Meu Pecado é Problema Assumido por Outro
[Quarta de quatro reflexões sobre o problema do pecado no livro de Ezequiel.]
Deus usou Ezequiel para comunicar sobre o problema do pecado de várias perspectivas. Ele enfatizou a responsabilidade individual pelo pecado, mas também chamou seus servos a se preocuparem com os pecados dos outros, até no nível nacional. Essas perspectivas foram consideradas nas primeiras três reflexões dessa série. Agora, vamos considerar mais um ponto de vista sobre o pecado no livro de Ezequiel.
O Antigo Testamento servia para diagnosticar o problema do pecado. Referências proféticas, desde Gênesis até Malaquias, apontavam para uma solução, mas o próprio Antigo Testamento não trouxe a resposta definitiva ao problema do pecado. Deus identificou o problema que o povo enfrentava e a incapacidade humana de sair da sua situação por esforço próprio. Ele disse: “Procurei entre eles um homem que reconstruísse a muralha e se colocasse na brecha diante de mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse, mas não encontrei ninguém” (Ezequiel 22:30).
Deus não achou um homem sequer capaz de fechar a brecha e proteger o povo da sua ira.
Em uma história interessante que aconteceu 800 anos antes de Ezequiel profetizar, dois homens se mostraram dispostos a fechar a brecha e proteger o povo da ira do Senhor. No deserto, defensores de pecadores condenados reclamaram contra Moisés e Arão. Deus começou a castigar o povo, mas Moisés e Arão se colocaram entre Deus e a congregação para impedirem que a ira divina destruísse o povo (pode ler o relato completo em Números 16).
Moisés e Arão conseguiram proteger a maior parte da congregação da morte física, mas apenas temporariamente. As palavras de Deus em Ezequiel 22:30, porém, nos convidam a pensar em um sentido ainda mais profundo.
Todos pecamos (Romanos 3:23). Todos merecemos o salário do pecado, a morte (Romanos 6:23). Precisamos de alguém para fechar a brecha e nos proteger da merecida ira divina.
A pessoa que se posicionou entre nossos pecados e a ira de Deus foi o próprio Filho de Deus, Jesus Cristo. Jesus tomou sobre si os nossos pecados quando ele sofreu a morte que nós merecíamos. Por seu sangue, ele oferece a redenção para todos que buscam refúgio nele (Efésios 1:7-8). Aqueles que se arrependem dos seus pecados e recebem o batismo recebem perdão para ficarem livres do castigo merecido (Atos 2:38).
Jesus fechou a brecha e estende a nós a proteção da justa ira de Deus.
– por Dennis Allan
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.