Paulo Obedeceu
O apóstolo Paulo foi um dos mais importantes e influentes personagens da Bíblia e da História. Sua carreira com pregador do evangelho de Jesus o levou da Palestina para Síria e, depois, para Ásia Menor e o sul da Europa, além de paradas importantes em ilhas do Mediterrâneo.
Paulo pregou a cidadãos comuns e reis, homens e mulheres, judeus e gregos. Escreveu treze dos livros do Novo Testamento, a maioria deles cartas a igrejas espalhadas em dois continentes.
A primeira menção de Paulo, anteriormente chamado Saulo, não sugere esse papel importante na divulgação do evangelho e no crescimento internacional do cristianismo. O jovem judeu conhecido como Saulo foi um seguidor zeloso das tradições dos fariseus e um veemente perseguidor dos primeiros cristãos.
Foi sua determinação de exterminar o cristianismo que levou Saulo em uma viagem de Jerusalém a Damasco. No caminho, Jesus apareceu a esse judeu zeloso e mostrou que ele estava lutando contra Deus. Jesus deu para Saulo uma instrução simples: “Mas levante-se e entre na cidade, onde lhe dirão o que você deve fazer” (Atos 9:6).
Anos depois, Paulo contou essa história para o Rei Herodes Agripa II, e fez um comentário que define a atitude que governava sua vida. Paulo disse: “Assim, ó rei Agripa, não fui desobediente à visão celestial” (Atos 26:19).
Antes do encontro com Jesus no caminho para Damasco, Paulo se considerava obediente a Deus. Ele se empenhava para cumprir a Lei dada por meio de Moisés conforme as melhores explicações dos líderes da sua seita religiosa. Perseguia os cristãos por acreditar que fossem inimigos de Deus que precisavam ser silenciados.
Mas quando Paulo entendeu que ele estava errado, ele foi obediente.
Essa atitude define o apóstolo. Podemos admirar seu domínio das Escrituras, seu conhecimento do idioma grego e da literatura e filosofia da época. A educação de Paulo e sua capacidade intelectual certamente foram ferramentas úteis no seu serviço como apóstolo, mas não o definem.
Paulo se destacou no Novo Testamento por seu trabalho incansável a favor de Jesus e seus seguidores, empregando todas as habilidades que ele havia cultivado e os dons espirituais que Deus acrescentou. Até hoje, somos beneficiados pelo trabalho desse homem.
A lição mais importante que aproveitamos da vida de Paulo, porém, se resume nas suas próprias palavras na audiência diante do rei Agripa. Paulo foi obediente às instruções que Deus lhe deu.
– por Dennis Allan
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.