LIÇÃO 9 UMA FAMILIA NADA PERFEITA


LIÇÃO 9 UMA FAMILIA NADA PERFEITA

Boa parte dos desajustes morais e de caráter encontrados nos filhos são o resultado de uma criação indisciplinada em um lar onde os valores bíblicos são mencionados regularmente, porém pouco praticados. A história da família do rei Davi comprova essa tese, embora fosse ele um "homem segundo o coração de Deus". Segundo narra os livros de 1o e 2o Samuel, Davi era muito dedicado a governar a nação, porém pouco empenhado a atentar para sua própria casa. Os episódios que discorrem sobre o incesto provocado por um de seus filhos, Amnom, contra a própria irmã (1Sm 13.1-22); a raiva e vingança de Absalão em razão da inércia do pai no tocante ao ultraje sofrido por Tamar (13.23-36); e o adultério de Davi e a rebelião e humilhação provocada por seu próprio filho (2Sm 12.1-25) revelam o completo desequilíbrio emocional dessa família. Se consultássemos os psicólogos dos dias atuais, certamente ouviríamos que havia muito que ser tratado entre os membros da grandiosa família de Davi, a começar pelo pai.

O exemplo dessa família nos concede a oportunidade de extrair importantes lições quanto à gerência familiar. Em primeiro lugar, vale ressaltar o cuidado com a própria saúde emocional. Se o líder da família não estiver estável, como poderá prover a segurança, apoio emocional, atenção e presença de que a esposa e os filhos tanto precisam? Logo, a administração das emoções e o domínio próprio diante das crises são reflexões que precisam ser feitas periodicamente. De acordo com o pastor Jamiel Lopes, na obra Psicologia Pastoral: "A pessoa que está em crise pode deixar- se dominar pela ira, tornando-se até agressiva. Essa agressividade é direcionada, principalmente, às pessoas mais próximas, como familiares e amigos. Também emerge um sentimento de revolta contra Deus e a igreja. Um forte sentimento de culpa passa a afligir a pessoa, principalmente nos poucos momentos de sanidade, ou melhor, de consciência do seu problema" (2017, p. 149).

A administração dos conflitos pessoais e das crises existenciais é uma habilidade que todo crente precisa desenvolver, inclusive os que são pais, pastores e obreiros na Casa de Deus. Boa parte dos problemas do rei Davi seriam evitados se ele dedicasse um tempo para cuidar da sua saúde emocional e zelar pelo bem-estar da sua família.
(ENSINADOR CRISTÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.