LIÇÃO 13 ADULTOS: AVIVA, Ó SENHOR, A TUA OBRA


LIÇÃO 13 ADULTOS: AVIVA, Ó SENHOR, A TUA OBRA

Estimado(a) professor(a), a paz do Senhor. Estamos finalizando mais um trimestre de estudo. Nesta última lição, veremos o esperançoso clamor do profeta Habacuque em razão da triste realidade em que se encontrava a nação de Judá (Hc 3). O coração do profeta suplica para que Deus se manifeste e traga avivamento espiritual ao Seu povo. No entanto, a resposta de Deus não veio da forma como o profeta esperava. Deus resolveu convocar os povos do Norte, isto é, os Caldeus, para servirem de instrumento de punição sobre a soberba Judá (Hc 1.6,12) que, mesmo após ser notificada acerca dos seus pecados, não buscou o arrependimento. Um aspecto relevante no clamor do profeta é o seu pedido para que Deus não se mantivesse inerte diante da calamitosa condição espiritual de Judá. O desejo do coração do profeta era que os seus contemporâneos sentissem o mesmo temor ao ouvirem a Palavra de Deus e clamassem por misericórdia. O comportamento do profeta revela um coração avivado, desejoso de que a sua geração temesse a Deus e experimentasse uma mudança de comportamento.

O comentário da Bíblia de Estudo Pentecostal discorre que "Habacuque sabia que o povo de Deus havia pecado e, consequentemente, seria submetido ao juízo divino. Nestas circunstâncias, faz duas petições: 

(1) Pede a Deus que apareça entre o seu povo com nova manifestação de poder. Habacuque está ciente de que o povo não sobreviveria se o Senhor não interviesse com um derramamento de Sua graça e de Seu Espírito. Somente assim haveria verdadeira vida espiritual entre os fiéis. 

(2) Habacuque ora para que Deus se lembre da misericórdia em tempos de aflição e angústia. Sem a Sua misericórdia, o povo haveria de perecer. Hoje, com os alicerces da igreja sendo abalados, quando há aflição por todos os lados, imploremos ao Senhor que torne a manifestar Sua misericórdia e poder para que haja vida e renovação entre o Seu povo" (1995, p. 1338).

Atualmente, é necessário que a Igreja não se conforme com a triste condição da sua geração e não aceite que a indiferença em relação a Deus direcione o estilo de vida e o relacionamento familiar. Por isso, semelhante a Habacuque, os crentes precisam levantar um sincero clamor a Deus por avivamento. O inevitável juízo divino sobre as nações não deve ser motivo para a Igreja se acomodar. Muito pelo contrário, o juízo de Deus certamente virá, mas, como clamou Habacuque, que o Senhor use de misericórdia e manifeste em nossos dias também um avivamento tão grande que possamos ver as manifestações da Sua graça a curar, libertar, batizar no Espírito Santo e levar o homem para o Céu.
(ENSINADOR CRISTÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.