LIÇÃO 9 - O REINADO DE JOÁS.
Uma religiosidade aparente e uma fé rasa, sem profundidade, sem raízes pode ser a causa de muitas pessoas serem INCONSTANTES em sua crença.
Não conseguem manter uma continuidade e consequentemente, fidelidade a Deus. Era mais ou menos isso que acontecia com os reis maus de Israel.
No caso desta lição 9, o rei Joás. É bom que se lembre sobre o fundo histórico e familiar de Joás. Ele vinha de uma linhagem de reis IDÓLATRAS.
Sua mãe, a rainha Atalias que era filha de Acabe e Jezabel, eram também avós de Joás. Atalias seguiu os erros de seus pais e assim a idolatria seguiu-se perpetuando no poder, causando todo tipo de atos indecentes que incluía morte, traição, injustiça etc..
Os profetas tinham muito trabalho em confrontar esses reis maus e mesmo quando Deus operava seus milagres, ainda assim eles não se corrigiam.
Às vezes, pareciam que começavam bem, adorando a Deus, lançando fora os ídolos mas logo, caíam no erro e começavam a praticar o baalismo novamente.
Foi nesse ambiente que nasceu o rei Joás. Embora ele tenha tido um bom mentor que era o sacerdote Joiada.
Certamente havia ensino bíblico para a criança. O sacerdote tinha a árdua tarefa de manter a fidelidade do rei Joás a Jeová, ensinando-lhe a adorar a Deus.
De fato, o sacerdote Joiada fez de tudo para proteger o rei Joás de sua maligna mãe Atalia que em um surto, mata seus parentes. Joás escapou da matança porque foi escondido por Joiada na casa do Senhor, como bem nos informa o nosso comentarista Pr. Claiton:
"[...] A atitude de Joiada reflete a atitude que o cristão deve tomar em relação aos seus filhos, de escondê-los na casa de Deus contra as investidas do inimigo.
Certamente, o melhor lugar para esconder os filhos das influências do mundo, da corrupção e da idolatria que cassa nossos dias é dentro da Casa do Senhor.
Obviamente que isso não significa privar os filhos da liberdade de estudarem e conhecerem a vida, mas significa que temos uma proteção segura para eles, dentro dos parâmetros bíblicos, ao serem ensinados na Palavra do Senhor" (Livro de Apoio)
Todo esse esforço de Joiada foi importante para colocar Joás no poder, como rei porém, não foi suficiente para que este, mesmo tendo realizado as reformas que fez no templo e na destruição de imagens não foi suficiente para mantê-lo fiel a Deus após a morte de Joiada.
É PRECISO TER PERSEVERANÇA
Isto mostra-nos que a perseverança em seguir ao Senhor é uma das virtudes que não podem faltar aos cristãos atuais.
Vivemos dias terríveis em que nossa fé é testada em detrimento dos sentimentos do nosso coração. Podemos achar que servimos a Deus, que o adoramos mas em nossa fé, se não há firmeza nem profundidade para mantermos fieis a Deus, falhamos na jornada.
Por tal motivo há erros sendo cometidos, há ensinos heréticos e há portanto, doutrina de demônios sendo ensinados na igreja evangélica brasileira.
Que Deus nos ajude a permanecermos FIRMES, CONSTANTES e sempre abundantes na obra do Senhor. Sabendo que é fiel esta promessa:
"Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida" (Ap. 2.10)
Fonte: Enomir Santos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.