Estudos BíblicosSalmo 119: Puríssima é a Tua Palavra



Estudos Bíblicos

Salmo 119: Puríssima é a Tua Palavra
Com 176 versos, o Salmo 119 é o maior de todos. É um hino extremamente rico que merece nossa atenção. Sugiro que abra sua Bíblia para ler esse Salmo antes de continuar a leitura aqui.

O autor do Salmo não se identificou, mas obviamente era um amante da palavra de Deus. Sugestões de possíveis compositores incluem Davi e Esdras, certamente homens que valorizavam cada palavra comunicada por Deus aos seus servos.

A estrutura desse Salmo é fascinante. A maioria das Bíblias impressas corretamente dividem o Salmo em 22 estrofes de 8 versos cada. Embora as traduções não consigam transmitir este fato, é um poema acróstico que segue as letras do alfabeto hebraico. Não somente cada estrofe, mas cada verso da estrofe inicia com a letra correspondente. Se fosse fazer a mesma coisa em português, teria 8 versos começando com a letra A, depois 8 iniciando com B e assim em diante até chegar à letra Z. O estilo acróstico aparece em outros lugares no Antigo Testamento: alguns outros Salmos, os primeiros quatro capítulos do livro de Lamentações etc. Um possível motivo de usar esse tipo de composição seria para facilitar a memorização do hino para cantar na adoração a Deus.

O hino focaliza um único tema do começo ao fim utilizando uma variedade de sinônimos. O autor elogia a palavra de Deus usando termos como lei, caminho, prescrições, mandamentos, preceitos, juízos, decretos, palavra, testemunhos, veredas etc.

Em cada verso desse cântico, o valor da palavra de Deus é frisado. O tempo para ler e meditar na sua mensagem é bem investido, pois nos chama a evitar a insensatez do pecado e seguir a sabedoria revelada pelo Senhor. Todos os 176 versos merecem destaque, mas o nosso espaço aqui é limitado, então vou usar o que resta para citar alguns que são especialmente memoráveis.

“Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca” (verso 4). Mesmo entendendo que todos nós falhamos (Salmo 14:1-3; Romanos 3:23), e que somos incapazes de merecer a aprovação de Deus (Efésios 2:8-9) devemos nos esforçar para cumprir o que o Senhor ordenou. Jesus definiu o verdadeiro motivo dessa obediência: amor para com ele (João 14:15,23).

“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra” (verso 9). A Bíblia não foi revelada para pessoas velhas que só pensariam na eternidade depois de gastar seus melhores anos satisfazendo desejos egoístas. É muito mais fácil manter uma roupa limpa do que tirar manchas, e assim o salmista aconselha os jovens a manter sua pureza.

“Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim” (verso 33). O autor desse Salmo demonstra a atitude que Deus exige de todos que querem estar com ele: a determinação de viver de acordo com sua palavra. No Novo Testamento, Tiago ensinou sobre a importância de ser praticantes, e não apenas ouvintes, da palavra de Deus (Tiago 1:22-25).

“Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos” (verso 71). A nossa tendência é fugir da aflição, e muitos falsos mestres sugerem que o propósito do cristianismo seja o livramento de sofrimento nesta vida. Tanto aqui quanto no Novo Testamento, Deus ensina que o sofrimento traz benefícios espirituais importantes (Tiago 1:2-4; 2 Coríntios 12:10).

“Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos” (versos 99 e 100). É comum desprezar as Escrituras, achando mais relevante o “conhecimento” adquirido por outros meios. Podemos aprender muito da Ciência e outras disciplinas, mas as informações de valor eterno se encontram nas palavras que Deus revelou.

“Amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro refinado” (verso 127). Na busca de prosperidade material que ocupa o nosso tempo e domina os nossos pensamentos, poucos diriam que o maior lucro vem do estudo das Escrituras. O autor do Salmo 119 viu claramente a verdadeira riqueza que Deus deixou para nós na sua palavra.

-por Dennis Allan

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.