ADULTOS LIÇÃO 02 - A DETURPAÇÃO DA DOUTRINA BÍBLICA DO PECADO


ADULTOS LIÇÃO 02 - A DETURPAÇÃO DA DOUTRINA BÍBLICA DO PECADO 
(Texto do Ensinador Cristão)
Amigo(a) professora(a), nesta lição, estudaremos a tentativa das teologias modernas de descaracterizar a doutrina do pecado. O conceito de pecado, a universalidade do pecado e o estado de corrupção total revelados na Palavra de Deus têm sido substituídos por uma perspectiva social da realidade. Nesse sentido, a responsabilidade moral do pecador em relação ao pecado é tratada como trivial frente aos problemas sociais que acarretam o pecado. Esse entendimento trata as questões sociais como causa e não como consequência da Queda do homem (Gn 3). Obviamente, essa é uma deturpação do ensino bíblico sobre o pecado.
A tentativa de deturpar a compreensão bíblica do pecado é mais uma obra de Satanás para afastar o homem de Deus. Essas distorções teológicas têm como raiz o relativismo religioso. No relativismo, prevalece a crença de que não há religião boa ou ruim, melhor ou pior. Afinal, o que é a religião, se não a interpretação particularista de cada grupo ou denominação em busca de explicações a respeito do metafísico? Para o relativismo, a religião não possui caráter objetivo.
O relativismo religioso tem invadido mutas igrejas no meio evangélico em forma de movimentos que sugerem um novo formato de igreja e uma interpretação "atualizada" das Escrituras. O movimento que tenta descredenciar a Bíblia como suficiente origina-se de "teologias inclusivas". Apesar de assumir aparentemente um perfil agregador, social e de valorização do indivíduo enquanto pessoa, essas teologias, de forma sutil, reinterpretam a Palavra de Deus. Para seus críticos, o Evangelho deve se adequar ao tipo de pessoas que vivem na sociedade pós-moderna, suscitando, assim, uma geração de crentes pouco compromissada ou confiante no poder transformador e libertador da Palavra.
Na perspectiva bíblica, de acordo com Walle, na obra Santidade, Uma Introdução Teológica (CPAD), "a ideia de transgressão está relacionada à ideia de iniquidade ('ãwôn no hebraico), 'a ideia de torcer ou distorção'. A iniquidade se refere ao desvio de um curso reto e verdadeiro ou à falha em cumprir as exigências da justiça e ter uma abordagem correta e imparcial. E, mais especificamente, ela significa a falha dos seres humanos em cumprir a Lei de Deus" (WALE, 2022, p. 93). Logo, a Bíblia é suficiente para apontar a nocividade do pecado e a necessidade de arrependimento, oferecer ao crente a manutenção da fé e mostrar o caminho que leva à vida eterna. (Fonte Ensinador Cristão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.