Esse episódio aponta para um plano muito maior de Deus em Cristo Jesus, onde os milagres acontecem em proporção maior na vida da Igreja Primitiva e Contemporânea
Deus quer salvar e curar a todos.
O Resumo
Para mostrar tal realidade, o 1⃣ tóp relata a busca de Naamã por cura. Ele era um honrado comandante sírio, mas leproso. Tinha uma escrava israelita, temente a Deus, que fez o comandante ir ao encontro do profeta Eliseu. Imagine a reação do rei de Israel,
diante do pedido de cura do honrado comandante?
O rei de Israel pensava que era uma armadilha.
Entretanto, trata-se de um homem cansado de sofrer o mal que lhe assolava.
O 2⃣ tóp salienta o orgulho e a falta de fé de Naamã. Sim, ao ser orientado a mergulhar 7⃣ vezes no Rio de Jordão, o comandante sírio se sentiu insultado.
Por um lado, Eliseu não se impressionou com a posição de Naamã; por outro, o comandante acatou o pedido do profeta, mergulhou sete vezes no rio e foi curado para a glória de Deus.
O orgulho e a falta de fé não devem ter lugar para quem precisa de um milagre.
O 3⃣ Tóp revela a ambição de Geazi, o servo de Eliseu. Ao ser curado da lepra, o comandante Naamã quis agradecer ao profeta com presentes. Mas Eliseu sabiamente recusou. Não foi o que aconteceu com Geazi, que foi atrás de Naamã com uma história mirabolante, e pediu os presentes que Eliseu recusara.
A ambição de Geazi revelou algo que Deus abomina: negociar os milagres divinos por presentes ou favores humanos.
Aplicação
A lição nos mostra que por meio de um homem estrangeiro, Deus mostra o seu amor por todos os povos.
O Deus todo-poderoso opera em toda a humanidade. Ele nunca esteve alheio ao mundo.
Ela também nos ensina que o orgulho e a falta de fé não têm lugar diante de Deus. O ser humano precisa deixar o orgulho de lado, bem como a incredulidade, para viver uma vida com Deus. Infelizmente, isso tem sido uma pedra de tropeço para muitas pessoas. Não se chega a Cristo por causa do orgulho humano, da falta de fé. Oremos para que o Senhor quebrante os corações dos pecadores.
Não podemos negociar o sagrado no Reino de Deus.
Tirar vantagens com as bênçãos de Deus é blasfêmia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.