PNEUMATOLOGIA - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO (1) 

PNEUMATOLOGIA - A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO (1)

Daremos inicio a uma séire de artigos sobre Pneumatologia, doutrina que se ocupa do estudo da Pessoa do Espírito Santo como Deus e integrante da Santíssima Trindade. Toda a sua obra, desde a conversão do pecador até a sua ação na vida do crente.

INTRODUÇÃO À PNEUMATOLOGIA

Pneumatolgia é a doutrina do Espírito Santo quanto a sua deidade, seus atributos, obras e operações. O termo vem de pneuma (gr. "o ar", "o vento"), cognato do verbo pnéo,"respirar", "soprar", "inspirar". Significa, na Bíblia, principalmente o espírito humano, que, como o vento, é invisivel, imaterial, dinâmico, potente. Mas pneuma (hb. ruach) diz respeito também ao Espírito de Deus, a terceira Pessoa da Trindade.

Quanto aos atos e operações do Espírito Santo no Novo Testamento, na igreja, como o Parácleto divino prometido pelo Pai, bem como prometido e enviado pelo Filho, essa parte da doutrina da Pneumatolgia é comumente denominada Paracletologia.

Para o crente e a igreja, a doutrina do Espírito Santo é altamente prioritária e indispensável, uma vez que o próprio título "Espírito Santo" denota regeneração, recriação, vivificação, dinamismo, espiritualidade (Jo 6.63; 3.6b; Tt 3.5).

O mesmo título denota santidade, santificação ("Santo").

A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO

Acerquemo-nos deste sublime assunto com reverência, santo temor e oração, tendo em vista que se trata de um assunto difícil, haja vista o Espírito Santo não falar de si mesmo (Jo 16.13). O eterno Deus, o Pai, revela muito de si mesmo nas Páginas Sagradas; de igual modo, o Filho. Mas o divino Consolador, não. Daí tratar-se este assunto de um insondável mistério, do qual devemos nos acercar primeiramente pela fé em Cristo (Rm 3.27).

A terceira Pessoa da Trindade não aparece com nomes revelados, como o Pai e o Filho, e sim com títulos descritivos das sua natureza e missão no mundo, entre os homens, bem como através de seus atos realizados. 
"Espírito Santo" não é rigorozamente um nome como apelativo, e sim um título descritivo da sua natureza (Espírito) e da sua missão principal (Santo), a de santificar-nos nesta dispensação.

Ele habita nos servos do Senhor Jesus. As suas operações, portanto, são invisiveis, nas profundezas do nosso interior. Todos esses fatos mencionados tornam o estudo sobre o Espírito Santo dificil, cabendo aqui a pergunta: "Porventura alcançarás os caminhos de Deus, ou chegarás à perfeição do Todo-poderoso?" (Jó 11.7).
Continua....

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