O MISTÉRIO DA GRANDE BABILÔNIA - PARTE 3.

O MISTÉRIO DA GRANDE BABILÔNIA - PARTE 3.

O MISTÉRIO DAS DUAS GRANDES ÁGUIAS E A VIDEIRA - EZEQUIEL 17.

O RENOVO SERÁ ESTABELECIDO NO MONTE ALTO E SUBLIME DE ISRAEL.

TODA A CASA DO ISRAEL SEGUNDO A CARNE SERVIRÁ AO SENHOR DEUS.

Esta é a Terceira Parte sobre o Estudo referente a Grande Babilônia! Se você não viu a Parte 1 e 2, veja, pois já postei, no canal, estes estudos. Nesta Parte Três, estarei abordando o assunto sobre o Enigma das Duas Grande Águias e a Videira, este assunto irá nos mostrar que Jerusalém não é a Grande Babilônia, pois, pelos textos de Ezequiel, iremos ver isso.

1 Veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2 Filho do homem, propõe um enigma e usa de uma parábola para com a casa de Israel;

Ezequiel 17:1-2.

A Palavra do Senhor veio ao Profeta Ezequiel, o Senhor chama o Profeta de "Filho do homem" e ordena que este proponha uma parábola para com a "casa de Israel", repare que, Ezequiel é chamado de "Filho do homem" e usa de "Parábolas", e isso está prefigurando o Cristo que havia de vir, pois Jesus é o "Filho do homem", por ser descendente de Adão, e é "Homem de Parábolas".

3 e dize: Assim diz o SENHOR Deus: Uma grande águia, de grandes asas, de comprida plumagem, farta de penas de várias cores, veio ao Líbano e levou a ponta de um cedro.
4 Arrancou a ponta mais alta dos seus ramos e a levou para uma terra de negociantes; na cidade de mercadores, a deixou.
5 Tomou muda da terra e a plantou num campo fértil; tomou-a e pôs junto às muitas águas, como salgueiro.
6 Ela cresceu e se tornou videira mui larga, de pouca altura, virando para a águia os seus ramos, porque as suas raízes estavam debaixo dela; assim, se tornou em videira, e produzia ramos, e lançava renovos.

Ezequiel 17:3-6.

O Senhor, por boca de Ezequiel, aborda uma História de Israel, observa-se que, o Senhor diz que uma "Grande Águia de Grandes Asas" Plantou uma Muda, ela cresceu e se tornou uma "videira" mui larga, e isso quer nos dizer que, a "Grande Águia de Grandes asas" representa o Senhor, Enquanto a "videira" representa "Israel", o Senhor plantou Israel na sua Terra.
7 Houve outra grande águia, de grandes asas e de muitas penas; e eis que a videira lançou para ela as suas raízes e estendeu para ela os seus ramos, desde a cova do seu plantio, para que a regasse.
8 Em boa terra, à borda de muitas águas, estava ela plantada, para produzir ramos, e dar frutos, e ser excelente videira.
9 Dize: Assim diz o SENHOR Deus: Acaso, prosperará ela? Não lhe arrancará a águia as raízes e não cortará o seu fruto, para que se sequem todas as folhas de seus renovos? Não será necessário nem poderoso braço nem muita gente para a arrancar por suas raízes.
10 Mas, ainda plantada, prosperará? Acaso, tocando-lhe o vento oriental, de todo não se secará? Desde a cova do seu plantio se secará.
11 Então, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
12 Dize agora à casa rebelde: Não sabeis o que significam estas coisas? Dize: Eis que veio o rei da Babilônia a Jerusalém, e tomou o seu rei e os seus príncipes, e os levou consigo para a Babilônia;
13 tomou um da estirpe real e fez aliança com ele; também tomou dele juramento, levou os poderosos da terra,
14 para que o reino ficasse humilhado e não se levantasse, mas, guardando a sua aliança, pudesse subsistir.
15 Mas ele se rebelou contra o rei da Babilônia, enviando os seus mensageiros ao Egito, para que se lhe mandassem cavalos e muita gente. Prosperará, escapará aquele que faz tais coisas? Violará a aliança e escapará?
16 Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, no lugar em que habita o rei que o fez reinar, cujo juramento desprezou e cuja aliança violou, sim, junto dele, no meio da Babilônia será morto.

