Lição🔟, Top 1⃣



Lição🔟, Top 1⃣
O Salmo se originou nas experiências de Davi quando ele fugiu e se exilou. 
O local era o deserto, da Judéia, isto é, ao oeste do rio Jordão, a primeira passagem de Davi, por ele, deve ter sido em meio de pressa e perturbação (cf. 2Sm 15.28; 17.16). Davi expressa sua comunhão com Deus, ainda que o salmista tenha sido cortado dos meios de graça exteriores e visíveis.
Davi ansiava por Deus e isto foi intensificado por seu profundo senso de exclusão do santuário em Jerusalém e por estar separado da arca, símbolo da presença de Deus (cf. 2Sm 15.25-26). O desejo de Judá e de sua alma, ambos pareciam um deserto (conf. 2Sm 17.29).
O Salmista mantinha uma imutável relação; em meio as tristezas e lamento ele expressa: "Como te vi no santuário", onde ele via o poder e a glória de Deus. 
Tua benignidade é melhor do que a vida (3); isto é, melhor do que tudo. Davi tinha perdido seu trono, mas, na visão que Deus lhe concedera, ele vira que permanecia a benignidade de Deus, e que esta era superior a tudo, inclusive ao seu reinado.
O Salmista Davi fala de sua experiência satisfatória, quando lembra de suas experiências e a visão pela fé saindo de uma terra árida e os banquetes do Senhor (1) com um amplo e suntuoso banquete (5). 
As evidências são claras, mesmo ocupado na guerra e no trabalho do reino, ele mantinha um relacionamento com Deus (cf. Sl 36.5-8). 
A certeza da proteção divina fornece base para cânticos jubilosos.
Deus convidara seu povo a aderir a ele o salmista reconhece que esta respondendo desta forma (v.8). Ele é um servo leal que está andando no caminho de Deus e temendo-o. Logo ele é guardado sobreo domínio seguro de seu Deus.
Pb. Alessandro Silva.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.