali estiveram foi: "essa enfermidade para a medicina não tem cura" "ou prepare todos os familiares para estarem com ele em seus últimos momentos de vida". Fico imaginando o coração de Marta e Maria angustiadas com tantos diagnósticos ruins, mas meus amados (a) a última palavra QUEM dá é o senhor, olha as palavras de Jesus no versículo 4
E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela.
Depois de tantos diagnósticos ruins, estou aqui conjecturando não esqueça, é que lembraram que Jesus o nazareno, que elas acreditavam se o Messias prometido e profetizado pelos profetas a tantos anos atrás agora era uma realidade confirmada, e o mesmo era amigo dos irmãos ( Marta Maria e Lázaro) e Maria já tinha um histórico de experiência com Cristo, pois a mesma outrora lavou os seus pés e enxugara com os cabelos, esse jesus amigo dos irmãos o filho de Deus operava milagres, (curava enfermos, restaurava a vista dos cegos, curava lemprosos, expulsava demônios)
Então mandaram chamar a jesus, talvez por ser amigo dos irmãos elas imaginassem que Jesus viria correndo ao receber a notícia mas veja o texto:
6 Quando ouviu, pois, que estava enfermo, ficou ainda dois dias no lugar onde estava.
Imagine comigo, vc no lugar das irmãs, vendo o seu irmão, dando os seus últimos gemidos e suspiros, depois de ter sido desenganado por tantos médicos e talvez usando todas as suas economias para esse fim, e aquele que tem o poder de tirar e restaurar a vida, seu amigo ao tomar conhecimento dos fatos ainda fica mas dois dias no lugar que se encontrava oque vc falaria ou faria já pensou nisso?
Meus amigos nós seres humanos não temos paciência nem de esperar na fila do banco ainda que seja para receber um pagamento ou sacar dinheiro. Imagine esperar a cura para alguém que está no fim concorda comigo?
Lázaro não suporta esperar a volta de Jesus e para a tristeza das irmãs morre, fico pensando oque passou na cabeça das irmãs ao vê o seu irmão morto e nada de Jesus chegar, fizeram todos os preparativos e sepultaram Lázaro e o choro tomou conta de todos que ali estavam.
Mas é nessa hora mas difícil da vida é que Deus nos dá uma lição valiosa.e nos diz: " O meu tempo não é o seu tempo"
Para o dono da vida a morte é como um sono que ele tem o poder de nos acordar.
Veja:
11 Assim falou; e depois disso disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
A morte para o dono da vida é como um sono. Louvado seja Deus! Leia o verso a seguir:
25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá.
Quando jesus chega a Betânia já faziam quatros dias que Lázaro havia morrido.
Uma coisa que ao meditar nós evangelhos que narram a cerca de Maria irmã de Lázaro podemos observar que a mesma era uma mulher de fé e oração e também tinha conhecimento da palavra, porque meus amigos oque nos sustenta nos momentos difíceis são as nossas orações e também a leitura da palavra de Deus.
Maria era uma mulher de grande fé, e a fé meus amados (a) e o sustentáculo que nos mantém de pé é a continuar da onde muitos desistiram.
Leia o verso 34,35,36 jesus pergunta:
34 E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. 35 Jesus chorou. 36 Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava.
Quando jesus se depara com o sepulcro de Lázaro jesus chora, e os que ali estavam disseram Veja como ele o amava. A palavra nos revela que Jesus chorou apenas duas vezes na bíblia, duas vezes vemos a expressão "jesus chorou", e uma delas foi ao se deparar com o seu amigo, já sepultado. Não podemos esquecer que Jesus também era homem e também filho de Deus, mas como homem sentia fome, dor, se aguatiava como vemos no Getsêmani e também chorava, o lado humano de Jesus também esteve em evidência nos evangelhos, mas mesmo como homem nunca pecou, como homem jesus nos ensinou que quando estamos determinados nada nos impede de prosseguir e alcançar os nossos objetivos.
Quero te fazer uma pergunta: oque te afasta do seu milagre agora neste instante?
Oque impedia. O milagre das irmãs, o que afastava e separava jesus de realizar o milagre era a pedra que tampava o sepulcro escavado na rocha.
E jesus diz:
39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias.
Tirai a pedra meus amados (a) ..........
Muitas das vezes o milagre não aconteceu ainda por causa da pedra ou por causa das pedras, pedras que estão te fazendo tropeçar, pedras que estão te impedindo de vê o seu milagre.
Marta falou já cheira mau porque se passaram quatro dias, não importa o tempo que levou, hoje jesus chegou na sua casa na sua vida, tira a pedra em nome de Jesus meu irmão (a)
E jesus chama a Lázaro pelo nome vem para fora.
43 E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora.
Louvado e glorificado seja o nome do nosso Deus, amados posso vê a cena a carne que já cheirava mau, em estado de putrefação, e pelo o poder do milagre ser restaurada. Não importa o nosso estado, a nossa situação para Deus tudo é possível, não importa a quanto tempo vc está nesse vale, pra Deus tudo é possível! Glória a Deus,
44 E o que fora defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.
E eis que aquele que antes era, denominado como defunto, agora já não é mais, e jesus diz desamarre e deixai-o ir.
Hoje Deus que desamarrar tudo que se encontra amarrado na sua vida meu amado (a) todos os seus sonhos e projetos que estavam mortos hoje Deus quer ressuscitar, você só precisa tirar a pedra.
Que o espírito santo possa falar melhor em cada coração, fique na paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.