Jesus acalma a tempestade ( comentário diácono Luiz Claudio Gomes)




A paz do senhor Jesus Cristo a todos os meus amigos e irmãos em Cristo Jesus.
O tema da devocional de hoje é:

Jesus domina as circunstâncias e acalma a tempestade.

Jesus acalmando a tempestade é um dos milagres de Jesus, citado nos evangelhos sinóticos em Marcos 4:35-41, Lucas 8:22-25 e Mateus 8:23-27, e diferente do episódico conhecido como Jesus andando sobre as águas, que também envolve um barco num lago, mas que só aparece mais tarde na narrativa, em Mateus 14. 

Mateus 8:23 E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram; 24 E eis que no mar se levantou uma tempestade, tão grande que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. 25 E os seus discípulos, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Senhor, salva-nos! Que perecemos. 26 E ele disse-lhes: Por que temeis, homens de pequena fé? 
Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança. 27 E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

 O evangelista Mateus narra uma experiência ocorrida com os discípulos e jesus, aonde se encontravam no mar dentro de uma embarcação de pequeno porte, e segundo Mateus  o mar e a tempestade tomaram uma proporção sem precedentes ao ponto de cobrir o barco, ao ponto de deixar os discípulos apavorados, mas oque mas me chama a atenção nesse texto é que Jesus dormia tranquilamente.
Agora eu te pergunto quem é que conseguiria dormir, diante de uma tempestades de grandes proporções como a que o evangelista Mateus narra no seu evangelho? Vc conseguiria?
Quero criar aqui uma ponte para a passagem em que Pedro anda sobre as águas em direção a jesus, ia tudo muito bem até ele tirar o foco de Jesus. E colocar no mar e no furor das ondas.
Mateus 14:30 Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me!
Meus amados (a) os discípulos ficaram tão apavorados com a fúria do vento e do mar que se deixaram ser dominados pelo medo.
Medo......
esse é o primeiro ponto que quero tratar aqui, não é errado sentir medo, medo é um mecanismo de defesa natural do corpo humano, ter medo é natural o medo muitas das vezes é o nosso aliado, nos em pedindo de cometermos alguns erros. Mas o medo se torna nosso inimigo quando ele nos domina. Porquê nós freia, nos cega, nos deixa estagnado. 
E foi o medo e o pavor da tempestade que cegou os discípulos a ponto de esquecerm que Jesus Cristo o filho de Deus o Emanuel se encontrava no barco.
até entendo que estavam ainda em treinamento, estavam sendo discipulados pelo senhor Jesus, mas nos fica o ensino meus amados (a) que o medo cega, não deixe o medo tirar o seu foco de Jesus, Pedro quando tirou o foco de Jesus começou afundar. No sentido figurado o mar  o vento e as lutas simbolizam o mundo jesus simboliza o socorro bem presente.
Enquanto estamos caminhando com Cristo olhando para o alto de onde vem o socorro, teremos forças para continuar.
Não deixe a fúria das tempestades e do mar te intimidar saiba que nesse barco vc não está só jesus é o timoneiro e com Jesus no barco meus amados (a) o barco não vai a pique, pode soprar o vento que soprar pode vim a onda que vier se a sua casa estiver na rocha que é jesus, Ela não cai.
 
Senhor, salva-nos! Que perecemos....
Aqui neste trecho podemos perceber como os discípulos estavam apavorados.

ele disse-lhes: Por que temeis.......
Aqui podemos perceber que Jesus da uma resposta que acompanha uma interrogativa, porque temeis?
Meus irmãos se temos jesus no barco de fato e de verdade porque temer?
homens de pequena fé? .....
Aqui temos a resposta os apóstolos ainda eram crianças na fé,. Aínda não tinham uma fé madura segura desenvolvida aínda teriam que passar por muitas situações para que pudessem desenvolver uma fé sólida.
Então, levantando-se, repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se uma grande bonança........

Levantou-se..... Meus queridos quando o senhor se move e direção a qualquer situação maravilhas acontecem, quero te falar que não importa a sua situação, a última palavra é do senhor, e com Jesus não existe causa perdida.
Lembre-se de uma coisa: nada é pra sempre, sempre depois de um dia de chuva vem um dia de sol.
Confie em Deus pois ele é especialista em causas impossíveis e hoje ele se colocar de pé diante dessa tempestade e a bonança vai chegar na sua casa creia!
E da mesma forma que os apóstolos ficaram maravilhados vc também ficará com o tamanho da benção que Deus tem guardada pra VC.

Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Jesus naquele dia ensinou uma grande lição aos seus discípulos que jamais seria esquecida àqueles homens de pequena fé entenderam que Jesus era diferente de todos os profetas que vieram antes dele, e eles se fizeram a seguinte pergunta:
quem é este?......
que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Jesus mostrou para os seus discípulos que toda a autoridade estava em suas mãos, que ele estava no controle de tudo.
E EU acredito que naquele dia a fé dos apóstolos aumentou um pouco mais.
Sabe meus amados (a) não é diferente conosco os ventos que passamos os desertos e as lutas são para aumentar a nossa fé, torná-la mais consistente.
Porque Deus só prova, para capacitar, ele não chama os capacitados, mas capacita os que chama.
Por isso, se estiver sendo provado (a) não questione suporte, ore, busque a Deus pelas madrugadas, não deixe de meditar na palavra que logo logo essa prova vai passar, e esse vento vai se acalmar e vc estará cantado o hino da vitória.
Eu aprendi que aquilo que não nos mata; no fortalece.
Que o espírito santo possa falar melhor em cada coração fique na paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.