Com base em Atos 1.8, quando Jesus disse que os seus discípulos receberiam o poder do Espírito Santo para serem testemunhas além de Jerusalém (evangelização local) e também na Judeia e Samaria, podemos dizer que a missão regional é a realizada em locais mais distantes do centro de ação inicial. Num Estado do Brasil, ou mesmo de outro país, há diversos municípios ou cidades do interior. São nossas “Judeias e Samarias” a ser alcançadas pelo trabalho de evangelização.
Evangelizando Judeia e Samaria
Em Jerusalém, ocorreu grande perseguição aos discípulos de Jesus, o que os fez mudarem-se para outros lugares (At 8.1).
Cumpria-se o que Jesus dissera antes: “Quando, pois, vos perseguirem nesta cidade, fugi para outra; porque em verdade vos digo que não acabareis de percorrer as cidades de Israel sem que venha o Filho do Homem” (Mt 10.23). Nos primórdios da evangelização, a igreja foi motivada a sair de Jerusalém para outras cidades nas regiões da Judeia e de Samaria por causa da terrível perseguição aos cristãos, inclusive com o consentimento de Saulo.
Filipe levou o evangelho a Samaria (At 8.4); depois, os apóstolos mandaram Pedro e João para reforçar e consolidar o trabalho iniciado por Filipe (8.14), e a ação missionária regional foi tão eficiente que os samaritanos receberam o Espírito Santo (8.17).
Depois da sua conversão, Saulo de Tarso tornou-se um dos maiores evangelistas da história do cristianismo. Ele levou a mensagem do evangelho a muitos lugares.
Renovato. Elinaldo,
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.