O PROBLEMA DOS FALSOS MESTRES
Subsídio jovens Lição 02
Um ambiente religioso pode tornar-se altamente tóxico e pernicioso quando os seus integrantes agem movidos por sentimentos pecaminosos, como a vaidade, o orgulho e a soberba. Desejos facciosos podem comprometer a saúde de uma
comunidade espiritual, gerando elementos destrutivos, quando deveriam ser edificantes e construtivos. Nenhuma igreja está livre desse tipo de mal, nem mesmo Éfeso, a principal e maior das igrejas fundadas por Paulo, à qual ele dedicou mais tempo em relação a todas as demais e para quem escreveu uma das mais belas e teológicas cartas.
De acordo com os registros feitos por Lucas em Atos 19, Paulo permaneceu cerca de três anos em Éfeso por ocasião da sua terceira viagem missionária. O trabalho de Paulo foi tão produtivo naquela cidade que ali floresceu uma igreja bem alicerçada na doutrina. Isso pode ser constatado especialmente pelo teor da carta que Paulo escreveu aos efésios durante o seu primeiro aprisionamento em Roma (por volta do ano 62 d.C.).
Para Donald Stamps, Efésios é “um dos picos elevados da revelação bíblica, ocupando um lugar único entre as Epístolas de Paulo”. O teólogo pentecostal ainda ressalta que a carta “não foi elaborada no árduo trabalho da bigorna da controvérsia doutrinária ou dos problemas pastorais (como muitas outras epístolas de Paulo)”, mas que, “Ao contrário, Efésios transmite a impressão de um rico transbordar de revelação divina, brotando da vida de oração de Paulo”.23
Poucos anos depois de viver esse clima espiritual tão rico, o ambiente em Éfeso estava modificado.24 A igreja estava sendo atacada por falsos mestres. Por volta do ano 57, no fim da sua terceira viagem missionária, Paulo já havia percebido, certamente pelo seu discernimento espiritual ou uma específica revelação divina, que os crentes efésios enfrentariam dias difíceis. Viriam ataques externos e internos, perpetrados por homens que, pensando mais em si mesmos e na propagação dos seus próprios nomes, agiriam buscando atrair para si os discípulos. O apóstolo advertira os presbíteros de Éfeso na reunião que teve com eles na cidade portuária de Mileto, quando seguia para Jerusalém:
Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue. Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. (At 20.28-30)
Assim como em Éfeso, o antídoto contra os falsos ensinos é o efetivo pastoreio do rebanho pela transmissão cuidadosa do genuíno ensino verdadeiro (Hb 13.7). Isso deve ser feito continuamente pelos pastores locais, especialmente em nossos cultos semanais de doutrina. Temos também a Escola Bíblica Dominical como extraordinária ferramenta de defesa da ortodoxia bíblica.
(Sejam Firmes - Livro de Apoio - Silas Queiroz)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.