NECESSIDADE DA TEOLOGIA
É consenso no pensamento cristão a necessidade de se conhecer a Deus, e esse é um processo contínuo. Tal realidade é, por si só, justificadora do estudo da Teologia. Sem entrar na questão dos limites e da qualidade desse conhecimento, é pertinente afirmar a necessidade de se refletir sobre Deus.
Tal conhecimento é mediado por proposições e fatos revelados pelo próprio Deus. No entanto, a Teologia é necessária não somente para as atividades cristãs, mas também para tudo da vida e do pensamento. Isso porque procura entender e sistematizar a Revelação Verbal de Deus, e até onde ela reflete o ensino da Escritura.
A necessidade de teologia é uma questão da necessidade de comunicação de Deus. Visto que este é o universo de Deus, a fonte última de informação e interpretação de tudo da vida e do pensamento é a revelação divina. A Teologia trata com a revelação verbal de Deus, realidade essencial que dá existência e significado a tudo.
Uma das maiores razões para o estudo da Teologia é o valor intrínseco do conhecimento sobre Deus. As outras categorias de conhecimento são meio para um fim, mas o conhecimento de Deus é um fim digno em si mesmo. E, visto que Deus se revelou através da Escritura, conhecer a Escritura é conhecê-Lo, e isto significa estudar Teologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.