SUBSÍDIO ADULTO LIÇÃO 3
O PERIGO DO ENSINO PROGRESSISTA
Prezado(a) professor(a), nesta lição, veremos a tentativa dos ensinos progressistas de descaracterizar a autoridade da Palavra de Deus. O apóstolo Paulo destaca que os últimos dias seriam de tempos trabalhosos. A substancialidade da fé daria lugar a uma mentalidade relativista em que as relações teriam como base o egoísmo e a busca desenfreada pelos prazeres. Entretanto, vale ressaltar que a deterioração moral e a corrupção da fé só seriam possíveis se, porventura, houvesse o enfraquecimento da ortodoxia bíblica. Estamos vivendo esses dias de que falou Paulo, haja vista as teorias progressistas de desconstrução da Bíblia ou desqualificação da doutrina, estratégias malignas para tentar enfraquecer a fé dos cristãos e promover a baixa qualidade de vida espiritual.
A verdade bíblica permanece: "O meu povo está sendo destruído, pois lhe falta o conhecimento" (Os 4.6). Por essa razão, há tantas tentativas de alterar ou mesmo "atualizar" a compreensão das verdades bíblicas com o fim de formatar o entendimento a respeito da ética bíblica.
Esse processo de distorção das Escrituras coaduna com a pergunta do Senhor Jesus: "Quando o Filho do Homem vier, será que ainda encontrará fé sobre a terra?" (Lc 18.8). A deterioração da qualidade de vida espiritual nos dias que antecedem a Volta de Cristo será o resultado do distanciamento dos homens em relação à crença na Palavra de Deus. A Bíblia destaca que "a fé vem pelo ouvir, e o ouvir, pela Palavra de Cristo" (Rm 10.17).
De acordo com Stanley Horton, na obra Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal (CPAD), "as Escrituras expõem um padrão de ética que supera em muito o que seria esperado de homens e mulheres comuns. Conclama a pessoa a uma moralidade que supera a nossa medida de justiça. 'Cada um desses escritos... apresenta ideias morais e religiosas muito mais adiantadas para a época em que surgiram, e tais ideias continuam orientando o mundo'. A Bíblia lida, com franqueza, com os fracassos humanos e com o problema do pecado. Seu sistema ético é compreensivo, pois inclui todas as áreas da vida. O alvo da ética bíblica não é meramente o que a pessoa faz, mas o que a pessoa é. [...] Através da Bíblia, Deus nos chama, não a uma simples melhoria, mas à transformação, para nos tornarmos novas criaturas em Cristo (2Co 5.17; Ef 4.20-24)" (CPAD, 1996, p. 90). Logo, se as pessoas abandonam a crença na Palavra de Deus, como haverá fé e conduta ilibada? O que resultará é uma fé inconsistente e, por conseguinte, uma vida espiritual conivente com as práticas mundanas. Por essa razão, a igreja não pode perder sua essência, mas deve ser a salvaguarda dos preceitos e valores da Palavra de Deus.
(ENSINADOR CRISTÃO p.37)
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