DEVEMOS OU NÃO TER MEDO DE DEUS?
Conhecendo a Bondade e Severidade de Deus.
(refletindo a palavra de Deus)
Há um sentido correto em aceitar o servir a Deus levando em conta um sentimento inerente a todo ser humano: O MEDO que leva em conta a reverencia, o respeito a Deus. Embora sabemos que não devemos servir a Deus por medo, mesmo porque isso nem sequer seria realmente “Servir a Deus”, essa é uma verdade que deve ser levada em conta, pois nesse processo, precisamos entender a SEVERIDADE de Deus. Digo isso com base na vida de vários homens de Deus no passado que tiveram ENCONTROS AMEDRONTADORES com Deus. Se não, vejamos:
1. MOISÉS, o grande legislador e amigo de Deus, quando teve a visão do Senhor no monte teve medo. O escritor aos hebreus se expressa dessa forma:
"O que estavam vendo era tão terrível, que Moisés disse: “Estou tremendo de medo!” HB. 12.21 NTLH. Sim, Moisés sentiu medo da presença do Senhor. Claro que devemos entender esse medo como algo que vem de uma fonte que expressava sua grandiosidade e SEVERIDADE. Sim, Deus é sério e esse conceito está desaparecendo das pregações evangélicas. Talvez por isso, há tanta ênfase no “deus paz e amor” que nunca vai Punir o pecador por seus pecados, mas pelo contrário, é um deus permissivo onde pode tudo e nada é errado ou proibido. Ora, Esse Deus não existe na bíblia mas é uma anomalia do deus das igrejas apóstatas.
2. DANIEL. O grande profeta e político, quando teve uma teofania de Deus na beira do Rio Tigre em Babilônia, também temeu. Ele chega a dizer: "Eu estava ali sozinho enquanto via essa visão impressionante. Fiquei pálido de medo e perdi as forças" Dn 10.8. Ora, se Daniel não tivesse tido medo, que sentido faria o Ser celestial dizer a Ele: "Não fique com medo"? (Dn 10.12)
3. JOÃO, o apóstolo do Senhor no apocalipse, tem uma visão do Cristo glorificado. Ele diz que quando viu o Senhor em sua forma gloriosa, caiu como um morto! Jesus também lhe diz as mesmas palavras que foram ditas à Daniel: "Não fique com medo" (Ap 1.17) A visão de Cristo foi sobremodo tão tremenda, que o apóstolo, em sua fraqueza não aguentou ficar em pé.
BONDADE E SEVERIDADE DE DEUS
São atributos comunicáveis de Deus e que, mesmo parecendo antagônicos são perfeitamente harmoniosos e complementares em Deus. Ele é todo bondade, Ele ama e quer o nosso bem. Mas também Ele é todo Severidade. Isto está em consonância com seu caráter santo. Ele não tolera o pecado, então agirá de acordo com sua justiça aplicada. É claro que isso deve sim gerar medo, porém no sentido de entender sua severidade, compreender que não podemos ignorar que Deus vai julgar a terra e quando isso acontecer, o que mais estará presente naqueles dias é o medo. Então é melhor ter um "medo" reverente de Deus hoje, e segui-lo fielmente, do que ser julgado por Ele em sua Ira. Paulo expressa muito bem isso quando diz:
"Vejam como Deus é bom e também é severo. Ele é severo para os que caíram e bom para vocês, se continuarem sempre confiando na bondade dele. Se não, vocês também serão cortados” Rm 11.12
"Essa expectativa nos manterá vigilantes — podem estar certos. Não é pouca coisa saber que todos, um dia, terão de enfrentar um julgamento." 2Cor 5.11 (biblia a mensagem)
Portanto, lembremo-nos que, no servir a Deus, devemos sim levar em conta sua severidade e agir de acordo, tendo Temor e tremor de Deus, tratando-0 com a Reverência que lhe é devida.
Na paz daquele que é Sério.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.