Explicando Texto Áureo





Explicando Texto Áureo

Pais, não Provoqueis vossos
Filhos à Ira (6.4). Assim como a responsabilidade da esposa de se sujeitar é acompanhada pela responsabilidade do esposo de amar (5.22-33), aqui a obrigação que os filhos têm de obedecer é acompanhada pela responsabilidade dos pais em relação a seus filhos. Os pais são mencionados por causa de seu papel regulador como cabeças ou líderes da família (a responsabilidade da mãe está incluída nesta classificação),
A responsabilidade dos pais está definida em termos de comandos positivos e negativos:
1) No comando negativo, os pais não devem “provocar a ira a seus filhos” (6.4). Os pais terrenos são extremamente importantes na formação do conceito dos filhos a respeito do Pai celestial. Devem se lembrar que um relacionamento adequado com seus filhos é mais importante que o correto desempenho dos filhos. Os pais devem evitar irar, incitar ressentimentos ou desanimar seus filhos através da imposição de expectativas exageradas, ou de um severo ou injusto tratamento ou disciplina, e assim por diante. Isso não implica que os pais devam adotar uma política de não corrigir os seus filhos. Significa simplesmente que devem se conduzir de forma a não predispor seus filhos à desobediência ou rebelião.
2) Paulo dá aos pais uma ordem positiva: “Eduquem-nos” ou “criai-os na doutrina e admoestação do Senhor”. Os pais são responsáveis por tomar a iniciativa no lar de treinar e ensinar os filhos no que concerne ao Senhor. “Criar” significa sustentar ternamente ou dispensar amoroso cuidado e proteção. Essa tarefa é descrita mais detalhadamente de duas formas: (a) “Treinar” (paideia) significa criar e ensinar “principalmente porque se consegue pela disciplina e castigo” (BAGD, 608). Dessa forma, a expressão “criar” está relacionada ao desenvolvimento do caráter, enquanto (b) “ensinar” ou “instruir” (nouthesia) está relacionado a questões que envolvem o caminho da justiça.
Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Editora CPAD. 4 Ed 2006. pag. 1261-1262.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.