𝐏𝐎𝐑 𝐐𝐔𝐄 𝐄𝐋𝐈𝐌𝐄𝐋𝐄𝐐𝐔𝐄 𝐌𝐈𝐆𝐑𝐎𝐔 𝐃𝐄 𝐁𝐄𝐋É𝐌 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐌𝐎𝐀𝐁𝐄❓𝐄𝐧𝐭𝐞𝐧𝐝𝐞𝐧𝐝𝐨 𝐚𝐬 𝐫𝐚𝐳õ𝐞𝐬 𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐫 𝐝𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐞𝐱𝐭𝐨 𝐡𝐢𝐬𝐭ó𝐫𝐢𝐜𝐨/𝐁í𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨.❤‍🔥𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎


🟠 𝐏𝐎𝐑 𝐐𝐔𝐄 𝐄𝐋𝐈𝐌𝐄𝐋𝐄𝐐𝐔𝐄 𝐌𝐈𝐆𝐑𝐎𝐔 𝐃𝐄 𝐁𝐄𝐋É𝐌 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐌𝐎𝐀𝐁𝐄❓
𝐄𝐧𝐭𝐞𝐧𝐝𝐞𝐧𝐝𝐨 𝐚𝐬 𝐫𝐚𝐳õ𝐞𝐬 𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐫 𝐝𝐨 𝐜𝐨𝐧𝐭𝐞𝐱𝐭𝐨 𝐡𝐢𝐬𝐭ó𝐫𝐢𝐜𝐨/𝐁í𝐛𝐥𝐢𝐜𝐨.

❤‍🔥𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

O texto de Rt 1:1 mostra que a história do livro se passa no período históricos do Juízes. Esse período iniciou com a conquista da terra prometida (≈1400 a.C.) e terminou com o início do período Monárquico (≈1040 a.C.). O texto de Rt 4:17 mostra que Noemi foi Bisavó de Davi (≈1040 a 970 a.C.). Analisando as datas, percebemos que a História do livro de Rute se passa próximo do fim do Período dos Juízes; mais especificamente, entre o período que Sansão foi Juíz (≈1177 a 1157 a.C.; Jz 15:20) e o período que Eli foi Juíz (≈1157 a 1117 a.C.; 1 Sm 4:18). Tradições judaicas situam a história no início do período de Sansão. 

Embora o texto não faça menção a nenhum Juíz especificamente, Rt 4:17 deixa claro que a distância da história de Davi para a história de Noemi é de apenas duas gerações (Obede e Jessé). Se usarmos um pouco de lógica, um pouco de matemática básica e as informações que o livro dos juízes nos fornecem, sobre o tempo de ministério dos Juízes de Israel, chegamos à conclusão de que, de fato, a história de Rute se passou entre os ministérios de Sansão e Eli (no intervalo de 1177 a 1117 a.C. aproximadamente). Todas as datas citadas são baseadas nas datas chaves expostas por Samuel Schutz nos capítulos 6 e 7 de sua Obra “A história de Israel no Antigo Testamento”.   

Nesse período (1177 a 1117 a.C.), a ameaça dos filisteus foi terrível (Jz 13:1; 1 Sm 4). Devemos entender que o reino dos filisteus fazia divisa com o oeste de Judá. Já Moabe, lugar para onde Elimeleque migrou com sua família, fazia fronteira com o leste de Judá; ou seja, Elimeleque se afasta do Oeste, onde havia forte ameaça de invasão filisteia, e vai para o lado oposto, a leste, para as terras de Moabe, se afastando do perigo.       

A fome apontada no livro de Rute (Rt 1:1), com certeza, ocorreu devido a opressão dos filisteus que forçou os filhos de Judá a se afastarem das regiões fronteiriças a oeste. A morte precoce de Sansão (1157 a.C.) deve ter acelerado a invasão dos Filisteus a tribo de Judá conforme vemos em 1 Sm 4. Então, a decisão de Elimeleque em migrar para Moabe não foi uma decisão tão precipitada; com certeza, foi uma escolha que também visava proteger sua família da ameaça dos filisteus que vinha do Oeste, ao mesmo tempo que buscava fugir da escassez de alimentos (Rt 1.1) causada pela tomada dos filisteus da planície entre as tribos de Dã, Benjamim e Judá, que deveria ter sido protegida por Sansão (Jz 14.25), e havia ficado desprotegida. 

Logo, afirmar que Elimeleque tomou uma escolha precipitada, ou que lhe faltou fé para esperar no Senhor, ou mesmo que ele tomou a decisão mais fácil e racional (ao invés de esperar em Deus), como o autor da lição afirma no tópico 1 subtópico 2, é uma conclusão simplista diante de uma análise Bíblica mais acurada. Quando os filisteus invadiram a região central de Israel (conforme 1 Sm 4), um pouco acima da cidade de Belém, encontraram uma resistência liderada pelos Juízes Samuel e Eli (1 Sm 4:1). Essa resistência fracassou miseravelmente (1 Sm 4:10), pois o Senhor queria despertar seu povo (1 Sm 7:3-6), ao mesmo tempo que estava trazendo juízo sobre a casa de Eli (1 Sm 2:27-36) e confirmando o ministério de Samuel como Juíz (1 Sm 7:7-15). 

A morte de Sansão e a derrota estrondosa de Israel sob o comando do Juíz Eli, que culminou com o sequestro da arca do Senhor (1 Sm 4:11), assustaria qualquer morador de Belém de Judá, cidade bem próxima aos eventos. Não deve ter sido diferente com Elimeleque. É provável que a grande vitória que Deus concedeu a Israel, através do Ministério de Samuel, como narrado em 1 Sm 7:7-15, que culminou com a expulsão dos filisteus do território de Israel, pode ter ensejado a volta de Noemi e sua nora Rute para Belém de Judá, pois Rt 1:6 afirma que havia chegado até Moabe notícias que o Senhor havia visitado seu povo.


Isso deve ter ocorrido por volta de 1107 a.C. 

📚 𝐑𝐄𝐅𝐄𝐑Ê𝐍𝐂𝐈𝐀 
SCHULTZ, Samuel J.; A HISTÓRIA DE ISRAEL NO ANTIGO TESTAMENTO; Editora Vida Nova, 2ª edição renovada, 2009. 

❤‍🔥 𝑴𝒊𝒏𝒉𝒂 𝑨𝒎𝒂𝒅𝒂 𝑬𝑩𝑫 𝒏𝒐 𝑰𝒏𝒔𝒕𝒂𝒈𝒓𝒂𝒎

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.