O tema deste capítulo é o Salmo 91, um dos mais conhecidos salmos, cuja temática é a proteção de Deus. Quem já não enfrentou uma situação adversa e que lhe causou medo? Acredito que todos nós — talvez seja por isso que este é um salmo tão conhecido e recitado. É um salmo que nos traz segurança e conforto em meio às tribulações e perigos. Quem foi o poeta que escreveu esse salmo que tem como tema a proteção divina? A sua autoria é uma incógnita, embora alguns biblistas afirmem que Moisés é o autor; já outros dizem ser Davi. Observe o que nos diz Matthew Henry a respeito da autoria desse cântico:
No passado, algumas pessoas eram da opinião de que Moisés havia sido o autor, não só do salmo anterior, o que está expressamente afirmado no próprio texto, como também dos oito salmos que o seguem; isso porém, não pode ser verdade, pois no Salmo 95 está expressamente dito que Davi foi quem o escreveu, e isso muito tempo depois de Moisés (Hb 4.7).
É provável que o salmo também tenha sido escrito por Davi.
Os que acreditam na autoria de Davi afirmam que ele escreveu na época em que uma peste foi enviada, devido ao erro do monarca em contar o povo (1 Cr 21). Como já vimos acima, não podemos afirmar a sua autoria; entretanto, o poeta que o escreveu, inspirado pelo Espírito Santo, foi alguém que experimentou o cuidado e o livramento do Senhor. Por exemplo: Davi derrotou Golias, foi um bravo guerreiro e viu a peste ferindo o seu povo; já Moisés viu o ar ser aberto e depois se fechando e tragando Faraó e o seu exército, que perseguia o povo de Deus. Assim, não podemos simplesmente nos prender à sua autoria, mas, sim, à sua mensagem: o cuidado que Deus tem para com os que nEle confiam.
Numa linguagem poética, o salmista afirma que o Senhor guarda-nos debaixo das suas asas, ou seja, acolhe-nos e abriga-nos. Ao estudar esse salmo, é preciso entender o seu contexto. Sobre todo Salmo 91, podemos perceber, segundo Matthew Henry, algumas
verdades importantes para que tenhamos uma vida confiante: que
estamos sob o cuidado especial dos céus (vv. 1, 4), que seremos resguardados do poder das trevas pela proteção singular do Todo-Poderoso e que os seus anjos cuidarão de nossa segurança.
O salmista, que tratava de uma situação de grande perigo que parecia fugir ao seu controle, declara resolutamente que os que confiam no Senhor podem descansar à sua sombra (v. 1). Não sabemos o perigo ou a situação difícil que você está vivendo, mas queremos desafiá-lo a permanecer com os seus olhos voltados para o Senhor, entregando os seus problemas e desafios a Ele e descansando na sua proteção.
O Salmo 91 é um convite a exercitarmos nossa confiança no Todo-Poderoso: “Mil cairão ao teu lado, e dez mil, à tua direita, mas tu não serás atingido” (v. 7). Só os que confiam inteiramente no Senhor têm condições de fazer uma afirmação como essa.
(Thiago Santos, Salmos, encorajamento, instrução e conselho - Livro de Apoio p153)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.