(reflexão)
RELACIONAMENTOS não são fáceis. Ainda mais quando se trata de Liderança e liderados, a questão é ainda mais complexa. Por um lado, há quem diga que temos que mostrar AUTORIDADE, ter “Pulso firme” o que é verdade. Mas por outro lado, tal autoridade não deve ser IMPOSTA, como em uma ditadura ou algo semelhante. Por isso, devemos observar exemplos de pessoas que tentam impor suas ideias ou mesmo sua Liderança com a expressão: SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO? Se bem pensarmos, ela é usada de outra forma nos círculos eclesiásticos,
Quando alguém, em voz acentuada, diz:
- EU SOU PREGADOR!
- EU SOU O PASTOR DA IGREJA!
- EU SOU HOMEM DE DEUS!
- EU SOU PROFETA DE DEUS!
- EU SOU O CANTOR!
Quem não se lembra de um cantor gospel que causou uma grande confusão quando disse que era o melhor cantor gospel? Ora Quando alguma liderança se utiliza dessas afirmações de forma arrogante a um interlocutor, está usando, indiretamente essa mesma expressão. Ainda que ele seja pregador, pastor, homem de Deus ou até mesmo profeta. (se assim se intitula).
Mas a questão é: QUAL A NECESSIDADE de se reafirmar isso? De esfregar suas credenciais no rosto dos demais? De onde vem essa atitude prepotente? E que ela se parece com Cristo?
Vejamos o que está escrito em Filipenses 2, sobre seguir o exemplo de Jesus. Por acaso Ele se envaideceu? Se engradeceu? Orgulhou-se? Ele Humilhou as pessoas? ou humilhou-se a sim mesmo? Tomou Jesus a forma de Servo? Poucas vezes Jesus afirmou quem Ele era, e isso, para um público pequeno de pessoas, como a Samaritana, por exemplo. Até mesmo quando lhe chamaram de BOM MESTRE, Ele redirecionou o título de bom para Deus. Ainda que Ele seja bom também.
O QUE SIGNIFICA ESSA EXPRESSÃO?
Segundo estudiosos “A expressão é usada quando a pessoa sente sua autoridade ameaçada, deseja impor o seu poder, percebe de forma inconsciente ou consciente a possibilidade de inferiorizar o interlocutor quanto ao seu status social, é fraco ou que sofre de complexo de inferioridade, ou quando o interlocutor é percebido como ameaça ao cargo que ocupa” Veja portanto, que nenhum cristão, tomando como base essas afirmativas, deve ter motivos para agir dessa forma.
Em outras palavras, É como se dissesse:
- Eu é que SEI, que conheço desse assunto! Tenho vários diplomas e você não!
- Eu é quem MANDO e DESMANDO aqui e você não manda nada!
Esse tipo de comportamento não combina com um ministro ou um líder, ou mesmo qualquer cristão na seara do mestre porque NÃO é o que Jesus faria. Ele veio para servir e não ser servido, lembra? No auge da PANDEMIA, um jovem pastor de uma grande igreja, em um determinado Estado do Brasil, em um de seus cultos online fez várias afirmações errôneas, com dados fantasiosos e inverídicos. Com teorias da conspiração sobre o SARCOV 19. Sua fala viralizou e por isso, foi muito criticado. Quando foi questionado sobre suas afirmações falsas, entre outras coisas, ele respondeu:
- VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO? Ora, sua justificativa, (tipicamente coronelista), foi ainda pior do que suas afirmações falsas. O silêncio e a contrição nesses casos, teriam sido ainda muito mais coerentes a um servo de Deus.
Meu velho pai sempre dizia: “Autoridade não é ser grosseiro nem arrogante” Uma afirmativa simples, porém tão difícil de seguir.
Portanto, vamos praticar e levar mais a sério a PALAVRA DE DEUS:
“Que Ele cresça e que eu diminua! (Jo. 3.30)
“Seja outra pessoa quem te elogie, e não a tua boca; um estranho e não tuas próprias palavras!” Pv. 27.2
“O Senhor Jesus nos diz: Aprendam de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt. 11.29)
Deus vos abençoe
Enomir Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.