Pastores Carnívoros
A figura de pastor é uma das imagens mais confortantes na Bíblia. Sem dúvida, a abertura de Salmo 23 se tornou um dos trechos mais famosos na literatura: “O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”. Qualquer pessoa exposta aos ensinamentos mais básicos do cristianismo já ouviu a afirmação consoladora de Jesus aos seus seguidores: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim” (João 10:14).
A comparação de pastor de ovelhas com líderes do povo de Deus tem raízes milhares de anos atrás.
Dois dos principais chefes de Israel, Moisés e Davi, serviam como pastores de ovelhas antes de serem chamados para conduzir a nação de Israel.
Sua experiência pecuária contribuiu à capacidade desses homens como governadores. Os dois entendiam bem o fato fundamental da poesia de Davi, que o verdadeiro e principal pastor é Deus.
Durante os séculos depois do reinado de Davi, Israel entrou em declínio por causa da persistente rebeldia contra Deus. Ele usou vários mensageiros, conhecidos como profetas, para avisar os líderes e a população geral sobre os perigos da desobediência.
Ezequiel, por exemplo, transmitiu uma repreensão forte: “Assim diz o SENHOR Deus: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? Comeis a gordura, vestis-vos da lã e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
A fraca não fortalecestes, a doente não curastes, a quebrada não ligastes, a desgarrada não tornastes a trazer e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim, se espalharam, por não haver pastor, e se tornaram pasto para todas as feras do campo” (Ezequiel 34:2-5).
Miqueias usou a mesma figura de pastores carnívoros que devoravam as ovelhas colocadas debaixo da sua proteção: “Disse eu: Ouvi, agora, vós, cabeças de Jacó, e vós, chefes da casa de Israel: Não é a vós outros que pertence saber o juízo? Os que aborreceis o bem e amais o mal; e deles arrancais a pele e a carne de cima dos seus ossos; que comeis a carne do meu povo, e lhes arrancais a pele, e lhes esmiuçais os ossos, e os repartis como para a panela e como carne no meio do caldeirão?” (Miqueias 3:1-3).
Jesus censurou os líderes religiosos da sua época com palavras semelhantes: “Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e muito apreciam as saudações nas praças, as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes; os quais devoram as casas das viúvas e, para o justificar, fazem longas orações; estes sofrerão juízo muito mais severo” (Lucas 20:46-47). Usando uma outra figura relacionada à segurança de um rebanho de ovelhas, ele alertou sobre o perigo de lobos disfarçados em ovelhas (Mateus 7:15).
Pessoas que pregam a mensagem do Senhor ensinam sobre a necessidade de sacrifício, pois ninguém agrada a Deus sem se entregar a ele (2 Coríntios 8:5; Romanos 12:1-2). Tais sacrifícios, porém, são para o benefício espiritual da pessoa e para a honra de Deus, não para os propósitos egoístas de homens que procuram lucro e riquezas materiais. Pessoas que distorcem a palavra de Deus para seu próprio lucro ocupam seu lugar do lado dos pastores carnívoros de Israel. Pedro avisou os pastores na igreja primitiva a manter a pureza dos seus motivos: “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho” (1 Pedro 5:2-3).
O que Deus fez com aqueles predadores em Israel no Antigo Testamento? Trouxe sobre eles castigos terríveis: perderam bens, sofreram a destruição das suas famílias, foram levados ao cativeiro e foram mortos (veja, por exemplo, a sentença contra Amazias, sacerdote de Betel, em (Amós 7:17).
O que Deus fez com os predadores na época de Jesus? Profecia cumprida no ano 70 (veja Mateus 23 e 24).
O que Deus fará com os lobos disfarçados em ovelhas e os pastores carnívoros de hoje?
Leia o artigo completo.
–por Dennis Allan
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.