Ezequiel 17:7-16.

O Senhor, por intermédio de Ezequiel, diz que houve uma outra "águia de grandes asas", esta outra "grande águia de grandes asas" representa o rei da Babilônia, Nabucodonosor, e após isso, o Senhor diz que o rei Nabucodonosor foi a Jerusalém, tomou o seu rei e os seus príncipes para a babilônia, entretanto, o rei Nabucodonosor tomou um descendente da realeza e fez aliança com ele, para que, o reino de Judá pudesse subsistir, este descendente tinha que ficar reinando no reino de Judá, guardando a aliança que fez com Nabucodonosor, observe que, o Próprio Senhor Deus, em Jeremias, havia dito que era pra se submeter ao Jugo do rei da Babilônia, e assim, eles poderiam produzir frutos, mas eles foram rebeldes, pois Zedequias, o rei de Judá, que fizera aliança com Nabucodonosor, foi pedir auxílio do Egito, quebrando assim a aliança que fez com o rei da Babilônia, e por esta causa, os judeus foram levados ao cativeiro, Zedequias morreu na babilônia, porém, se eles se submetessem ao rei Nabucodonosor, não seriam levados para o cativeiro, mas permaneceriam servindo a Deus, porém debaixo do Jugo de Nabucodonosor. Isso é tão verdade que, no período do império romano, os Judeus estavam debaixo do jugo de Roma, mas eles conseguiam fazer as coisas da Primeira aliança.


17 Faraó, nem com grande exército, nem com numerosa companhia, o ajudará na guerra, levantando tranqueiras e edificando baluartes, para destruir muitas vidas.
18 Pois desprezou o juramento, violando a aliança feita com aperto de mão, e praticou todas estas coisas; por isso, não escapará.
19 Portanto, assim diz o SENHOR Deus: Tão certo como eu vivo, o meu juramento que desprezou e a minha aliança que violou, isto farei recair sobre a sua cabeça.
20 Estenderei sobre ele a minha rede, e ficará preso no meu laço; levá-lo-ei à Babilônia e ali entrarei em juízo com ele por causa da rebeldia que praticou contra mim.
21 Todos os seus fugitivos, com todas as suas tropas, cairão à espada, e os que restarem serão espalhados a todos os ventos; e sabereis que eu, o SENHOR, o disse.

Ezequiel 17:17-21.

O Profeta Ezequiel confirma que, realmente, Zedequias quebrou a aliança que, com aperto de mão, foi feita com Nabucodonosor, e ainda, cometeu pecados contra a Lei do Senhor, e por esta causa, foi levado á Babilônia. O Senhor, por boca de Jeremias, em seu livro, haviam mostrado duas alternativas para Judá, se Judá obedecesse ao Senhor, Eles iriam reinar sobre todo o mundo, mas eles rejeitaram a primeira alternativa, entretanto, o Senhor, sendo Misericordioso, deu uma segunda alternativa, esta alternativa era de que eles deveriam se submeter ao Jugo de Nabucodonosor, que reinou sobre todo o mundo, todavia, Judá foi rebelde e não obedeceu ao Senhor, e por isso, Zedequias e o povo foi punido, uns morreram a espada, outros foram levados para o cativeiro na babilônia e um resto haviam ficado na Terra de Israel .

22 Assim diz o SENHOR Deus: Também eu tomarei a ponta de um cedro e a plantarei; do principal dos seus ramos cortarei o renovo mais tenro e o plantarei sobre um monte alto e sublime.
23 No monte alto de Israel, o plantarei, e produzirá ramos, dará frutos e se fará cedro excelente. Debaixo dele, habitarão animais de toda sorte, e à sombra dos seus ramos se aninharão aves de toda espécie.
24 Saberão todas as árvores do campo que eu, o SENHOR, abati a árvore alta, elevei a baixa, sequei a árvore verde e fiz reverdecer a seca; eu, o SENHOR, o disse e o fiz.

Ezequiel 17:22-24.

