Abraão afirmou que Sara era sua irmã quando questionado se ela era sua esposa conforme Gn 20 (uma meia verdade que causou confusão).

Abraão afirmou que Sara era sua irmã quando questionado se ela era sua esposa conforme Gn 20 (uma meia verdade que causou confusão). 

   O texto defende a sinceridade de Abmeleque (vv.3-6) e se limita dizer que Abraão fez isso por medo (v.11), mas não avalia se esse comportamento foi certo ou errado. Ao observar a confusão gerada pela resposta incompleta de Abraão, qualquer um avaliaria a conduta dele como inadequada (Ef 4:25; Cl 3:9,10; Pv 12:22). 

   O mesmo acontece com Davi no caso do estupro de Tamar (2 Sm 13), que vai levar ao Assassinato de Amnon por Absalão, culminando com a rebelião de Absalão. Ao ler o texto, percebemos que os eventos que se seguem após o estupro de Tamar poderiam ser evitados se Davi tivesse tomado uma atitude enérgica na primeira situação. Mas o problema é que o texto Bíblico não emite juízo contra Davi nesse caso. 

   Então, há casos que o texto imediato não emite juízo sobre o comportamento dos personagens; mas, num quadro Bíblico geral, podemos perceber que a atitude é errada a partir de outros textos (como no caso de Abraão). Mas isso não significa que devemos emitir juízo de valor por atacado, como afirma o 2º grupo. 

   Devemos avaliar as escrituras com a própria escritura (1 Cor 2:13). Quando um texto Bíblico não emite juízo, ou não avalia um personagem no seu contexto imediato, devemos observar o contexto Bíblico como um todo. Por exemplo, quando Sansão tomou a decisão errada de se casar com uma mulher que não era de seu povo, o texto não emite opinião contra seu comportamento e ainda diz que o erro vinha do Senhor que buscava ocasião contra os filisteus (Jz 14:4).

    Mas o NT manda-nos fugir da prostituição (1 Cor 6:18) e do julgo desigual com infiéis (2 Cor 6:14). Tiago fala que Deus não tenta ninguém, mas cada um é atraído e engodado pela sua própria concupiscência (Tg 1:13-15). O mesmo caso ocorre com o voto precipitado de Jefté (Jz 11:30-35); a luz de Ec 5:4-5 e Dt 23:22 percebemos que foi um voto precipitado. Então, a questão não é se calar quando o contexto imediato se cala, mas avaliar o comportamento da personagem num quadro geral e total da Bíblia. 

   O único personagem Bíblico que só podemos emitir juízos positivos é Jesus que é nosso padrão de perfeição (Ef 4:13-15). Apesar de existir personagens com caráter moral invejáveis (Hb 11), devemos lembrar que todos foram passíveis de falha e avaliação (positiva ou negativa).       

❤️ 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎


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