Lição 🔟 Top 3⃣
São indispensáveis a preocupação e o cuidado do crente consigo mesmo. Muitos se descuidam e sofrem as consequências. É necessário cuidar de si mesmo para estar mais apto a ter uma vida avivada espiritualmente. Diz a 📖 “Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem” 1Tm 4.16. A preocupação com a vida pessoal envolve aspectos relevantes.
Integridade
O crente fiel precisa ter cuidado com a sua integridade moral e espiritual: deve ser íntegro. Essa palavra quer dizer: inteiro, completo; perfeito, exato; reto, imparcial, inatacável; (Dic. Aurélio).
Íntegro é aquele que faz o que diz e diz o que faz; é o que dá testemunho dentro e fora de casa, dentro e fora da igreja, seja na presença ou na ausência dos seus líderes (cf. Mt 5.37; Tg 2.12).
Tato. É sinônimo de “prudência, cautela, tino” (Dic. Aurélio). É fundamental no trato com as pessoas, fatos ou situações, evitando precipitações no falar e no agir (Pv 25.11; Ec 3.1,7).
Saúde. João, escrevendo ao seu amigo Gaio, desejou-lhe saúde (3 Jo 1.2). No que cabe a si, o crente deve obedecer aos princípios bíblicos e científicos no cuidado com a saúde: oração, boa alimentação, repouso, exercício (com o suor do teu rosto [...]), atitude mental correta, evitar o estresse ou a tensão emocional.
Pesquisas mostram que os pastores são submetidos a tensões fora do comum.
O zelo por si mesmo, pela sua mente e pelo seu corpo contribui para que o crente tenha melhores condições emocionais e físicas no desenvolvimento da sua vida na terra.
Renovato. Elinaldo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.