📜 𝐏𝐎𝐒𝐒𝐎 𝐄𝐌𝐈𝐓𝐈𝐑 𝐉𝐔Í𝐙𝐎 𝐃𝐄 𝐕𝐀𝐋𝐎𝐑 𝐒𝐎𝐁𝐑𝐄 𝐎𝐒 𝐏𝐄𝐑𝐒𝐎𝐍𝐀𝐆𝐄𝐍𝐒 𝐁Í𝐁𝐋𝐈𝐂𝐎𝐒❓❤‍🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎



📜 𝐏𝐎𝐒𝐒𝐎 𝐄𝐌𝐈𝐓𝐈𝐑 𝐉𝐔Í𝐙𝐎 𝐃𝐄 𝐕𝐀𝐋𝐎𝐑 𝐒𝐎𝐁𝐑𝐄 𝐎𝐒 𝐏𝐄𝐑𝐒𝐎𝐍𝐀𝐆𝐄𝐍𝐒 𝐁Í𝐁𝐋𝐈𝐂𝐎𝐒❓
❤‍🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

   *✅ Juízos de valor são avaliações (positivas ou negativas) que fazemos acerca da realidade, das coisas e das pessoas que estão ao nosso redor*. A questão que percebemos na revista desse trimestre é que *o autor constantemente emite juízos de valor sobre os personagens Bíblicos (“personagem A” agiu errado, ao passo que “personagem B” agiu certo).*

   *Isso tem gerado um debate em grupos de estudos de EBD.* Muitos afirmam que não podemos emitir juízo de valor ou avaliar o comportamento dos personagens Bíblicos. *Outros afirmam que sim, claro que podemos emitir juízo e avaliar o comportamento de qualquer personagem Bíblico.* Já outros afirmam que podemos emitir juízo ou avaliar o comportamento à medida que o texto o faz.

🧡 𝗚𝗥𝗨𝗣𝗢 𝟭
     Os que defendem que não podemos avaliar ou emitir juízo sobre personagens Bíblicos se Baseiam em *Ap 22:18,19 e 2 Pe 1:20*📖. Assim a lógica desse grupo pode ser resumida da seguinte forma:

⏺️ - Não podemos acrescentar ou subtrair ideias das escrituras.
⏺️ - Avaliar ou emitir juízo sobre a conduta de um personagem é acrescentar nossa opinião.
⏺️ - Logo, não podemos avaliar ou emitir opinião sobre os personagens Bíblicos. 

    Inclusive fomos atacados nos comentários em alguns posts aqui no Instagram e no Facebook por alguns que defendem esse ponto de vista citando esses textos e seguindo essa lógica, principalmente quando avaliamos o comportamento de Sara, de Jacó, e Samuel. (principalmente Samuel que para muitos foi um personagem infalível).    

💙 𝗚𝗥𝗨𝗣𝗢 𝟮
      Os que defendem que podemos avaliar o comportamento de qualquer personagem Bíblico se baseiam em *Rm 15:11 e 2 Tm 3:16*. Resumindo a lógica desse grupo temos:

⏺️ - Tudo na Bíblia foi escrito para nosso crescimento e aprendizagem.
⏺️ - Quando avaliamos um comportamento estamos aprendendo.  
⏺️ - Logo, avaliar e emitir opinião sobre os personagens Bíblicos é uma forma de aprendizagem.   

💚 𝗚𝗥𝗨𝗣𝗢 𝟯
     É o grupo mais moderado. Afirma que podemos avaliar e emitir juízo sobre os personagens Bíblicos à medida que o texto imediato o faz. Assim o autor da lição foi injusto com Samuel, por exemplo, quando o comparou com Eli na omissão dos pecados de seus filhos; visto o autor de Samuel condenar Eli, ao passo que não faz isso com Samuel. A lógica desse grupo pode ser resumida assim:

⏺️ - Devo observar o contexto imediato da história do personagem.
⏺️ - Algumas vezes o contexto imediato emite juízo e outras não.
⏺️ - Logo devo calar onde o contexto imediato cala e não avaliar o personagem do texto.   

      *Então, a pergunta é: qual a posição Bíblica correta❓* Analisando as 3 posições, podemos descartar a de que jamais podemos avaliar personagens Bíblicas, pois *Ap 22:18* 📖 é uma declaração sobre a profecia do próprio livro do apocalipse e não de toda a Bíblia. Já 2 Pe 1:20 afirma que devemos observar as palavras dos profetas (v.19), pois elas não são apenas as palavras humanas (por isso, não são opinião “particular” deles, ou seja, de particular interpretação), mas são inspiradas pelo Espírito Santo (v.21).  

   Limitar-se apenas a descrever o que o texto Bíblico descreve, sem emitir valor, não é o que a Bíblia faz consigo mesma; em muitos casos, o NT avalia o comportamento das personagens do AT (Hb 12:16; Jd 5-15; 2 Pe 2) mesmo quando o AT não o faz. Isso pode nos levar a concluir que os que defendem emitir juízo sobre qualquer personagem estão corretos. Porém, antes atentemos para alegação do 3º grupo. 

    De fato, uma postura adequada é se ater ao que a Bíblia diz. Então avaliar o que a Bíblia avalia ou calar quando a Bíblia se cala é adequado não é mesmo❓ Porém temos algumas dificuldades nessa 3ª visão. Principalmente no que diz respeito a algumas personagens Bíblicas. Podemos destacar como exemplos Abraão e Davi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.