No Capítulo 17, nós vimos que o Senhor, sendo uma Grande Águia de Grandes Asas, Plantou Israel, e esta produziu ramos, que são filhos, entretanto, houve uma outra águia, que é o rei Nabucodonosor, o rei da Babilônia destruiu a Jerusalém, porquanto, eles havia desprezado e quebrado a aliança que foi feita com a Primeira Águia, que é o Senhor, e quebraram a aliança que foi feita com a Segunda águia, que é Nabucodonosor, veja que Judá não Produziu bons frutos(obedecer ao Senhor), e por esta causa, Jerusalém foi destruída por Nabucodonosor, mas, após tudo isso, o Senhor, nos versos 22 ao 24, nos traz uma revelação de Cristo, o Senhor diz que Cristo, que o renovo terno, será Plantado no "Monte alto e Sublime", mas o que isto quer dizer? Isso quer dizer que Jesus, que é o Renovo, quando voltar, será Plantado no Monte Alto, que é Sião, porque lá se Estabelecerá o seu Reino, o Senhor Prossegue dizendo que Todos os "Animais" habitarão debaixo do Renovo, ou seja, os "animais" representam as "Nações", as nações estarão debaixo do Governo de Cristo. Cristo, na sua Primeira vinda para morrer pelos homens, foi Colocado em Sião, pois ele é a Pedra Angular, contudo, quando voltar ao Monte Sião, o seu reino será estabelecido em Sião, e assim, todas as nações serão colocadas debaixo de seus pés.

Observa-se que, o Senhor usa a Expressão "Monte Alto e Sublime", e esta mesma expressão aparece em Ezequiel dos capítulos 40 ao 48, onde o Profeta Ezequiel, em visões, é levado ao "Monte Alto" de Israel, onde tem a cidade da Jerusalém restaurada e o Templo Terrestre, Ezequiel dos capítulos 40 ao 48 está falando a respeito do que irá acontecer no Reino Milenar de Cristo, e por esta causa, Ezequiel 17 fala que Cristo será Plantado no "Monte Alto e Sublime", veja que, o "Monte Alto", de Ezequiel 40, é o mesmo "Monte Alto e Sublime" de Ezequiel de capítulo 17.

39 Quanto a vós outros, vós, ó casa de Israel, assim diz o SENHOR Deus: Ide; cada um sirva aos seus ídolos, agora e mais tarde, pois que a mim não me quereis ouvir; mas não profaneis mais o meu santo nome com as vossas dádivas e com os vossos ídolos.
40 Porque no meu santo monte, no monte alto de Israel, diz o SENHOR Deus, ali toda a casa de Israel me servirá, toda, naquela terra; ali me agradarei deles, ali requererei as vossas ofertas e as primícias das vossas dádivas, com todas as vossas coisas santas.
41 Agradar-me-ei de vós como de aroma suave, quando eu vos tirar dentre os povos e vos congregar das terras em que andais espalhados; e serei santificado em vós perante as nações.
42 Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu vos der entrada na terra de Israel, na terra que, levantando a mão, jurei dar a vossos pais.
43 Ali, vos lembrareis dos vossos caminhos e de todos os vossos feitos com que vos contaminastes e tereis nojo de vós mesmos, por todas as vossas iniqüidades que tendes cometido.
44 Sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu proceder para convosco por amor do meu nome, não segundo os vossos maus caminhos, nem segundo os vossos feitos corruptos, ó casa de Israel, diz o SENHOR Deus.

Ezequiel 20:39-44.

No Livro do Profeta Ezequiel, no Capítulo 20, o Senhor diz que, nos tempos do Reino Milenar de Cristo, a casa do Israel Segundo a carne, que é todas as Tribos do Israel segundo a carne, irão servir ao Senhor, no Monte Alto de Israel, e ali, o Senhor requererá as Primícias das dádivas deles, o Senhor fará com que eles façam isso, contudo, o Senhor, por amor ao seu nome Santo, deixará que eles realizem isso, o Israel segundo a carne se envergonhará por ter Negado o Messias de Israel, o Messias é Jesus, repare que, o "Monte Alto de Israel" é o Mesmo "Monte Alto e Sublime" de Ezequiel 17 e é o Mesmo "Monte Alto de Israel" em Ezequiel dos Capítulos 40 ao 48, isso nos mostra que Jerusalém não será aniquilada como a Grande Babilônia será, pois Jerusalém Terrena Será Restaurada, mas a Grande Babilônia será lançada no Lago de Fogo. 

Entre no Canal: @QueVenhaoDescanso .



Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.