I – O DESPREZO À VERDADE
1- A IMPIEDADE E A INJUSTIÇA.
O termo “impiedade” é a tradução do grego Ele refere-se a decisão do ser humano de viver como se Deus não existisse (Sl 36.1; Jd 1.14,15). Já o vocábulo “injustiça” vem do grego adikia e significa “sem retidão”. A palavra carrega a ideia de não ser reto diante de Deus e nem com o próximo (2Pe 2.15). Ambas as palavras revelam a situação geral da humanidade não regenerada (Rm 1.18), sua idolatria, o culto a criatura (Rm 1.19-23), a perversidade e a depravação moral (Rm 1.25-32) que expressam a decisão deliberada do homem em desprezar a verdade divina (Rm 1.19,20). Essa investida contra o temor a Deus e a relativização do pecado aprisiona e cauteriza a consciência humana (1Tm 4.2). Tais ações provêm da recusa do homem em glorificar o Criador (Rm 1.21).
Comentário
1° Paulo não se constrange ao falar da ira de Deus Rm 1.18, não está preocupado em ferir os sensíveis, como muitos hoje tem feito, até apelo alguns não fazem mais porque constrange.
2° Deus não é indiferente ao pecado, pois este é uma afronta a sua santidade.
3° A ira de Deus é uma expressão do seu amor. A sua ira não deve ser vista nas desgraças que ocorrem aos homens, mas a sua ira só é verdadeiramente conhecida quando vista na sua revelação Gólgota.
4° A palavra grega usada por Paulo para “ira”, é orgê; em português deriva de orgê é orgia. Orgia se refere a comportamentos sexuais desenfreados, erotismo com abandono irresponsável.
5° Por que a ira de Deus se manifesta?
a) A ira de Deus se manifesta contra irreligiosidade ou irreverência; uma transgressão particularmente religiosa, tal como blasfêmia.
b) A ira de Deus se manifesta contra impiedade (da palavra latina, impietos) e iniquidade. Iniquidade como uma atividade ou um padrão de comportamento (má conduta) imorais.
6° Impiedade e iniquidade são termos vastos e genéricos que cobrem uma multidão de pecados; a princípio parece ser dois pecados distintos, mas Paulo usa uma estrutura gramatical chamada hendíade que significa, literalmente, “dois por um”, duas coisas distintas, tomadas em conjunto para indicar apenas uma coisa.
7° O pecado que provoca a ira de Deus contra a raça humana é a supressão da verdade. Fala da confuta daquele que tem prazer na iniquidade, não um mal intelectual, mas moral; o desgosto pela verdade é o precursor da sua rejeição.
📚
Nenhum comentário:
Postar um comentário
NÃO ESQUEÇA DE DEIXAR O SEU COMENTÁRIO, POIS O MESMO É MUITO IMPORTANTE PARA ESTE BLOGGER.