𝐓𝐈𝐏𝐎𝐒 𝐃𝐄 𝐅𝐔𝐆𝐀 𝐃𝐎 𝐓𝐄𝐌𝐀 𝐃𝐀 𝐋𝐈ÇÃ𝐎 𝐃𝐀 𝐄𝐁𝐃❤‍🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎



🔴 𝐓𝐈𝐏𝐎𝐒 𝐃𝐄 𝐅𝐔𝐆𝐀 𝐃𝐎 𝐓𝐄𝐌𝐀 𝐃𝐀 𝐋𝐈ÇÃ𝐎 𝐃𝐀 𝐄𝐁𝐃

❤‍🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

*✅ Pode ocorrer com qualquer professor da EBD; até nós mesmos, em muitos posts, fugimos do tema da lição. Neste post, vamos listar alguns tipos de fuga do tema da lição para que estejamos atentos e para que possamos refletir sobre a nossa própria prática de ensino na EBD.*

*😳 - FUGA TOTAL*

*É um caso muito evidente e muito gritante*. Por exemplo, quando o tema da lição é sobre o novo nascimento e a nova vida em Cristo e falamos de outra coisa totalmente fora da proposta da lição; como por exemplo, falar sobre a origem do pecado em Adão, da volta de Cristo ou da Batalha do armagedon. Esse é um caso muito evidente. 

Porém devemos estar mais atentos aos casos menos gritantes, pois são menos perceptíveis e muito mais frequentes, que são os casos de fuga parcial. Os tipos de fugas parciais podem ser classificadas como: 

*😳 - FUGA PARCIAL PELA TANGENTE*

*Tanger quer dizer tocar*. Ou seja, é a prática de tanger ou tocar em algum tópico da lição, mas, no decorrer da aula, tomar outros rumos. Por exemplo, o tema da lição é o poder de Jesus sobre as enfermidades ou Jesus tem poder para curar. Em um dos tópicos da lição o autor destaca que muitas doenças poderiam ser evitadas com uma boa alimentação ou com exercícios físicos, comentando da nossa responsabilidade pela nossa saúde. 

Então, a partir desse tópico, o professor dá outro rumo a aula da EBD e entra na questão dos exercícios físicos, alimentação, higiene pessoal e cuidados diversos com a saúde. Ou seja, ele toca em um tópico da lição, e a partir desse tópico ou detalhe da lição ele foge totalmente da proposta do tema. Ou seja, ele foge literalmente pela tangente, desviando o tema da lição, a partir de um tópico, para outro diferente do proposto na lição.   
 
*😳 - FUGA PARCIAL PARALELA*

*Um exemplo é transformar uma observação sobre um tópico da lição no centro da aula*. Algo que pode ocorrer na próxima lição que aborda a importância da figura paterna na formação dos filhos, tomando como exemplo os filhos de Eli e os filhos de Samuel. Por não concordar com a comparação de Samuel com Eli, pois Samuel não é responsável pelas atitudes dos filhos como foi Eli. 

Então, o professor pode gastar todo tempo da aula tentando provar seu ponto de vista e fazendo uma defesa de Samuel. Ou seja, ele cria um tema paralelo à lição a partir de um detalhe dela, mas que de fato, está totalmente fora do objetivo da lição que é debater e mostrar a importância da presença paterna na criação dos filhos. Aparentemente o professor está comentando a lição, mas está fora dela.  

*😳 - FUGA PARCIAL POR PROTAGONISMO*

*🙊 Quando um exemplo pessoal ou experiência de vida do professor, ou do aluno que está com a fala, toma o centro da aula e substitui o tema.* A história de vida ou experiencia pessoal devem ser vir apenas como ilustração reforçando o tema, mas nunca pode se tornar o tema central da aula. Por exemplo, o tema da lição é sobre o perdão, mostrando o exemplo de vários personagens da Bíblia (como José e Davi), tendo como exemplo maior Jesus. Então, desde o início da lição o professor se sente à vontade para contar sua experiencia pessoal e passa todo tempo da aula dando seu testemunho a respeito do tema. 

*🙈 Nem se preocupa em ler os textos Bíblicos sugeridos na revista, não dá atenção aos exemplos citados na revista.* A experiência dele torna-se o centro e a fonte principal de ensino da aula. Ou seja, o professor, ou mesmo o aluno com a fala, torna-se o protagonista e exemplo a ser seguido, ao invés de José, Davi ou Jesus.  

❤‍🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.